MENU

Olímpiadas 2020 - Conheça os atletas brasileiros que disputarão o ciclismo

Serão 5 representantes nas seleções de BMX Racing e MTB

Release de Imprensa
Os Jogos Olímpicos de Tóquio começam oficialmente no dia 23 de julho, através da cerimônia de abertura, no Estádio Olímpico. A edição então realizará um número recorde de 33 esportes, sendo 339 eventos disputados em 42 sedes diferentes. A festa de encerramento será realizada no domingo, 8 de agosto, no mesmo local.

Dessa maneira o ciclismo brasileiro vai estrear em Tóquio com os atletas Henrique Avancini e Luiz Henrique Cocuzzi, na prova masculina de Mountain Bike XCO, que será disputada realizada no dia 26 de julho. Jaqueline Mourão participa da prova feminina no dia 27. As disputas estão igualmente programadas para largar as 3h da manhã (horário de Brasília) e serão realizadas na pista que foi montada na montanha de Izu, a 120km da capital.

No BMX Racing, os brasileiros Renato Rezende e Priscilla Stevaux competem nos dias 29 e 30 de julho. Da mesma forma as provas serão realizadas a partir das 3h da manhã (horário de Brasília), na pista de BMX SX do Parque Esportivo Urbano de Ariake.

Divulgação CBC
Divulgação CBC


Conheça então o perfil dos atletas da equipe brasileira de Ciclismo:

Henrique Avancini
Modalidade: Mountain Bike XCO
Clube/Equipe: Cannondale Factory Racing
Idade: 32 anos
Altura: 1,76m
Peso: 68kg
Local de nascimento: Petrópolis (RJ)

Por influência do seu pai (Ruy Avancini), Henrique Avancini protagonizou as suas primeiras pedaladas ainda com 8 anos de idade.

De lá para cá, foram muitos títulos nacionais, surpreendentemente 17, continentais e internacionais. Um campeonato do mundo de XCM, incluindo a vitória na etapa da Copa do Mundo de XCO na República Tcheca em 2020 e vários outros pódios a nível mundial, chegando a liderar o ranking internacional durante um longo período na última temporada.
Assim, Avancini é considerado uma das grandes esperanças de medalha do Time Brasil.


Publicidade


Jaqueline Mourão
Modalidade: Mountain Bike XCO
Clube/Equipe: Trek Brasil
Idade: 45 anos
Altura: 1,70m
Peso: 54kg
Local de nascimento: Belo Horizonte (MG)

Jaqueline Mourão comemora em Tóquio a sua sétima participação em Jogos Olímpicos, sendo três de verão e quatro de inverno. Sobretudo uma das atletas entre todas as modalidades com maior número de participações olímpicas representando o país.

Foi medalhista de bronze no Pan de Lima 2019, cinco vezes campeã brasileira, entre outros títulos importantes conquistados ao longo da sua carreira.

Luiz Cocuzzi
Modalidade: Mountain Bike XCO
Clube/Equipe: Lar Nossa Senhora Aparecida
Idade: 27 anos
Altura: 1,80m
Peso: 74kg
Local de nascimento: São Paulo (SP)

Luiz Henrique Cocuzzi é fruto do Lar Nossa Senhora Aparecida. O ciclismo faz parte da sua vida desde a infância. Sua primeira competição foi ainda aos oito anos de idade. Além disso no últimos anos vem participando de etapas da Copa do Mundo de XCO.

Assim entre os seus principais resultados, estão a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano (2018), na Colômbia, e a prata nos Jogos Sul-Americanos (2018), em Cochabamba.

Publicidade


Renato Rezende
Modalidade: BMX Racing
Clube/Equipe: Bicho do Mato Clube
Idade: 30 anos
Altura: 1,72m
Peso: 77kg
Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ)

Renato se profissionalizou em 2008, com 17 anos de idade. Os primeiros resultados expressivos igualmente vieram pouco depois, já em 2010, quando conquistou a medalha de bronze nos Jogos Sul-Americanos de Medellin.

Depois, em 2014, Renato ficou com o ouro nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, e recentemente foi 4º colocado no Pan de Lima em 2019. O atleta acumula pódios em Pan-Americanos, Torneios Continentais e diversas outras competições, assim um forte e experiente competidor

Priscilla Stevaux
Modalidade: BMX Racing
Clube/Equipe: Associação BMX de Indaiatuba
Idade: 27 anos
Altura: 1,55m
Peso: 55kg
Local de nascimento: Sorocaba (SP)

Priscilla estreou nos Jogos Olímpicos na Rio 2016. Entre os seus principais resultados, destacam-se a final do mundial Junior (2011), campeã pan-americana (2018), 4ª colocada nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (2015) e Lima (2019), assim também tetracampeã brasileira.

Acompanhei os Jogos Olímpicos de Tóquio aqui no Pedal.com.br


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.