home

Mundial de MTB - Cobertura - Cross Country - Elite Feminina


14 SET, 2011     Guiné    



Depois de uma disputa acirrada desde o início da prova, a canadense Catharine Pendrel garantiu seu primeiro título mundial na categoria Elite Feminino XCO.

imagem

Pendrel disputou o ouro com a polonesa, Maja Wloszczowska, que defendia o título mundial da categoria. Maja virou a primeira volta na frente, com uma pequena diferença, mas não conseguiu segurar a canadense, que nesta temporada, foi vice-campeã da Copa do Mundo de MTB XCO.

A terceira colocada foi a italiana Eva Lechner, que disputou até os últimos metros com a russa, Irina Kalentieva (quarta colocada). Já na quinta colocação, a suíça Nathalie Schneitter, que recebeu muitos aplausos. Mas quem levantou suspiros foi Gunn-Rita Dahle. A norueguesa chegou na sexta posição.

imagem

Atuação de Roberta Stopa

A única atleta brasileira nesta prova foi a mineira Roberta Stopa. A juizforana fez uma boa prova diante das mais de 70 atletas. Mesmo largando nas últimas fileiras, Stopa manteve o ritmo forte em busca de melhores colocações.

Roberta Stopa manteve o ritmo durante as duas primeiras voltas, com a 57ª colocação. Já na terceira, conseguiu mais duas colocações preciosas, com a 55ª posição. Na quarta volta, caiu uma posição.

Nesta mesma volta, atleta teve que abandonar a prova pela regra dos 80%. Mas sua participação neste mundial foi de grande valia para busca de pontos no ranking da UCI, rumo à Londres 2012.

Confira as parciais de Roberta Stopa - Elite Feminino XCO

1ª volta (57ª colocação) 10:07 / cerca de 2min42s a mais que o registro da volta;
2ª volta (57ª colocação) 30:01 / cerca de 6min47s a mais que o registro da volta;
3ª volta (55ª colocação) 50:11 / cerca de 10min52s a mais que o registro da volta.
4ª volta (56ª colocação) corte dos 80% (regra da prova).

Depoimento de Roberta Stopa

"Esse sim é o pior circuito que já andei, pior no bom sentido: duro, técnico e pesado. Tudo que vocês possam imaginar de difícil tem aqui. Não estou feliz com o resultado, mas satisfeita por ter conquistado alguns pontinhos para a classificação do Brasil nas Olimpíadas de Londres.

Um Start Loop rápido no asfalto e estradas de terra até entrar nas trilhas. Consegui me manter entre as 30, quando uma das atletas caiu na minha frente, fazendo com que eu perdesse tempo e muitas posições.

Após esse acidente tentei me encontrar na prova. Adrenalina a mil por ter conseguido escapar do acidente e concentração total para encontrar meu ritmo e partir em busca da melhor colocação. Por ter perdido muito tempo no acidente e contato com as meninas,
andei muito sozinha até encostar em 3 atletas e começar a ganhar posições.

O circuito tinha duas subidas mais duras e quando chegava no topo imediatamente virava de cabeça pra baixo. Na primeira, logo vinha o tal "drop" e na segunda a "piscina de raízes", onde eu mais senti dificuldade e gastei energia tentando me equilibrar e transpô-las. Na parte plana, um terreno pesado dentro da mata com várias raízes e curvas, deixando as pernas pesada e a velocidade baixa. Raízes.... nunca vi tantas em toda minha carreira, era difícil fazer um traçado, elas estavam molhadas e eram sobrepostas umas pelas outras e em várias posições, SURREAL.

Terminei a prova na 56ª colocação, obrigada a todos que ficaram na torcida e parabéns aos atletas Brasileiros que foram guerreiros e deram o seu melhor na pista. Em especial ao Renato (Mecânico) que cuidou das bikes deixando-as pronta para batalha e que não tiveram nenhum problema mecânico e também ao Eduardo Ramires (Team Manager) que dedicou toda sua
atenção e experiências aos novatos e aos "velhinhos" também dando toda assistência necessária.

De todas as viagens com a delegação, posso dizer que essa foi a mais harmônica que já participei, com direito a um brinde no jantar depois de todas as provas com todos da delegação XCO unidos"

Parabéns para Roberta Stopa pela particiupação neste Mundial!


imagem

Resultados da Elite Feminino XCO

1 Catharine Pendrel (Canadá) 01:46:14
2 Maja Wloszczowska (Polônia) +0:28
3 Eva Lechner (Itália) +01:36
4 Irina Kalentieva (Rússia) +02:05
5 Nathalie Schneitter (Suíça) +03:27
6 Gunn-Rita Dahle Flesjaa (Noruega) +3:50
7 Rosara Joseph (Nova Zelândia) +4:24
8 Emily Batty (Canadá) +04:35
9 Marie-Helene Premont (Canadá) +05:01
10 Lea Davison (Estados Unidos da América) +05:52


Fotos (31)

foto 0 -  foto 1 -  foto 2 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados