MENU

Nanotubos de fibra de carbono podem causar câncer, sugere estudo

Um estudo publicado no site Current Biology afirma que "Nanotubos de Fibra de Carbono são similares ao Amianto em seu formato fibroso e propriedade de bio persistência e, por isso, deve apresentar os mesmos riscos que o Amianto em caso de inalação".

Este tipo de inalação poderia ocorrer na hora de cortar e lixar uma espiga de um garfo de fibra de carbono feito com este tipo de tecnologia, por exemplo. Para realizar o estudo, os pesquisadores observaram o surgimento do câncer Mesotelioma em ratos expostos ao amianto e a nanotubos de fibra de carbono.

Vale ressaltar que, atualmente, o uso de nanotubos de fibra de carbono existe na industria da bicicleta, mas ainda não é muito difundido. Além disso, a quantidade de pó e detritos gerados na hora de cortar uma espiga é muito pequena - o problema também pode ser facilmente resolvido com o uso de uma máscara.

Outro detalhe é que nem todos os tipos de nanotubos podem causar problemas, já que só as estruturas longas e finas se assemelham ao Amianto. Os nanotubos mais grossos e emaranhados tem um perfil diferente.

"O sistema imunológico faz um bom trabalho reconhecendo nanotubos menores. Células do sistema imunológico conseguem isolar este tipo de fibra e elimina-la do organismo", explicou Anne Willis, diretor do MRC Toxicology Unit.


Relacionados

Comentários



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.