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Novo Shimano XTR 9100 chega com 12 velocidades e cassete 10-51

Cubos e freios também vem com novidades e diferentes versões


25 MAI, 2018     Gustavo Figuereido     21    



A Shimano apresentou hoje, em um evento realizado simultaneamente ao redor do mundo, o novo XTR 9100, grupo que chega para colocar a gigante japonesa no mundo das 12 velocidades. O modelo é o topo de gama e conta com diversas novas tecnologias que criam um pacote voltado para competições, sejam elas de XC ou de Enduro.

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Obviamente, o destaque são as 12 velocidades. Porém, como era de se esperar pelo longo tempo de desenvolvimento, o novo XTR foi completamente reformulado, com a marca partindo do zero no desenvolvimento do grupo.

Isso quer dizer que, com a exceção do movimento central, nenhum componente do XTR antigo é compatível com o novo, já que o último apresenta algumas tecnologias inéditas que você conhece a seguir.

Hiperglide+

Sendo utilizada desde 1988, tecnologia Hiperglide é uma velha conhecida do público. Com ela, o desenho dos chanfros da corrente e do cassete facilitam a troca de marcha. Agora, com o Hiperglide+, a gigante japonesa da um passo adiante neste quesito.

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O novo sistema de engates do XTR
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Segundo a marca, agora as trocas de marcha acontecem em 1/3 do tempo se comparado com antes, reduzindo drasticamente o tempo que o ciclista precisa reduzir a potência da pedalada.

Além de possuir um quick-link, a nova corrente tem um desenho diferenciado que, combinado com o novo desenho dos dentes da coroa, melhoram a retenção do sistema e desempenho das trocas de marcha.

Cassetes

Uma das maiores novidades do novo grupo é seu cassete exclusivo com uma relação de 10-51, que tem mais amplitude do que o 10-50 do seu concorrente norte-americana SRAM. Além disso, o novo grupo ainda poderá usar um cassete 10-45, ambos com 12 velocidades.

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Novo cassete 10-51

A Shimano apresentou também um novo cassete de 11 velocidades com a mesma construção dos de 12, para uso com a versão do câmbio traseiro de cage curto - uma opção interessante para pilotos de enduro que correm mais riscos de quebra com um câmbio de cage longo.

Seja qual for o caso, os novos cassetes são construídos sobre uma aranha inteiriça de alumínio, sendo os pinhões pequenos feitos de aço, os médios de titânio e os grandes de alumínio.

Cubos

Os novos cubos XTR também foram totalmente renovados, recebendo novas tecnologias. Uma delas é o Micro Spline, um novo sistema de engate do Freehub que utiliza um sistema de molas, chanfros e dentes que não só engata mais rápido, como desacopla totalmente quando você para de pedalar, reduzindo drasticamente o atrito do conjunto. Além disso, ele é totalmente silencioso.

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Cubos para raio reto e J-Bend

Os cubos dianteiros estão disponíveis com espaçamento de 100 ou 110 mm com um eixo passante de 15 mm, e cubos traseiros vindo em 142 ou 148mm com eixo passante de 12 mm (HB-M9110/-B / FH-M9110/-B). Ou seja, é compatível com largura tradicional e Boost, porém apenas com eixos passantes. Existem opções para raios retos ou J-Bend.

Câmbios

O novo XTR traseiro utiliza a já consagrada tecnologia de trava Shadow RD+, com diversas inovações que proporcionam trocas mais rápidas com um funcionamento mais constante. Dentre elas, temos o aumento do tamanho das polias para 13 dentes e a adição de um batente no cage para criar uma rodagem mais silenciosa.

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Câmbio cage curto
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Câmbio cage longo

Ao todo, teremos três modelos de câmbio traseiro. O RD-M9100-GS tem o cage curto e deve ser utilizado sempre com cassetes 10-45, seja ele de 12 ou de 11 velocidades. Já o RD-M9100-SGS tem o cage longo e pode ser utilizado com cassetes 10-51 ou 10-45 de 12 ou de 11 velocidade. Já o RD-M9120 é a opção para quem deseja utilizar duas coroas.

