home

No Rio, motoristas de ônibus são treinados para respeitarem ciclistas


6 SET, 2015     Gustavo Figueiredo    



Em uma iniciativa promovida pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, motoristas das 14 linhas que utilizam o terminal do Cosme Velho, na zona sul, receberão instruções de respeito ao ciclista como parte das ações do Programa "Rio Capital da Bicicleta. Eu apoio”. A ação que aconteceu nesta quarta-feira (2/9) e quinta-feira (3/9).

imagem
treinamento realizado na semana passada


A iniciativa integrou-se ao trabalho de implantação de 10,4 km de ciclovias entre os bairros de Laranjeiras, Cosme Velho, Flamengo e Botafogo. O objetivo foi melhorar o convívio com os ciclistas devido ao aumento da utilização de bicicletas como meio de transporte na região.

A ação prevê ainda palestras nas escolas próximas, visita a um ônibus-modelo, parceria com cicloativistas para conscientização do uso da bicicleta como modal de transporte e abordagem aos pedestres, sensibilizando para as regras de convivência nas ruas.

O “Motorista Amigo do Ciclista” é um programa criado pela Universidade Corporativa do Transporte (UCT), área da Fetranspor responsável pela educação e treinamento dos profissionais do setor em todo o Estado.

"Cada bicicleta na rua é um carro a menos, isso melhora o trânsito, a qualidade e vida das pessoas e representa uma economia real. A bicicleta hoje é modal de transporte integrante na Cidade do Rio, não são mais usadas apenas como lazer. Na Europa, a convivência entre ônibus, carros, motos e até metrô de superfície com a bicicleta é harmoniosa. Aqui também é possível.", destaca Altamirando Moraes, subsecretário municipal de Meio Ambiente.


Fotos (1)

foto 0 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados