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Niner Air 9 RDO 3-Star 2018 - Primeiras impressões

A Air 9 RDO é uma hardtail feita em fibra de carbono pelo fabricante norte-americano Niner. A bike aposta em uma geometria moderna e no bom pacote de componentes para satisfazer ciclistas focados no alto desempenho em competições de XCO ou XCM. Testamos o modelo 3-Star, configuração intermediária na escala de 1 a 5 da marca.

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    Pedro Cury

Ficha Técnica

Quadro: Air 9 RDO - Niner Red / carbon ou CMYK ou Laranja
Suspensão: Fox 32 Float Sc Factory Fit4, com trava remota, Kashima Coat, 100mm, 110x15mm
Roda Dianteira: Stan's Notubes Neo / ztr Arch Mk3, 110x15mm
Roda Traseira: Stan's Notubes Neo / ztr Arch Mk3,148x12mm
Pneu Dianteiro: Maxxis Ikon 3c / exo / tr 2.35
Pneu Traseiro: Maxxis Ikon 3c / exo / tr 2.20
Câmaras / Selante: Stans No Tubes Sealant (2 X 2oz Bottles)
Freios: SRAM Guide R
Manetes de Freio: SRAM Guide R
Rotores de Freio: 180 / 160mm G2cs Rotors
Passador Traseiro: SRAM GX Eagle 12sp
Cambio Traseiro: SRAM GX Eagle 12sp
Cassete: SRAM Eagle XG 1275, 10-50t
Corrente: SRAM GX Eagle 12sp
Pedivela: SRAM Stylo 7k Eagle Pf30 32t
Movimento Central: SRAM Pf30
Selim: Niner Custom With Cr-mo Rails, Embossed Niner Graphic
Canote: Niner Carbon Seat Post, 400mm, Niner Graphic
Guidão: Niner Flat Top RDO, 780mm, Niner Graphic
Mesa: Niner Alloy Stem, Niner Graphic
Caixa de direção: Niner Integrated Shis Description Is42 / 28.6 | is52/40
Manoplas: Niner Grrrips L/o Nylon
Peso: 9.3 kg
Preço: Promocional de R$ 16.783,00 na data da publicação

Pacote de componentes e desenho

A primeira vista, a Niner Air 9 RDO 3-Star parece ser uma bicicleta extremamente rápida, com o topo da caixa de direção acompanhando o tubo superior, criando uma suave curva que segue até a traseira da bicicleta, tudo perfeitamente esculpido com um tubo achatado e largo - com uma bela pintura laranja que chama bastante atenção.


A bike testada veio equipada com uma suspensão dianteira Fox 32 Step-Cast com 100mm de curso, espiga tapered e eixo de 15mm, com as trocas de marcha sendo realizadas pelo excelente conjunto SRAM GX Eagle de 12 velocidades com um cassete 10-50 dentes e uma pedivela SRAM Stylo com coroa de 32 dentes.


As rodas Stan's Notubes Neo/ztr Arch Mk3 são calçada com pneus Maxxis Ikon 2.35 na dianteira e 2.2 na traseira, uma combinação de tamanhos que permite mais tração e controle direcional na dianteira, sem comprometer peso e rolagem na traseira - configuração bastante utilizada por corredores de XC.

Foto 65781
    Pedro Cury

A mesma ideia foi utilizada na escolha dos rotores de freio de 180mm a frente e 160mm, mordidos por um sistema de freios SRAM Guide R. A bike vem montada com um cockpit com componentes da Niner, com canote de fibra de carbono.

Geometria

No papel, a Air 9 RDO 3-Star é uma bicicleta de cross-country com uma propensão para encarar desafios mais técnicos. Com apenas 435mm, a rabeira é considerada curta. Já tubo superior é longo, medindo 610mm, criando um alcance - reach - de 424mm na versão média. Com garfos de 100mm de curso, a caixa de direção possui 70 graus de inclinação

Foto 65784

O espaçamento dos cubos é Boost, com 148×12 atrás e 110X15 na frente. Fechando o pacote, temos o seat-tube de 27.2mm pode ser angulado 73 graus.

Atualmente, muitos fabricantes tem optado por caixas mais abertas, na casa dos 69.5 e até beirando os 68 graus, inclusive em suas bikes de XC. Por isso, os números da Air 9 RDO 3-Star podem parecer conservadores para uns, porém, a Niner guardou 2 segredos nesta bike.

Foto 65774
    Pedro Cury

O primeiro e mais evidente é o largo guidão de 780mm e o segundo é que o projeto prevê o uso de garfos de 120mm de curso, que a abre a caixa para 69 graus e altera o ângulo do selim para 72 graus - números que aumentam a capacidade da bike enfrentar terrenos mais técnicos ladeira abaixo.

Pedalando

No geral, a bike destaca-se pela boa disposição e proatividade para atacar as subidas, respondendo bem as mudanças rápidas de direção. Nos singletracks, estabilidade e agilidade são grandes, com o guidão mais largo desempenhando papel fundamental na hora de soltar os freios e acelerar nas descidas mais cascas grossa - um diferencial nos circuitos mais pesados.

O guidão é realmente muito largo, uma medida que vemos em bikes de downhill. Porém, isso é proposital, já que ele pode ser cortado até 710 mm. A medida original poderá ser bem vinda para as bikes de enduro da linha ou atletas muito altos.

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    Pedro Cury

Além disso, o pneu dianteiro mais "parrudo" também foi um diferencial nos trechos mais técnicos, criando uma sensação de bastante segurança para o piloto.

A frente é robusta e rígida, com o longo tubo superior colocando o ciclista em uma posição mais inclinada e alongada, o que facilita o trabalho na hora de despejar potência em escaladas. Como era de se esperar de uma hardtail de fibra de carbono moderna, a transmissão de potência é bastante eficiente, com o conforto sendo oferecido pelo canote 27.2 com uma grande área para fora do seat-tube.

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    Pedro Cury

Conclusão

A Niner Air 9 RDO 3-Star é uma excelente escolha para o ciclista que está procurando uma hardtail com foco no elevado desempenho em provas de XCO e XCM. Sua configuração de componentes e geometria permitem encarar uma grande variedade de terrenos, com uma predileção por trilhas mais técnicas dentro do universo do cross-country.

No primeiro pedal a bike impressionou, mas é preciso testar o modelo por mais tempo para obter mais informações sobre como ele se comporta em diferentes tipos de trilhas e competições.

Pilotos:
Péricles Maia - Perfil no Strava
Rogério Azevedo


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