MENU

Olimpiadas Rio 2016 - Raiza Goulão fala sobre sua preparação final

Depois de retornar de uma temporada de dois meses na Europa que foi fechada com sua participação na etapa quatro da Copa do Mundo de MTB, a atleta Raiza Goulão fez uma rápida passagem por São Paulo no dia 12 de Julho. Antes prova de XCO das Olimpíadas Rio 2016, que será realizada no dia 21 de Agosto, a atleta ainda vai defender seu título de Campeã Brasileira neste fim de semana em Juiz de Fora e correrá uma etapa da Copa do Mundo de MTB XCO no Canadá nos dias 6 e 7 de Agosto.

imagem
Raiza Goulão. Foto: CBC / Divulgação

Tivemos a oportunidade de conversar com a atleta na sede de Specialized Brasil e, na ocasião, ela nos contou um pouco sobre seus próximos passos, estratégias de treinamento e como isso influencia no equipamento que será utilizado na prova da Rio 2016.

Reta Final e objetivos

Depois de conquistar a vaga olímpica, Raiza afirma ter reduzido no número de competições para poder disputar em nível mais elevado e contra atletas que ela enfrentará durante os jogos. Nesses dois meses de Europa, ela enfrentou duas etapas da Copa do Mundo, o Campeonato Mundial e também uma prova HC, que tem a pontuação bastante elevada.

"Competir em alto nível técnico e com minhas adversárias tem me ajudado muito. A cada prova me sinto mais apta para representar o Brasil", disse. "Antes da Copa do Mundo da Suíça já começamos a periodização para as olimpíadas. Agora é a reta final e estou tomando muito cuidado para evitar lesões, com os treinos e com a alimentação", continuou.

"Conversei com meus treinadores e quero buscar um Top 15, que é um resultado muito expressivo já que é minha primeira olimpíada. Acho que temos que pensar a longo prazo, dois ou três anos, para poder brigar por um Top 10 e tentar algo melhor nas olimpíadas de 2020", afirmou Raiza.

Ajustes finos entre atleta e equipamento

Encontrar a harmonia perfeita entre atleta, bicicleta e pista não é tarefa simples. Até por que, o circuito olímpico só estará aberto para testes entre os dias 17 e 20 de Agosto, o que dificulta a preparação específica para a prova. Por isso, Raiza confia em seu equipamento e no trabalho de seu treinador holandês Tjeerd de Vries, que preparou uma rotina de treinos levando em conta os tempos de subida e descanso do trajeto montado em Deodoro. Segundo ela, as informações captadas durante o evento teste foram de extrema importância.

imagem
Foto: Raiza Goulão (Andreas Dobslaff / EGO-Promotion)

"Quando vamos correr uma etapa do mundial e conhecemos a pista, já incluímos no meu treinamento especificações mais próximas o possível desta pista. Faço treinos já levando em conta o tempo da subida, se a descida será em Rock Garden ou se serão raízes, sempre tentando estar o mais perto possível daquela condição de percurso", explicou.

"Para o Rio, eu sei que a temperatura será alta, então tenho saído para treinar às 11 da manhã. Nós também dividimos a pista em pontos importantes para criar a estratégia de corrida, principalmente para eu me sentir em casa no trajeto", continuou.

"Já no equipamento, o que muda são os ajustes. Cada tipo de pista vai precisar de um ajuste diferente, ainda mais que utilizarei uma Specialized S-Works Era, que é uma bike full-suspension. Este ajuste será realizado nos dias em que a pista vai estar aberta. É o momento para testar pressão de pneus, ajustes da suspensão, relação de marcha e até o tempo de trocas de marcha do meu grupo XTR Di2", continuou.

"A pista das olimpíadas é muito veloz e pistas assim você está em 100% o tempo todo, tendo pouco tempo de recuperação. O traçado olímpico conta com uma subida longa e por isso alguns atletas optaram por bikes rígidas", explicou.

"Porém, como a pista tem muitos rock gardens e uma descida mais longa, a full suspension neste tempo permite que você se recupere. O objetivo é descansar na descida, ganhar tempo nos trechos técnicos e chegar nas subidas bem para botar a potência que obtive no treinamento. Assim quero fazer a diferença", completou.














Relacionados

Comentários



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.