home

Ouro para o Brasil no mundial Paraolímpico de Ciclismo

Parabéns Soelito Gohr


17 SET, 2009     Guiné    



O Brusquense Soelito Gohr que compete pela equipe Scott/Marcondes Cesar/Fadenp de São José dos Campos conquistou neste final de semana o título de campeão mundial de resistência na categoria LC1 no campeonato mundial de ciclismo Paraolímpico realizado na cidade de Bogogno na Itália neste sábado, 12 de setembro. Foi a segunda medalha conquistada por Soelito que ficou com o bronze no contra-relógio individual na quinta-feira, vencido pelo Austríaco Eibeck Wolfgang.

A prova foi de 70,6 Km, cheio de subidas e descidas e Soelito atacou na última subida, faltando pouco mais de um quilômetro para a chegada chegando alguns metros na frente de seus adversários, tirando a medalha de ouro dos Italianos que competiam em casa. A prata ficou com o Italiano Fabio Triboli, o bronze foi para Alesio Borgato, também da Itália. Em quarto lugar outro Italiano Pierpaolo Addessi e em quinto o Belga Alain Goolaerts. O tempo da prova foi de 1 hora 55 minutos e 33 segundos.

imagem

“O circuito foi muito duro, com muita subida e eu estava me sentindo muito bem, por isso quando faltava um pouco mais de um km para o final, ataquei na última subida, não olhei mais para trás, quase me perdi em duas curvas, mas tudo deu certo e depois que passei a linha de chegada foi a realização de um sonho.”

“Tudo aconteceu perfeito nesse ano, terminei minha preparação junto com minha equipe na Volta do Rio de Janeiro onde fomos campeões e na Volta de São Paulo, onde ficamos em segundo lugar por equipes há pouco mais de uma semana e isso foi muito importante para esse resultado pois pude fazer uma ótima preparação para o Campeonato Mundial. Nosso ciclismo esta evoluindo muito e graças a Deus os resultados estão aparecendo e justificando nosso trabalho.” Finaliza Soelito.

:: História de Soelito Gohr

Soelito é atleta paraolímpico, mas compete também no ciclismo de elite. Tudo comemeçou quando em 1995 quando ele já era atleta de elite e já havia conquistado algumas vitórias importantes. Voltando de um treino para sua casa em Brusque envolveu-se em um acidente quando um carro cortou sua frente em uma descida. Com o rompimento do nervo plexo braquial entre o ombro esquerdo e a nuca, Soelito perdeu parte dos movimentos do braço esquerdo e chegou a retirar um nervo da perna para fazer um enxerto. O trabalho de fisioterapira levou anos e ele conseguiu recuperar alguns movimentos, mas seu braço esquerdo ficou atrofiado e com algumas limitações.

Mesmo assim, Soelito superou as dificuldades físicas e voltou a competir novamente depois de alguns anos de tratamento e a superação lhe rendeu várias vitórias, entre elas o título de campeão Geral da Volta Internacional do Paraná em 2004, o Campeonato Brasileiro de Resistência em 2006 e ano passado foi o campeão do 2. Desafio Márcio May de Ciclismo em Rio do Sul - SC. Defendeu a Seleção Brasileira nos Jogos Panamericanos de Santo Domingo e no Mundial da Áustria. Isso tudo na categoria Elite.

Dois anos atrás foi convidado a fazer um teste para ver se poderia participar de competições paraolímpicas. Foi definida a categoria LC1: atletas com pequeno prejuízo em função de deficiência nos membros superiores.

Desde então conseguiu resultados importantes, sendo campeão Panamericano de Ciclismo Paraolímpico de perseguição individual na Colômbia em 2007, garantindo vaga para a Paraolimpíada de Pequim 2008 onde ficou em 4º lugar, perdendo a medalha por pouco. Este ano foi para o mundial de ciclismo de pista em Manchester na Inglaterra e voltou com a medalha de prata na perseguição individual. Esta semana veio o o resultado mais importante com o título da prova de resistência.

Soelito Gohr retornou para o Brasil nesta segunda-feira, data em que completou 36 anos, onde chegou em Brusque na terça-feira pela manhã. Uma grande festa foi feita na cidade após o retorno do campeão.

Fone para contato: 47 3355-2812

O Pedal parabeniza Soelito por mais uma conquista na sua vida. Todos nós ciclistas brasileiros estamos orgulhosos pelo seu feito. Parabéns!




Fotos (2)

foto 0 - Soelito Gohr  foto 1 - Soelito Gohr  Mais Fotos

Comentários



Relacionados