Por falar em duas coroas, a gigante japonesa ainda não está pronta para abandonar o câmbio dianteiro. Por isso, três novos modelos de câmbio com montagens diferentes foram apresentados, todos com puxada de cabo Side Swing.

Outro detalhe é que, pela primeira vez, a Shimano apresentou um sistema de guias de corrente também com três opções de montagem.

Pedivelas

Apesar de utilizarem os mesmos movimentos centrais, as novas pedivelas variam totalmente em sua fixação e em seu desenho. O primeiro detalhe que se nota é a modificação no sistema de retenção que agora é feito por apenas um parafuso Allen e não com o tradicional esquema de dois parafusos e uma porca plástica de pré-carga.

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Pedivela de uma coroa
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Pedivela com duas coroas

Outro detalhe é que as coroas agora são direct mount, sendo afixadas diretamente no centro da pedivela por uma porca que utiliza uma chave de fixação especial. Outro detalhe interessante é que a mesma pedivela pode ser utilizada com uma ou duas coroas, já que a agora a coroa pequena vai parafusa na grande e não na pedivela.

O modelo conta com dois Q-Factors diferentes (boost ou convencional) e coroas de 30, 32, 34, 36 ou 38 dentes. Para duas coroas, a única opção é 28-38.

Freios

Assim como o antigo, o novo freio XTR também estará disponível em uma verão mais robusta, pesada e com mais recursos e outra mais simples e leve, sendo a primeira indicada para trail / enduro e a segunda para XC.

As novas pinças de freio foram redesenhadas e agora, na versão race, a mangueira percorre um caminho menos tortuoso, melhorando o funcionamento do componente. Porém, a grande novidade fica por conta da adição de um novo caliper de 4 pistões na versão trail, indicada para Enduro.

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Novo manete de freio
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Nova entrada da mangueira de óleo

Além disso, os manetes receberam uma modificação para aprimorar a rigidez. Agora, a abraçadeira de fixação foi deslocada para dentro, com um ponto de apoio da manete no guidão aumentando a estabilidade do conjunto.

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Nova pinça de freio
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Manente de freio
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A opção de 2 pistões vem com um manete de freio mais leve com a opção de ajuste de alcance do braço do manete. Os freios de 4-pistões também possuem um manete dedicado com uma função de ajuste de alcance sem necessidade de ferramenta. Os discos também foram otimizados, reduzindo a temperatura de funcionamento em até 20% se comparado ao XTR antigo. Assim como antes, a marca oferece discos de 140, 160, 180 ou 203mm.

Controles e trocadores

Com o sistema I-Spec EV, a Shimano pretende aumentar a capacidade de adaptação do cockpit ao ciclista, economizando décimos de segundos cruciais nas trocas de marcha. Assim como antes, os controles podem ser montados no guidão de forma integrada.

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Rapid Fire XTR M-9100
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Acionamento para canote dropper

O novo Spec EV oferece uma margem de 14 mm de deslocamento lateral e 60 graus de posicionamento rotacional para que os ciclistas possam encontrar a posição mais ergonômica possível para suas mãos nos trocadores e manetes, além de terem um guidão mais organizado.

A Shimano também apresentou uma alavanca para canote dropper com montagem I-Spec EV compatível com todos os tipos comuns de canotes ajustáveis disponíveis no mercado, incluindo o PRO Koryak Dropper post.

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Regulagem lateral do trocador
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Sistema permite rotação do trocador

Além de tudo, os trocadores terão uma operação mais leve permitindo aos ciclistas um movimento dos dedos ainda mais intuitivo e relaxado, oferecendo uma diminuição substancial no emprego de força nas mudanças de marcha em comparação com o XTR M9000.

Os trocadores do M9100 possuem um conversor de 12 para 11 velocidades no trocador de marchas traseiras, para ciclistas que escolherem a montagem com o cubo de 11 velocidades de flange mais larga.

Para ciclistas que optarem pelo trocador dianteiro esquerdo de 2x12, existe um inovador design de alavanca única, com operação simplificada e intuitiva, que utiliza essa mesma alavanca para subir e/ou descer as marchas.

