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Novas regras da UCI para 2011

A União Ciclista Internacional (UCI) publicou uma nova regulamentação com muitas mudanças para o ciclismo nesta temporada, em destaque as modalidades Maratona (XCM) e Four Cross (4X); que já ficaram sendo válidas a partir de 01 de janeiro de 2011.

As maiores alterações incluem a introdução do novo formato de prova com a UCI Mountain Bike Marathon Series e o sistema de penalidades com base em cartão; semelhante ao utilizado no futebol. As novas regras também incluem uma espécie de selo que as equipes de XC e DH terão para classificá-las em destaque ao longo da Copa do Mundo de MTB. Uma atualização nos pontos pós provas também será crucial para manterem todos informados.

Cross Country Maratona - XCM

Profissionais e pilotos de elite serão os mais beneficiados pelo novo formato, com um sistema de entrada automática permitindo-lhes beneficiar nas provas de maratona, com menos impacto sobre sua participação nos eventos de cross country. Como será isso? A modalidade não estava sendo muito disputada pelos grandes atletas do cenário do XC, por ser apenas uma única etapa. Isso tirava o prestígio e até mesmo rompia contratos com seus patrocinadores.

Com essas novas regras, os pilotos que terminarem entre os top-20 em uma única etapa da Maratona, estará automaticamente qualificado para o mundial. E aqueles que terminarem no geral de todas as etapas entre os top-50, também serão inseridos. Desta forma, haverá uma competitividade ao longo da competição; uma vez que os atletas tops do XC escolherão as melhores datas para disputarem.

Four Cross - 4X

O Four Cross recebeu uma revisão geral, principalmente na questão da segurança. Um procedimento de sanções serão introduzidas para direcionar infrações durante as corridas. O sistema de cartão amarelo, azul e vermelho irá fornecer o alerta (amarelo), o rebaixamento (azul) ou, no caso de um piloto de colocar outro piloto em perigo, a desqualificação (vermelho).

A UCI colocará mais para-médicos em todo o percurso e cortou de vez os capacetes "coquinhos". Agora, os capacetes "full-face" serão obrigatórios em todos os momentos, enquanto estiveram nas pistas (ambas as corridas e treinamento). Lógico que serão em competições oficiais da entidade maior.


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