home

Operação Lei Seca - Campanha para ciclistas usarem capacete no Rio

Policiais orientarão ciclistas a utilizarem proteção durante pedaladas


6 JUN, 2012     Diego Bellizzi    
     


Uma Lei Seca diferente. Acostumados a associar a operação às blitz contra motoristas embriagados, os cidadãos verão algo diferente nesse feriado de Corpus Christ (7): policiais orientarão ciclistas para a importância do uso do capacete, que não é obrigatório para condutores de bicicletas, segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CBT).

imagem

A operação, que ocorrerá entre as orlas de Copacabana e do Flamengo, na Zona Sul da capital fluminense, consistirá na distribuição de panfletos apresentando as vantagens do uso da proteção para o crânio durante as pedaladas. O Slogan da campanha será “Capacete: ciclista que tem cabeça, usa”, e terá agentes da equipe da Lei Seca e cadeirantes.

A conscientização, no entanto, não se estenderá a outros itens de segurança que de fato constam no CBT, como uso na bicicleta de refletores de farol, espelhos retrovisores e andar com a bike no mesmo sentido do fluxo dos demais veículos (lembrando: bicicleta também é veículo e deve se portar como tal) em locais que não sejam dotados de ciclovia, ciclofaixa ou acostamento.

Não há dados oficiais de condutores de bicicletas que tenham sofrido consequências por não adotarem o uso do capacete em circuitos urbanos, mas é comum ciclistas de trilha e estrada relatarem que tiveram a vida salva (ou se livrado de sérios danos à cabeça) pelo capacete após uma grave queda.


Fotos (1)

foto 0 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados