home

Parapan Guadalajara - Brasil é OURO e BRONZE no Contra-relógio

Soelito Gohr e João Schwindt conquistam as medalhas


16 NOV, 2011     Guiné    



Os Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara realizou as primeiras competições no domingo, 13 de novembro, e o ciclismo brasileiro estreou com o pé direito, conquistando duas medalhas na prova de contra-relógio.

A competição foi realizada na Avenida Vallarta – considerada um dos principais pontos turísticos de Guadalajara – com distancia de 21,1 quilômetros, estabelecidos para as categorias C (C1 a C5), que largaram juntas devido a falta de participantes.

O brasileiro bicampeão mundial de paraciclismo Soelito Gohr, conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil, completando o percurso com o tempo de 27min23s22, superando o colombiano Diego Dueñas, medalha de prata. Na terceira colocação terminou outro brasileiro, João Schwindt, que faturou a medalha de bronze.

“Não sabíamos que iriam juntar todas as classes na mesma prova e que o resultado dependeria do índice de correção. Fomos surpreendidos quando recebemos a notícia no café da manhã deste domingo. Fiquei apreensivo, mas no fim deu certo. Os 40 minutos de espera pelo resultado foram mais difíceis que os 27m23s22 de prova”, comentou Soelito.

Entre os demais brasileiros das categorias C, Jefferson Spimpolo terminou na 15ª colocação e Flaviano de Carvalho em 18º.

Os atletas das categorias H (H1 a H4) também largaram na mesma bateria, e a jovem ciclista brasileira Jady Martins, 16 anos, finalizou na 12ª colocação.

imagem

Competição de Tandem também teve presença brasileira

Pouco antes das provas de contra-relógio tradicional, aconteceram as disputas do contra-relógio misto “B”– competição disputada por dois atletas, sendo um piloto e um atleta paraciclista que pedalam simultaneamente em uma bicicleta tandem.

Nesta prova o Brasil estava representado pela dupla feminina Maria Marleide da Silva (Para-atleta) e Nelma Raizer (Piloto), as atletas concluíram na 9ª colocação. A medalha de ouro foi para as canadenses Robbi Weldon e Lyne Bessette, a prata ficou com as americanas Karissa Whitsell e Lisa Turnbull e finalizando com a medalha de bronze a dupla canadenses Daniel Chalifour e Ed Veal.

Nestes Jogos Parapan-Americanos a delegação brasileira de ciclismo esta formada por sete Paraciclistas. No masculino Soelito Gohr, João Schwindt, Jefferson Spimpolo e Flaviano de Carvalho são os representantes, enquanto no feminino Jady Martins e Maria marleide completam a seleção.

“Não contávamos com o critério de juntar todas as classes na mesma prova, mas sabíamos que iríamos bem. Que o resultado sirva para dar maior visibilidade ao ciclismo e atrair novos atletas”, afirmou Romulo Lazzaretti, técnico da Seleção Brasileira de Paraciclismo.

Confira o vídeo dos brasileiros na prova



Crédito da FOTO: Fernando Maia.


Comentários



Relacionados