Seção de Fotos Vazia Mundial de Mountain Bike 2009 - Markolf faz o 28o tempo do qualify - Pedal
home

Mundial de Mountain Bike 2009 - Markolf faz o 28o tempo do qualify

Markolf Berchtold acelera na classificatória do Downhill


4 SET, 2009     Guiné    



O Campeonato Mundial de Mountain Bike 2009 que acontece nesta semana em Canberra, na Austrália, começa a esquentar com disputas emocionantes nesta sexta-feira no Stromlo Forest Park. A primeira surpresa do dia foi a 28ª colocação do piloto brasileiro Markolf Berchtold na tomada de tempo oficial do downhill.

imagem

"Estava bastante concentrado, sem pressão, com muita suavidade, sem nervosismo e consistente", disse Markolf Berchtold que demonstrou muita disposição e dedicação nos treinos na pista e também no "rolo" no quarto do hotel.

A prova classificatória serve para definir a ordem de largada da final que ocorre no próximo domingo. "Estava bem confiante, porém inseguro por não participar de competições internacionais. Não sabia exatamente qual seria meu tempo, pois não tinha referência. Fazia mais de um ano que não encontrava com o pessoal nas pistas", comentou Markolf que tem 29 anos e é natural de Jaraguá do Sul e vive Schroeder (SC).

A tomada de tempo oficial do DH começou às 11 da manhã, disputada num circuito de 2.100 metros. Entretanto, na noite anterior choveu durante todo o tempo e só foi parar pouco antes das 8 da manhã. A temperatura manteve-se na casa dos 10ºC, deixando a pista enlameada, porém durante os treinos o percurso secou totalmente. O melhor tempo oficial no downhill foi do australiano Michael Hannah, sendo assim o último a largar no domingo.

"Me admirei com o resultado, ficando entre os TOP 30, a apenas 10s47 do primeiro colocado", comentou Markolf que na parte final da pista ainda economizou energia. "Onde tinha muita reta apenas girei para não se cansar demais", revelou. "Esse tempo de 2min40s15 me deixou bem satisfeito. Agora as minhas expectativas são as melhores possíveis, porém é muito difícil falar em resultado. Com certeza darei o melhor de mim para ficar entre os melhores no mundial", concluiu Markolf que possui dezenas de títulos em 16 anos de carreira. O piloto catarinense compete com os patrocínios: Markolf Bikes, Zenith Bikes, Shimano, Rock Shox, Maxxis, Troy Lee e Prefeitura Municipal de Concordia.

Uma curiosidade no downhill é o equipamento utilizado pelos atletas: o francês Fabian Barrel, ex-campeão mundial de DH, e, Brian Lopes, que volta a participar do Mundial de DH depois de muitos anos apenas dedicando-se ao 4-Cross. Ambos utilizaram bicicletas de curso de amortecimento "curto" de apenas 160mm e garfos single-crows, enquanto os adversários usaram bikes com 200mm de amortecimento! Outro acontecimento interessante foi a realização do evento paralelo, batizado de "Mundial de Pumptrack", em que reuniu os melhores pilotos do mundo num quintal de uma casa em Canberra, para tomadas de tempo numa pista cheia de obstáculos, onde a graça é ir o mais veloz possível sem pedalar. Quem levou a melhor foi novamente o "local" Mick Hannah.

:: Equipamentos novos

Logo antes de partir para a Austrália, Markolf fechou mais um apoio que pode fazer a diferença neste mundial. O atleta agora utiliza suspensões da americana Rock Shox, com amortecedor traseiro modelo Vivid 5.1 e o novo garfo BOXXER WC 2010.


Comentários



Relacionados