home

Novo trecho da ciclovia da Paulista é inaugurado

Com dia de muito sol, avenida transformou-se em um grande parque


24 AGO, 2015     Gustavo Figueiredo    



Domingo (23), a avenida Paulista, o endereço mais tradicional de São Paulo, ganhou um trecho de ciclovia em um dia de muito sol. Para garantir a diversão, mais do que apenas o fechamento da avenida para o fluxo de carros, a Paulista também ganhou bastante policiamento e diversos food bikes e trucks parados em pontos estratégico como na Praça Oswaldo Cruz e em frente ao Parque Mário Covas. Em diversos pontos, artista de rua animavam o público presente, inclusive uma banda formada por palhaços que cantava hits como São Paulo, antigo sucesso da banda 365.

imagem
Food Bikes no Parque Mário Covas


Ao longo da avenida, pessoas de todos os tipos conviveram de forma pacifica. No asfalto e na ciclovia, pedestres, skatistas, patinadores e ciclistas circulavam em clima de parque, sempre de forma muito tranquila. Em toda a parte, era possível observar pessoas felizes, mostrando a importância de espaços ao ar livre e a falta que eles fazem para a cidade.

imagem
Banda anima ao som de São Paulo


O Novo trecho


Com apenas 750m, o novo trecho da ciclovia, localizada na Bernardino de Campos, é fundamental para a circulação de bicicletas na região, já que ela liga a Paulista ao restante da malha cicloviária. Para a obra, diversas alterações ocorreram no local. A mais óbvia é a ciclovia no canteiro central. Além disso, as calçadas de pedestres foram recuperadas e os fios enterrados, eliminando os postes de concreto. Com isso, ganhou-se espaço e um visual muito melhor para a área.

Outro detalhe é que a pista de bicicletas é mais alta do que a faixa de rodagem de veículos automotores em alguns trechos. Para a segurança, grades acompanham toda a extensão e somente nos cruzamentos as vias têm a mesma altura. A combinação destes fatores dificulta a invasão da pista exclusiva e obriga o ciclista a diminuir nos cruzamentos por conta das rampas que existem antes e depois das faixas de pedestre, aumentando a segurança daqueles que estão atravessando a rua.

imagem
trecho com grades e pista elevada


A pista é feita com concreto pigmentado e apresenta uma aderência satisfatória. Em alguns trechos, temos blocos encaixados de cimento, que oferecem mais aderência e ainda não permeáveis, permitindo que a agua da chuva seja drenada.

imagem
blocos mais permeáveis e de boa aderência


imagem
pista de concreto pigmentado


Dia de parque

São Paulo é uma cidade extremamente carente de espaços para a prática de esporte e de lazer e isso é algo que precisa mudar. Uma grande área asfaltada está longe de ser um lugar perfeito para crianças brincarem, mas a lotação da Paulista durante o domingo demonstra o tamanho da demanda reprimida que existe na capital.

Com a Paulista aberta para pessoas, a cidade ganha muito na questão do lazer e na qualidade de vida e as novas ciclovias certamente são um passo importante rumo a uma cidade com melhor mobilidade. Porém, ao somar a facilidade de locomoção com bicicletas e uma abertura de espaços públicos para pessoas, a cidade ganha ainda mais.

Confira mais imagens da inauguração do novo trecho da ciclovia em nossa galeria.


Fotos (11)

foto 0 -  foto 1 -  foto 2 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados