home

O Sonho de Wadjda - A menina em busca da bicicleta verde

Filme mostra a realidade da mulher na Arábia Saudita


27 SET, 2013     Guiné    
     


No começo do ano, o Rei Abdullah da Arábia Saudita publicou um decreto permitindo que as mulheres façam parte da Shura, uma assembléia que aconselha o rei sobre leis e outras questões e que, tradicionalmente, era composta apenas por homens. Pela primeira vez, as mulheres também poderão participar das eleições municipais em 2015. Ambas as decisões representam passos importantes para um país conservador, no qual as mulheres ainda não podem dirigir, nem têm direitos básicos garantidos.

Além disso, também ocorreram outras vitórias menores. Recentemente, o filme "Wadjda" estreou em Nova Iorque e Los Angeles. Esse foi o primeiro longa-metragem filmado exclusivamente na Arábia Saudita – e foi escrito e dirigido por uma mulher.

"Wadjda" conta a história de uma menina de 10 anos, desajustada e determinada em sua busca por uma bicicleta verde. Filmado nos subúrbios de Riad, onde a mobilidade feminina é limitada e andar de bicicleta é considerado uma ameaça à virtude das meninas, Wadjda deseja comprar uma bicicleta ganhando uma competição para recitar o Corão na escola que dará um prêmio em dinheiro.

Através dos olhos dessa encrenqueira charmosa – com tênis pretos de cadarços roxos, amante de mixtapes e esmalte turquesa nas unhas, e com um véu que nunca para no lugar – o público é exposto a um lado da vida saudita que raramente pode ser visto por estrangeiros.

Confira o trailer em português



imagem


Comentários



Relacionados