home

Novos casos de doping devem gerar suspensão da Funvic


18 NOV, 2016     Gustavo Figueiredo     2    
     


De acordo com as regulamento antidoping da UCI, a Funvic Soul Cycles-Carrefour deverá ser completamente suspensa por um período que varia entre 15 dias a 12 meses por conta dos casos positivos de doping de Rincon Diaz, João Marcelo ''Canibal'' e Kleber Ramos, todos flagrados com CERA, uma substância capaz de estimular a produção de glóbulos vermelhos e aumentar a capacidade aeróbia do atleta.

imagem
Funvic / Facebook / Reprodução

Vale lembrar que, no caso de Rincon Diaz e João Marcelo, ainda existe a possibidade da análise da segunda amostra, o que pode reverter o caso se o resultado for negativo. Nos próximos dias, o Comitê Disciplinar da UCI deve analisar o caso e decidir qual punição será aplicada na equipe de São José dos Campos.

Equipe se posiciona

Algumas horas depois da confirmação dos casos de doping de Rincon Diaz e João Marcelo, a Funvic se posicionou com uma nota oficial. Confira a reprodução do texto.

São Paulo, 17 de novembro de 2016

A equipe de ciclismo Funvic Soul Cycles & Carrefour vem por meio desta oficializar que encerrou seus contratos com os atletas João Marcelo Pereira Gaspar e Wilson Ramiro Rincón Díaz em caráter definitivo no dia 17 de novembro de 2016, após ter sido comprovado pela União Ciclística Internacional (UCI) que os dois fizeram uso de substância proibida para a prática do ciclismo profissional.

Vale lembrar que todos os atletas da equipe possuem o Passaporte Biológico da UCI. O Passaporte Biológico foi adotado desde que a equipe recebeu a licença Profissional Continental da UCI em 1º de janeiro de 2016. Desde então, os ciclistas podem ser acionados a fazer exames em qualquer dia e horário da semana, seja em competição ou fora. Para tal, o atleta preenche uma ficha online na qual insere o seu endereço diariamente, seja fora de competição, em competição ou em viagens. O objetivo é que ele esteja sempre disponível para todos os órgãos competentes de combate ao doping em qualquer lugar do mundo.

Os atletas deverão sofrer consequências e punições previstas pelo regulamento da prática esportiva no âmbito nacional e internacional.

A equipe Funvic Soul Cycles & Carrefour lamenta profundamente o fato e reitera que definitivamente não compactua com o doping.


Comentários

  • avatar

    claudio   

    claudio   

    tem que mandar embora mesmo, oportunidade de ouro foi jogada fora ja que no brasil nao tem equipes pro como na europa pra se trocar todos os dias, vai voltar para o amador e correr os pebas caladinho.parabens a funvic por punilos com a exclusao dos mesmos

    3 ano(s) atrás - Denunciar


  • avatar

    Jorge Soares    

    Jorge Soares    

    Se caso isso for confirmado, a equipe corre o risco de perder o patrocínio do carreira.
    3 ano(s) atrás - Denunciar




  • Relacionados