MENU

O selim ideal para mulheres

Resolvi buscar algumas respostas depois de analisar as diversas dúvidas sobre selim, aqui no fórum do PEDAL. Todas foram relembradas quando estive montando a “Rosinha”, nome carinhoso da minha bike.

Li alguns textos sobre isso e para tirar as dúvidas das meninas fiz esse resuminho, onde vemos mais uma vez, que a mulher não é apenas uma versão menorzinha dos homens.

As mulheres, agüentaram por anos os duros e estreitos selins, concebidos sem respeito à anatomia feminina. Felizmente, os fabricantes agora compreendem que somos moldadas diferentemente do que os homens (Aleluia!).

Poderemos nos beneficiar de selins com narizes mais curtos e mais largos, do que os selins dos meninos. Já que temos a pélvis mais larga e profunda. As mulheres têm os "hip bones" (ossos do quadril, ísquios) mais afastados do que os homens, (esse é um recurso que nós ajuda com os bebês na hora do parto) por isso que o selim feminino é mais amplo que o masculino na parte de trás, assim oferece melhor suporte aos ísquios e a musculatura das nádegas. Mas isso não quer dizer que toda mulher precise de um selim feminino ou então que os homens não possam usar um feminino.

Georgena Terry – pioneira no design e construção de quadros e componentes femininos – tem uma linha especial de selins femininos bem bacanas em seu site. Terry notou que as mulheres tendem a se sentar mais para trás em seu selim do que os homens. Pois Terry acredita que é devido ao modo com que distribuímos a massa muscular, de forma diferente quando sentamos.

imagem

A Specialized, por exemplo, têm uma série de selins com geometrias femininas para diversas modalidades. O modelo, Jett Woman, ainda vêm em três tamanhos, o que é ótimo já que não somos todas iguais.

imagem

A famosa Selle Itália também se rendeu ao mercado - das mulheres - e também lançou a sua linha delicada, já que até domínio total dos modelos masculinos.

imagem

Junto com Gerogena Terry, a Serfas é a fabricante que tem mais variedades de selins para mulheres no mercado. São modelos básicos para ciclistas normais até profissionais.

imagem

Eu uso um selim Lookin, da Selle Royal, com gel. Mesmo não sendo um top de linha, ainda não me incomodou. Hoje tem muita coisa boa no mercado. Por isso é importante experimentar diversos selins para encontrar um que se encaixe às suas medidas, e principalmente, o seu bolso.

As larguras variam de fabricante para fabricante. Então, teste quantos puder, assim não precisará gastar dindin tão cedo com isso novamente. Ah, não compre porque a “Fulana” usa e gosta. Lembre-se que temos o corpo diferente dos homens e graças a Deus diferente das outras mulheres também (hehehe). Por isso que sempre digo: experimente diversos modelos. Ah, uma dica! Só não vá numa loja sábado à tarde na hora de fechar: mesmo que vá toda bonita e atraente, o vendedor ficará com cara feia.


:: Tipos de selins

Existem vários selins femininos no mercado, muitos dos quais são preenchidos com alguma forma de gel e apresentam um design propício. Eu, por exemplo, tenho usado um desse e tenho gostado; como citei acima.

Também existem os de espuma que oferecem um amortecimento básico, mas mantém boa sensibilidade ao ciclista. Esses são mais baratinhos.

Os modelos de molas podem aparentar mais conforto, porém deixa o ciclista mais solto no ar. Uma pedalada em ruas de paralelepípedo pode ser boa, mas ao mesmo tempo você fica pulando demais.

Elastômero: suaviliza os impactos sem roubar a sensibilidade do ciclista. Tem que testar vários, e lembre-se, um bom selim ajuda muito, mas é importante uma bike bem regulada.


:: Posição correta do selim

Muitas mulheres usam o selim inclinado para baixo. Isso é um problema! Se inclinar demais você será projetada para frente e vai acabar contraindo os músculos, consequentemente, terá dores nos ombros, pulsos e mãos. Pior que um selim ruim, é uma bike grande demais. Então, nunca compre uma bike sem fazer o teste drive.

Alguns anos atrás, Myata Pavea e Terry desenvolveram os selins vazados, alguns homens também adotaram o modelo para evitar as dormências que sentiam ao longo dos pedais.

Quem sabe pode lhe ajudar!

Nem toda mulher precisa de um selim maior, nem toda mulher precisa de uma bike com medidas especiais, mas toda mulher precisa de uma bike bem ajustada ao seu corpo.

Divirtam-se e tenham um excelente pedal.

Bjks Simone Coraiola


:: Observações

O Pedal sempre abriu o espaço para ciclistas profissionais e amadores. A opinião de qualquer um deles sempre foi respeitada, principalmente se for um assunto de ergonomia. Simone é uma ciclista que ao longo dos anos freqüenta o nosso fórum e ganhou credibilidade conosco. Seu artigo foi elaborado com sua experiência feminina na bike.

Qualquer dúvida, o fórum do PEDAL está disponível para qualquer informação.

Fotos (10)

foto 0 -  Mais Fotos


Conteúdo Relacionado

Comentários

Gisele, a medida mais correta é fazer um bike fit para ajustar sua bike corretamente, mas pra começar a investigar sozinha, veja se seu selim está reto e na altura correta pra você (teremos um artigo sobre altura correta na próxima semana). Depois, veja também nosso artigo de como escolher um selim, na seção artigos.

O nosso fórum também é uma ótima fonte de consulta.

Ola, eu sinto muita dor na virilha, o que pode ser? Precido muito de ajuda. Meus isquios não doem, nem a parte da frente, somente a virilha. Obrigada.

Olá, boa tarde! Onde posso encontrar um banco rosa igual a esse para comprar? Já procurei pela internet e não encontro nada assim.

Olá, boa tarde! Onde posso encontrar um banco rosa igual a esse para comprar? Já procurei pela internet e não encontro nada assim.

Porque o vazado é melhor? Sinto mais dores na parte da frente .. e tenho tido infecção de urinas constantes depois de andar.

Ótimo artigo. Por sorte minha bicicleta é feminina então já tenho o selim certo, mas as dicas ajudam muito ???

Muito bom o artigo eu quando ando muito de bikeme sinto estuprada kkk então vi q meu problema e o selim com suas dicas troquei pelo vazado nossa q luxo gostei

Obrigada por escrever sobre este tema.