Preço sugerido:
1x12 R$ 15.990,00
2x12 R$ 16.990,00

Mais informações no site da Shimano.


Comentários

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    Chadid   

    Chadid   

    Shimano é raiz. Os cubos ficaram melhores que os DT. Brincadeira falar que Sram imita shimano. #tradição não se imita.
    10 dias atrás - Denunciar


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    Raimundo    

    Raimundo    

    Tá caro não...eu que não tenho dinheiro ...
    11 dias atrás - Denunciar


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    Cebo    São Paulo - SP

    Cebo    São Paulo - SP

    Jackson, vale lembrar que este preço já é o de importação oficial. Quanto ao cubo, o pessoal da Shimano explicou que o sistema antigo (de macaquinhos) sofreia demais com o torque extra do pinhão grande, por isso o sistema foi todo modificado.
    21 dias atrás - Denunciar


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    Boca    São Bernardo do Campo - SP

    Boca    São Bernardo do Campo - SP

    Shimano já foi boa, hoje é só uma cópia da Sram.
    22 dias atrás - Denunciar


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    Jackson Vargas   

    Jackson Vargas   

    Esse preço é de lançamento e convertido ainda por cima, logo logo a shimano Brasil trás por menos disso, o foda é ter que trocar tudo, inclusive rodas por conta dos cubos.... já que colocou 51 dentes na maior poderia ter mantido o encaixe do cassete e mudar o freehub só internamente, ficaria a menor de 11 dentes, já que a maior iria ser 51 dentes mesmo. Quando a Sram inventou o XD ainda houve a possibilidade de trocar só free hub, oque não vejo essa possibilidade no XTR. Vou seguir com meu 11v Sram NX 11x50 mesmo.
    23 dias atrás - Denunciar


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    Daniel   

    Daniel   

    Copiaram tudo da sram e criaram algumas coisas novas. Mas nesse preço tá parecendo iPhone pra brasileiros!!!!
    23 dias atrás - Denunciar


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    Alex   

    Alex   

    Muito caro. Tenho o Sram q é bem mais barato e funciona muito bem com material top! Demoraram pra entrar no jogo 1x12 e já entraram derrotados. A Sram saiu na ponta!!
    23 dias atrás - Denunciar


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    Gustavo    

    Gustavo    

    Vamos fazer paralisação contra esses preços abusivos! Greve do mtb já!
    23 dias atrás - Denunciar


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    vinicius   

    vinicius   

    Barato né . k k k k k k aceita gasolina podium como forma de pagamento ?
    23 dias atrás - Denunciar


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    Wiçsin   

    Wiçsin   

    15 990,00 é melhor comprar uma motocicleta. Honda ou uma monark.
    Realidade brasileira de 3° mundo

    23 dias atrás - Denunciar


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    Ciro    

    Ciro    

    Vou comprar dois, o outro eu desmonto e guardo as peças...
    Quando jogar pacote de imposto básico + frete, vira quanto???

    24 dias atrás - Denunciar


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    Vínicio Vieira Junior   

    Vínicio Vieira Junior   

    Bah... Por quê já não veio eletrônico? Lança junto e para de sacanagem, pô! Por desaforo vou seguir com meu alívio...
    24 dias atrás - Denunciar


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    Diogo Amorim   

    Diogo Amorim   

    ..com a exceção do movimento central, nenhum componente do XTR antigo é compatível com o novo.. Nem mesmo os rotores?
    24 dias atrás - Denunciar


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    Julio   

    Julio   

    Shimano sempre um passo atrás tentando acompanhar a Sram em grupos para mtb...
    24 dias atrás - Denunciar


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    flavio   

    flavio   

    Preço excelente, vou comprar logo dois.
    24 dias atrás - Denunciar


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    Danilo Spina   

    Danilo Spina   

    É brincadeira esse preço né?
    A versão mais top do Eagle custa metade disso, esse preço do XTR 12v, só seria justificado se fosse eletrônico e olhe lá.
    E ainda a Sram tem Eagle mais em conta por volta dos 3.3 k.
    Que loucura esse preço...

    24 dias atrás - Denunciar




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