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Novo Shimano XTR 9100 chega com 12 velocidades e cassete 10-51

Cubos e freios também vem com novidades e diferentes versões

A Shimano apresentou hoje, em um evento realizado simultaneamente ao redor do mundo, o novo XTR 9100, grupo que chega para colocar a gigante japonesa no mundo das 12 velocidades. O modelo é o topo de gama e conta com diversas novas tecnologias que criam um pacote voltado para competições, sejam elas de XC ou de Enduro.


Obviamente, o destaque são as 12 velocidades. Porém, como era de se esperar pelo longo tempo de desenvolvimento, o novo XTR foi completamente reformulado, com a marca partindo do zero no desenvolvimento do grupo.

Isso quer dizer que, com a exceção do movimento central, nenhum componente do XTR antigo é compatível com o novo, já que o último apresenta algumas tecnologias inéditas que você conhece a seguir.

Hiperglide+

Sendo utilizada desde 1988, tecnologia Hiperglide é uma velha conhecida do público. Com ela, o desenho dos chanfros da corrente e do cassete facilitam a troca de marcha. Agora, com o Hiperglide+, a gigante japonesa da um passo adiante neste quesito.


Segundo a marca, agora as trocas de marcha acontecem em 1/3 do tempo se comparado com antes, reduzindo drasticamente o tempo que o ciclista precisa reduzir a potência da pedalada.

Além de possuir um quick-link, a nova corrente tem um desenho diferenciado que, combinado com o novo desenho dos dentes da coroa, melhoram a retenção do sistema e desempenho das trocas de marcha.

Cassetes

Uma das maiores novidades do novo grupo é seu cassete exclusivo com uma relação de 10-51, que tem mais amplitude do que o 10-50 do seu concorrente norte-americana SRAM. Além disso, o novo grupo ainda poderá usar um cassete 10-45, ambos com 12 velocidades.

Novo cassete 10-51
Novo cassete 10-51

A Shimano apresentou também um novo cassete de 11 velocidades com a mesma construção dos de 12, para uso com a versão do câmbio traseiro de cage curto - uma opção interessante para pilotos de enduro que correm mais riscos de quebra com um câmbio de cage longo.

Seja qual for o caso, os novos cassetes são construídos sobre uma aranha inteiriça de alumínio, sendo os pinhões pequenos feitos de aço, os médios de titânio e os grandes de alumínio.

Cubos

Os novos cubos XTR também foram totalmente renovados, recebendo novas tecnologias. Uma delas é o Micro Spline, um novo sistema de engate do Freehub que utiliza um sistema de molas, chanfros e dentes que não só engata mais rápido, como desacopla totalmente quando você para de pedalar, reduzindo drasticamente o atrito do conjunto. Além disso, ele é totalmente silencioso.

Cubos para raio reto e J-Bend
Cubos para raio reto e J-Bend

Os cubos dianteiros estão disponíveis com espaçamento de 100 ou 110 mm com um eixo passante de 15 mm, e cubos traseiros vindo em 142 ou 148mm com eixo passante de 12 mm (HB-M9110/-B / FH-M9110/-B). Ou seja, é compatível com largura tradicional e Boost, porém apenas com eixos passantes. Existem opções para raios retos ou J-Bend.

Câmbios

O novo XTR traseiro utiliza a já consagrada tecnologia de trava Shadow RD+, com diversas inovações que proporcionam trocas mais rápidas com um funcionamento mais constante. Dentre elas, temos o aumento do tamanho das polias para 13 dentes e a adição de um batente no cage para criar uma rodagem mais silenciosa.


Ao todo, teremos três modelos de câmbio traseiro. O RD-M9100-GS tem o cage curto e deve ser utilizado sempre com cassetes 10-45, seja ele de 12 ou de 11 velocidades. Já o RD-M9100-SGS tem o cage longo e pode ser utilizado com cassetes 10-51 ou 10-45 de 12 ou de 11 velocidade. Já o RD-M9120 é a opção para quem deseja utilizar duas coroas.

