home

Pan-Americano de MTB 2014 - Bernardo Cruz representa o Brasil


29 MAR, 2014     Péricles    



Desta quinta-feira (27/3) até o próximo domingo (30/3), acontece, na cidade mineira de Barbacena, o campeonato Panamericano de MTB. A competição, válida pela União Ciclística Internacional (UCI), contará com a presença de aproximadamente 1.500 atletas de 30 países diferentes.

O evento, que será realizado pela segunda vez em solo brasileiro, foi dividido entre as provas de MTB e Downhill, esta última uma das grandes esperanças de medalha para o Brasil, com o mineiro da GT Bicycles, Bernardo Cruz, tricampeão brasileiro da modalidade e atualmente o melhor ranqueado entre os compatriotas que estarão presentes na competição.

imagem

“Essa é uma das competições mais importantes do calendário, o nível dos atletas é altíssimo, porém acredito que a prova será decidida no aspecto físico, pois o circuito exigirá isso”, explica Bernardo, que tem pedalado mais de 200 quilômetros por semana visando à competição. “Foquei bastante meus treinamentos para o Pan, fiz uma boa base de speed e estou me sentindo muito bem”, diz o biker.

Outro fator que pode surpreender, segundo o atleta, é a experiência em provas internacionais, já que Bernardo é o único piloto brasileiro que atualmente disputa as etapas da Copa do Mundo UCI de Downhill. “Conheço muitos dos meus adversários de outras competições, isso ajuda bastante porque já posso saber com antecedência as estratégias que posso usar ao longo da corrida”, diz o piloto GT Bicycles.

O Pan é a última prova de Bernardo em solo brasileiro. Na sequência, o mineiro fará um intenso período de treinos e seguirá em maio para a Europa. Bernardo permanecerá no Velho Continente até a disputa do Wide Open, que será realizada no dia 13 de julho, na cidade de Livigno, na Itália.

Perfil do Atleta

Bernardo Cruz é um dos atletas patrocinados pela GT no Brasil. Mineiro de Ouro Preto, o piloto de downhill é, atualmente, um dos atletas radicais com maior destaque no circuito mundial, reconhecido por seu estilo único de pilotagem e respeitado por todos os amantes de DH no exterior.

Com apenas 22 anos, Bernardo, já é bicampeão mundial de Whip, manobra do downhill em que o rider precisa entortar o máximo possível sua bike à frente do corpo. Além disso, Bernardo tem em sue currículo três títulos nacionais da modalidade, em 2010, 2011 e 2012, o que faz dele o melhor piloto brasileiro de DH da atualidade.


Comentários



Relacionados