MENU

No Rio, motoristas de ônibus são treinados para respeitarem ciclistas

Em uma iniciativa promovida pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, motoristas das 14 linhas que utilizam o terminal do Cosme Velho, na zona sul, receberão instruções de respeito ao ciclista como parte das ações do Programa "Rio Capital da Bicicleta. Eu apoio”. A ação que aconteceu nesta quarta-feira (2/9) e quinta-feira (3/9).

imagem
treinamento realizado na semana passada


A iniciativa integrou-se ao trabalho de implantação de 10,4 km de ciclovias entre os bairros de Laranjeiras, Cosme Velho, Flamengo e Botafogo. O objetivo foi melhorar o convívio com os ciclistas devido ao aumento da utilização de bicicletas como meio de transporte na região.

A ação prevê ainda palestras nas escolas próximas, visita a um ônibus-modelo, parceria com cicloativistas para conscientização do uso da bicicleta como modal de transporte e abordagem aos pedestres, sensibilizando para as regras de convivência nas ruas.

O “Motorista Amigo do Ciclista” é um programa criado pela Universidade Corporativa do Transporte (UCT), área da Fetranspor responsável pela educação e treinamento dos profissionais do setor em todo o Estado.

"Cada bicicleta na rua é um carro a menos, isso melhora o trânsito, a qualidade e vida das pessoas e representa uma economia real. A bicicleta hoje é modal de transporte integrante na Cidade do Rio, não são mais usadas apenas como lazer. Na Europa, a convivência entre ônibus, carros, motos e até metrô de superfície com a bicicleta é harmoniosa. Aqui também é possível.", destaca Altamirando Moraes, subsecretário municipal de Meio Ambiente.

Fotos (1)

foto 0 -  Mais Fotos


Conteúdo Relacionado

Comentários