Por falar em duas coroas, a gigante japonesa ainda não está pronta para abandonar o câmbio dianteiro. Por isso, três novos modelos de câmbio com montagens diferentes foram apresentados, todos com puxada de cabo Side Swing.

Outro detalhe é que, pela primeira vez, a Shimano apresentou um sistema de guias de corrente também com três opções de montagem.

Pedivelas

Apesar de utilizarem os mesmos movimentos centrais, as novas pedivelas variam totalmente em sua fixação e em seu desenho. O primeiro detalhe que se nota é a modificação no sistema de retenção que agora é feito por apenas um parafuso Allen e não com o tradicional esquema de dois parafusos e uma porca plástica de pré-carga.


Outro detalhe é que as coroas agora são direct mount, sendo afixadas diretamente no centro da pedivela por uma porca que utiliza uma chave de fixação especial. Outro detalhe interessante é que a mesma pedivela pode ser utilizada com uma ou duas coroas, já que a agora a coroa pequena vai parafusa na grande e não na pedivela.

O modelo conta com dois Q-Factors diferentes (boost ou convencional) e coroas de 30, 32, 34, 36 ou 38 dentes. Para duas coroas, a única opção é 28-38.

Freios

Assim como o antigo, o novo freio XTR também estará disponível em uma verão mais robusta, pesada e com mais recursos e outra mais simples e leve, sendo a primeira indicada para trail / enduro e a segunda para XC.

As novas pinças de freio foram redesenhadas e agora, na versão race, a mangueira percorre um caminho menos tortuoso, melhorando o funcionamento do componente. Porém, a grande novidade fica por conta da adição de um novo caliper de 4 pistões na versão trail, indicada para Enduro.


Além disso, os manetes receberam uma modificação para aprimorar a rigidez. Agora, a abraçadeira de fixação foi deslocada para dentro, com um ponto de apoio da manete no guidão aumentando a estabilidade do conjunto.


A opção de 2 pistões vem com um manete de freio mais leve com a opção de ajuste de alcance do braço do manete. Os freios de 4-pistões também possuem um manete dedicado com uma função de ajuste de alcance sem necessidade de ferramenta. Os discos também foram otimizados, reduzindo a temperatura de funcionamento em até 20% se comparado ao XTR antigo. Assim como antes, a marca oferece discos de 140, 160, 180 ou 203mm.

Controles e trocadores

Com o sistema I-Spec EV, a Shimano pretende aumentar a capacidade de adaptação do cockpit ao ciclista, economizando décimos de segundos cruciais nas trocas de marcha. Assim como antes, os controles podem ser montados no guidão de forma integrada.


O novo Spec EV oferece uma margem de 14 mm de deslocamento lateral e 60 graus de posicionamento rotacional para que os ciclistas possam encontrar a posição mais ergonômica possível para suas mãos nos trocadores e manetes, além de terem um guidão mais organizado.

A Shimano também apresentou uma alavanca para canote dropper com montagem I-Spec EV compatível com todos os tipos comuns de canotes ajustáveis disponíveis no mercado, incluindo o PRO Koryak Dropper post.


Além de tudo, os trocadores terão uma operação mais leve permitindo aos ciclistas um movimento dos dedos ainda mais intuitivo e relaxado, oferecendo uma diminuição substancial no emprego de força nas mudanças de marcha em comparação com o XTR M9000.

Os trocadores do M9100 possuem um conversor de 12 para 11 velocidades no trocador de marchas traseiras, para ciclistas que escolherem a montagem com o cubo de 11 velocidades de flange mais larga.

Para ciclistas que optarem pelo trocador dianteiro esquerdo de 2x12, existe um inovador design de alavanca única, com operação simplificada e intuitiva, que utiliza essa mesma alavanca para subir e/ou descer as marchas.

Preço sugerido:
1x12 R$ 15.990,00
2x12 R$ 16.990,00

Mais informações no site da Shimano.


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