MENU

Mundial de MTB 2018 - Lenzerheide - Convocação da seleção gera polêmica

Atletas questionam critério escolhido pela Confederação Brasileira de Ciclismo para selecionar atletas que vão representar o Brasil na Suíça

No dia 6 de de agosto deste ano, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) divulgou os atletas brasileiros que representarão o pais no Campeonato Mundial de MTB 2018, prova que será realizada em Lenzerheide, na Suíça, entre os dias 05 e 09 de setembro.

Foto 69044
    Michele Mondini / Divulgação

Os atletas convocados foram Luiz Henrique Cocuzzi (Scott/Lar/Shimano), Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing), José Gabriel (Groove/Chaoyang/Shimano/ASW) e Raiza Goulão (Primaflor-Mondraker-Rotor). A escolha dos representantes, porém, gerou alguma confusão e insatisfação entre atletas e técnicos, já que o critério utilizado pela CBC não leva em conta somente os pontos no ranking olímpico da UCI e sim outros critérios justificáveis. Com isso, Henrique Avancini, atual número 2 do mundo, foi um dos primeiros a relatar sua insatisfação.

Foto 69042
    Maximiliano Blanco / CBC

"Já me posicionei algumas vezes em relação aos pontos que eu considero falhos, dentre eles: - Critérios justificáveis ao invés de critérios concretos prévios: Como exemplo na Elite Masculina os atletas convocados foram Luiz Cocuzzi e José Gabriel. O primeiro atual campeão Panamericano e 2º brasileiro no ranking UCI (Justificável!). O Zé é atual vice-campeão brasileiro Elite em seu primeiro ano na categoria (Justificável também)! Aí entra a falha! Quase sempre há uma justificativa. Mas eu me pergunto se a prioridade não deveria ser o Gotardelo, já que ele atualmente é o 2º colocado no ranking olímpico UCI", afirmou Avancini em sua conta do Instagram.

Foto 69045
    Groove / Divulgação

Segundo colocado entre os brasieliros no Ranking Olímpico da UCI, Guilherme Gotardelo Muller (Sense Factory Racing) também não ficou satisfeito com a decisão CBC.

"Mais uma vez fico sem entender as escolhas da CBC. Sou o segundo atleta de maior pontuação no ranking olímpico da UCI, fui top 3 entre os brasileiros em todas as provas que participei desde o início do ano, além de ser 4º colocado no campeonato Pan-americando de MTB na Colômbia esse ano. Todos que foram convocados tem seu mérito e merecem muito estar lá. Mas não faria sentido levar todos os pontuadores do ranking Olímpico? Já que o Brasil está na busca de vagas?", desabafou o ciclista em sua conta do Instagram.

Foto 69046
    Pedro Cury

Critérios de seleção

Segundo a CBC a convocação tem como objetivo exclusivo o Campeonato Mundial. Para selecionar os atletas convocados, foram adotados critérios objetivos, fundamentados em resultados esportivos (Campeonato Brasileiro, eventos nacionais, internacionais, e demais resultados de competições recentes), e também critérios subjetivos, como fator idade, renovação da base, surgimento de novos atletas com alto índice técnico e atletas que tenham apresentado resultados crescentes significativos ao longo da última temporada.

Foto 69043
    Maximiliano Blanco / CBC

"Antes de criticar minha convocação busque no site da CBC o critério que está no site a semanas e entenda melhor o porque fui convocado. Fui segundo colocado na Campeonato Brasileiro e no RANKING UCI me encontro em terceiro, atrás de Cocuzzi e Guilherme e foi no qual foi usado como critério! E acima de tudo esta no site da CBC para todos os atletas criarem suas estratégias para conquista a vaga! Eu fiquei atento a isso e tracei estrategia em cima", afirmou José Gabriel em resposta à Avancini.

Além da confusão com os atletas, a convocação também gerou um certo desconforto na equipe Técnica, com o treinador Helio Souza deixando seu posto por não concordar com o atual formato. Em seu lugar, Cadu Polazzo foi selecionado para auxilar a equipe. A falta de mais atletas mulheres também incomodou, já que existe uma busca pela segunda vaga olímpica para as mulheres e somente uma atleta está sendo levada.


Relacionados

Comentários

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.