Seção de Fotos Vazia O que é o Biketrial - Pedal
home

O que é o Biketrial


9 JAN, 2004         



O Biketrial é um esporte de competição e apresentação em que o ciclista tem como maior objetivo vencer um circuito composto de vários obstáculos (sessões).

Natural ou artificial?

Pedras, troncos, rios, areia, limo, ladeiras íngremes e escorregadias são alguns dos desafios do Biketrial natural. Já no artificial, pallets, carretéis, barris, pneus de trator, vigas de madeira e caixotes podem fazer parte do circuito.

O objetivo é que os obstáculos sejam vencidos sem que o ciclista apoie os pés no chão. Um pé colocado no chão é chamado de "dab" e em competição dará um ponto de penalidade ao atleta. Se alguma outra parte do corpo do atleta tocar um obstáculo mais cinco pontos serão somados e assim por diante. O vencedor é quem chegar ao final da prova com menor número de faltas cometidas.

Glossário

Hop ou Bob: Um pulo. Independente da altura ou distância alcançada.

Back Side Hop: Manobra fundamental para a prática do Biketrial, onde o piloto pula com a bicicleta apenas na roda traseira, sem que a dianteira toque o chão.

Front Hop: manobra acima executada somente sobre a roda dianteira.

Bunny Hop:"o salto do coelho". O piloto pega um pequeno embalo e pula com as duas rodas da bike ao mesmo tempo, sem o auxilio de rampa, para subir um obstáculos com entrada de 90º no qual ele pode apoiar o bash ring ( protetor que envolve a coroa da bicicleta).

Side Hop: O piloto pára ao lado do obstáculo, mantém as duas rodas da bike no chão e depois salta ao mesmo tempo para cima e para o lado esticando ao máximo seu corpo para trás pois assim aproxima-se da bike e consequentemente sobe mais alto.

Huge Up: Variação do side hope onde o piloto primeiro salta na roda traseira (back side hop) para depois saltar para cima do obstáculo.

Hook Up: Manobra onde o piloto apoia primeiro a roda dianteira da bike para depois puxar a traseira. É uma das manobras mais utilizadas para subir obstáculos; de pequenos degraus à muros altos.

Gap: Salto para frente. Utilizado para vencer um vão entre dois obstáculos, sem tocar o chão entre eles.

3 6 (três meia): giro de 360º

Drop: Salto para baixo. Utilizado para descer de obstáculos quadrados (90º). Em competições oficiais, compostas de obstáculos naturais, os drops são limitados a 2 metros de altura. Já em sessões artificiais ou competições não oficiais, não existem limites.

Rafael Bozza - Competidor de Biketrial


Comentários



Relacionados