home

Mundial de MTB 2018 - Com polêmica na convocação, CBC publica nota de esclarecimento

Confederação publica nota para esclarecer critério de seleção utilizado para escolher atletas para o Mundial 2018


9 AGO, 2018     Gustavo Figuereido     2    



No começo dessa semana, a convocação dos atletas que representarão o Brasil no Campeonato Mundial gerou polêmica entre alguns atletas e a CBC, já que alguns questionaram o critério utilizado para a seleção. Hoje, a Confederação Brasileira de Ciclismo publicou uma nota de esclarecimento para explicar melhor as regras utilizadas na convocação.

Segundo a entidade, o uso do Ranking Olímpico seria inviável, já que ele existe a pouco tempo e contempla apenas os três atletas mais bem pontuados. Para entender melhor o caso, confira abaixo o texto da CBC na íntegra.

Nota de Esclarecimento

Em atenção aos questionamentos levantados sobre a convocação para o Campeonato Mundial de MTB 2018, e em respeito a todos os atletas do MTB brasileiro, a Confederação Brasileira de Ciclismo vem esclarecer que:

1) O ranking mundial citado como índice para o critério publicado no dia 24/07/2018, referente a participação e convocação dos atletas brasileiros para o Campeonato Mundial de MTB XCO 2018, disponível no link: http://cbc.esp.br/noticias/busca/id/10842, se refere ao Ranking Mundial Individual UCI. Em nenhum momento foi feito referência ou apontada a possibilidade de utilização do Ranking Olímpico UCI para este fim.

2) A utilização do Ranking Olímpico Por Nação UCI como índice para convocações de demais competições (Copas do Mundo, Mundiais, Pan-Americanos, etc...) seria impraticável e incoerente, tendo em vista o curto espaço de tempo que este ranking está aberto, além de contemplar e divulgar apenas os três melhores atletas do país como referência para somar pontos. No caso de existir quatro ou mais vagas para qualquer outra competição, ficaríamos reféns de um segundo critério, torando o processo desgastante e subjetivo.

Por esse motivo, o Ranking Olímpico Por Nação UCI será utilizado apenas e exclusivamente para a classificação e convocação Olímpica. Para a participação brasileira em todas as demais competições, será utilizado o Ranking Mundial Individual UCI, além dos demais critérios previamente publicados e estipulados pela confederação.

3) Não existe e nunca existiu nenhum acordo pré-estabelecido entre atleta e seleção/confederação com relação a despesas e realocação de recursos referente a participação de eventos.

--

Desta forma, a Confederação Brasileira de Ciclismo reafirma seu compromisso com os atletas, Clubes, técnicos, dirigentes, e todos os envolvidos, especialmente no que se refere a transparência e ampla divulgação dos critérios pré-estabelecidos para convocações de todas as seleções.


Comentários

  • avatar

    Marcelo   

    Marcelo   

    Entendo que priorizando os resultados da uci favoreceria a participação de mais atletas em competições internacionais. Patrocinadores poderiam abrir mais condições de terem equipes maia completas com atletas masculino e feminino nas categorias sub 23 e elite.
    5 dias atrás - Denunciar


  • avatar

    JcFiebig    Palmeira das Missões - RS

    JcFiebig    Palmeira das Missões - RS

    Argumento fraco... Além disso, não falaram nada sobre terem convocado apenas uma mulher.
    5 dias atrás - Denunciar




  • Relacionados