home

Paris-Roubaix 2017 - Sky utilizará bikes Pinarello com suspensão eletrônica


7 ABR, 2017     Gustavo Figuereido    



Suspensões com controle eletrônico não são novidades nas mountain bikes, com modelos já desenvolvidos por muitos fabricantes. Porém, com a chegada do sistema eDDS da Pinarello, este tipo de tecnologia chega ao mundo das bikes de estrada.

imagem

Há dois anos, a Dogma K8-S tornou-se a primeira bike da marca a adotar uma suspensão traseira real com 10mm de curso controlados por um sistema simples de elastômeros. Porém, uma colaboração entre o tradicional fabricante italiano e a HiRide criou um sistema de controle ativo que visa aumentar a eficiência e reduzir a perda de energia em estrada lisas, automaticamente liberando ou travando o amortecimento.

imagem

Para isso, o mecanismo conta com seis acelerômetros e giroscópios integrados ao quadro, capazes de ler e responder a diferentes condições da estrada em milisegundos. Segundo Fausto Pinarello, a introdução de controles eletrônicos é um passo adiante para aumentar a performance e a segurança.

O novo sistema será utilizado por Ian Stannard na Scheldeprijs e também estará presente em algumas bikes da Sky durante a Paris-Roubaix.


Comentários



Relacionados