MENU

Olimpiadas Rio 2016 - Russo Zakarin tentará correr como independente

     

O ciclista russo Ilnur Zakarin, que corre pela também russa Katusha, tentará participar dos Jogos Olímpicos Rio 2016 como independente, sem representar sua nação. A decisão foi tomada depois que o COI (Comitê Olímpico Internacional), decidiu não permitir a participação de atletas daquele país que já cumpriram pena por doping.

imagem


O ciclista que venceu recentemente a etapa 17 do Tour de France já cumpriu pena de dois anos por uso do esteroide metandienona em 2009. Segundo o COI, o banimento do atletismo russo não proíbe a participação quem já cumpriram pena, mas que cada caso deverá ser avaliado individualmente. No caso de Zakarin, a decisão depende de uma conclusão da UCI.

A Katusha afirma que seu atleta já passou por 12 testes fora de competição só neste temporada, todos eles realizados por laboratórios credenciados pela WADA. Mesmo assim, a UCI preferiu não comentar o assunto até avaliar com calma a decisão do COI. Caso a entidade máxima do ciclismo não permita a participação de Zakarin, ele ainda pode recorrer ao CAS.

     


Comentários