MENU

Panamericano de MTB - Rubens Donizette fala sobre o PAN

Para Rubens Donizette, a Colômbia e a Argentina mereceram as conquistas da vaga Olímpica, pelo simples fato de planejamento. Essa questão foi abordada por todos os outros brasileiros, que se tivessem feito um treinamento específico de altitude, com certeza conquistaríamos esta tão sonhada vaga antecipada.

De certa forma, os pontos conquistados por Rubinho, Pscheidt e Avancini estão de grande valia para o país (ranking das nações), rumo a classificação para Londres. Teremos mais provas valendo pontuação no ranking da UCI e vamos torcer para que os nossos atletas consigam mais rápido possível.

Com exclusividade, Rubinho relatou tudo sobre sua participação no PAN da Colômbia:

Rubens Donizette (Elite Masculino)


"Em primeiro lugar gostaria de dizer que apesar de esperar um resultado melhor, fiquei feliz de conquistar 45 pontos no ranking da UCI com a minha 15ª colocação.

Como eu não fiz treinamento específico em altitude para esta prova, senti lá o prejuízo, pois, ao conversar com outros atletas, tanto no Brasil, como em outros países, como Argentina, houve um treinamento específico em altitude visando o PNA, da parte de alguns atletas.

Sendo que, no caso da Argentina, que conquistou a segunda vaga Olímpica, houve inclusive um apoio da própria Confederação Argentina, para que esse treinamento fosse realizado. Dessa forma, ambos os países merecem os parabéns, pelo empenho em conquistar a vaga Olímpica, tanto com relação ao treinamento, como com relação à adaptação à altitude, no caso da Argentina.



Além disso, a Colômbia merece parabéns também pela excelente organização do evento, não deixando nada à desejar.

Sobre a pista, eu gostei muito. A pista era bem técnica, descidas, subidas e me senti bem andando nela. Adaptei-me rápido às partes técnicas. Entretanto, durante a prova, já na primeira volta, eu tentei me colocar junto com o pelotão que liderava: os americanos e canadenses; tendo como estratégia me manter junto com eles pensando que em torno da 3ª volta o colombiano Hector Leonardo Paez fosse nos pegar, dessa forma, mesmo que ele me ultrapasse, e os americanos e canadenses ficassem à minha frente, ainda assim a vaga Olímpica estaria garantida, já que eram duas vagas.

Entretanto, larguei entre os primeiros, mas já na no fim do start-loop, o americano Todd Wells acabou cometendo um pequeno erro, e assim acabei entrando ma trilha na frente, mas logo deixei que eles, os americanos, passassem, já que minha estratégia não era puxá-los, e sim ir com eles. Entretanto, o colombiano, que largou na última fila, me alcançou antes de completar a primeira volta, e já na segunda ele liderava, para não perder mais a liderança. Nesse ponto eu vi que seria importante tentar manter a posição, pois ainda tinha uma vaga. Mas, já na terceira volta, devido à altitude, estava me sentindo exausto, e assim o argentino, Catriel Andres Soto, também me passou, e eu não consegui acompanhá-lo. Tentei, mas vi que não ia adiantar forçar, pois do contrário poderia nem terminar a prova.



Pensei em desistir, mas me esforcei muito para ir até o final, pois sabia que mais do que nunca era extremamente importante marcar o maior número de pontos no ranking. Dessa forma, cheguei em 15° lugar. Em uma prova que, tínhamos como objetivo conquistar a vaga, e quem sabe uma medalha, na terceira volta, esse objetivo acabou se transformando, e finalizar a prova se tornou o principal objetivo.

No meu ponto de vista, embora o Brasil tenha que, mais do que nunca, buscar a vaga Olímpica através dos pontos, eu vejo o Pan-Americano como uma excelente experiência, e com bons resultados, na medida do que estávamos enfrentando.

Aproveito para agradecer à minha equipe: Merida – Fox Shox Racing - TMP Embalagens – Infanti. Apoio: Giro - GU - Maxxis e ao meu treinador, Carlos Polazzo (Cadu).

E aproveito também para agradecer à todos aqueles que ficaram na torcida".

Foto 1 - Revista Mundo Ciclístico
Foto 2 - MTB Colômbia
Foto 3 - Arquivo pessoal


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.