Seção de Fotos Vazia O que fazer na semana de prova? Dicas de Edivando Cruz - Pedal
home

O que fazer na semana de prova? Dicas de Edivando Cruz


13 FEV, 2008     Guiné     4    



O atleta Edivando de Souza Cruz descreve tudo que é necessário, para você, que vai disputar uma prova no final de semana. Ou melhor, Vando praticamente revela todas suas táticas que o faz ser um grande campeão de mountain bike.

"Muitas vezes esta é a pergunta que fica na cabeça das pessoas quando o dia da prova vai se aproximando. Não saber o que fazer pode trazer preocupação e também um desgaste tanto físico como mental causado pelo aumento da ansiedade. É importante lembrar que um pouco de ansiedade antes da prova é natural, mas tudo que é demais pode ser prejudicial, por isso saber o que fazer é a melhor maneira para combater este problema. E é importante também lembrar que o resultado de uma prova é a combinação de uma seria de fatores, então vamos analisar alguns:

1- Planejamento: é muito importante o atleta programar o seu calendário de provas em cima das suas possibilidades ao longo do ano ou pelo menos dentro de semestres ou trimestres.

2- Treinamento: O seu desempenho na prova simplesmente será o fruto daquilo que você plantou, se você tem se dedicado, se tem desempenhado bem nos treinos, está se sentindo forte ultimamente, melhorou as largadas, está subindo melhor, está conseguindo andar mais forte no plano, então você pode esperar que durante a próxima competição nos pontos em que você tem trabalhado vai desempenhar bem.

3- Descanso: Alguns atletas erram em pensar que na semana da prova é a hora de treinar mais forte e aumentar o volume de treinos e outros acham que não devem fazer nada, mas o correto é ser moderado, se treinar de mais por mais que o atleta se sinta bem durante a semana no dia da competição, ele vai chegar “sem lenha para queimar” e aí se sente travado, e geralmente no final da prova fica sem nenhum “gás”, e quando se treina muito pouco ele perde o rendimento. Então, ideal é fazer aqueles treinos onde ao final você ainda sente vontade de andar um pouco mais, fazer algumas acelerações e treinar tiros que não sejam de longa duração para não acumular desgaste físico.

4- Alimentação e Hidratação: Bom, se você tem bons hábitos alimentares, evita comidas gordurosas, refrigerantes, costuma comer frutas, legumes, pães, massas, saladas, enfim “come bem” e com qualidade, isso já é um grande passo. É só manter a boa alimentação e evitar experimentar comidas diferentes antes da prova. Evitar grandes quantidades de carnes nas vésperas da prova, tipo: aquele “churrasção do Sábado”; com muita bebida pode esquecer. É melhor deixar para depois se o seu objetivo é desempenhar bem na prova. Procure tomar sucos e água, ou bebidas que tenham sais minerais e se hidrate bem, principalmente nas épocas mais quentes, isso fará uma grande diferença na competição. No dia da competição prepare as garrafas ou mochila de hidratação, barras e carboidratos em gel que você vai levar, não deixe para última hora para não correr o risco de esquecer alguma coisa.

Além destes pontos, existem outros importantes como: buscar informações sobre a prova, saber o tipo de circuito, sobre a região, o tempo estimado de prova e se possível os horários de programação do evento que se você vir com antecedência será muito melhor.

Se a competição for um Cross Country, faça um reconhecimento do percurso olhando os trechos mais técnicos com cuidado, observe bem o local da largada, se tem alguma erosão ou qualquer obstáculo natural que precisa ser desviado já que durante a largada no pelotão as vezes não dá para ver muita coisa, que tipo de pneu será o mais adequado, se a previsão é de chuva ou sol,

Se for uma Maratona, é seguir os mesmos exemplos, mas como o circuito é longo é não dá para querer reconhecer na véspera não deixe de analisar o gráfico com as distâncias e plano altimétrico, e se não tiver busque com o organizador as informações assim você evita de ser pego se surpresa por uma subida longa no KM “X” ou uma descida perigosa no KM “Y”. Procure pelo menos fazer um giro no trecho próxima a largada e chegada, pois muitas vezes as colocações são decididas no “sprint final” e será importante você ter em mente alguma estrategia de onde é melhor atacar.

Bom, creio que fazendo isso você estará se esforçando para fazer tudo o que está ao seu alcance e assim ficará mais tranquilo antes da competições. O resultado final só Deus sabe, mas não deixe de fazer a sua parte, uma abraço e boas provas."


Edivando de Souza Cruz - ( Equipe Astro/Vzan/Maxxis/Giro/Manitou- Apoios: Sram/SDG/661/Amigosdabike/Fisk de Ilhabela/Academia LOA/Atleta de Cristo), assina paulista de Ilhabela-SP, onde reside e pratica mountain bike desde 1993. Participou da Olimpíada de Atenas 2004, conquistou medalha de Prata nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingos em 2003, Campeão Brasileiro de Cross Country e Maratona e Campeão Pan-americano de Cross Country. Em 2007 foi campeão do Iron Bike Brasil, Desafio Estrada Real, Desafio da Mantiqueira e Campeão Paulista de Cross Country.


Comentários

  • avatar

    Caio Uindson   

    Caio Uindson   

    Obrigado
    Foi de Grande Valia todas as dicas, pois conheço pessoas com todas opiniões e estava em dúvidas, as quais ouvir um profissional Campeão faz toda diferença. Vou competir dia 26/08 no Top Bike Igaratá, sem muitas pretensões mais nunca entramos numa Batalha pra perder né......kkkkkk forte abraço

    6 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Belmiro Gomes Neto   

    Belmiro Gomes Neto   

    Boa tarde!
    Quero agradecer pela dica, pois acredito que vai ser muito importante para meu desempenho na competição de MTB, que acontecerá no próximo domingo dia 28 deste aqui em Palmas - TO.

    Atenciosamente,

    Belmiro Gomes Neto (Rei do Cidão)



    11 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Reinaldo   

    Reinaldo   

    Muito boa orientação, obrigado
    2 ano(s) atrás - Denunciar


  • avatar

    Pablo sergio herrero lomas   

    Pablo sergio herrero lomas   

    show valeu

    2 ano(s) atrás - Denunciar




  • Relacionados