home

Mundial de ciclismo de estrada 2018 - Percurso brutal vaza na internet


9 JAN, 2017     Gustavo Figuereido    



O Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada da UCI é sempre uma das provas mais esperadas do calendário. Se na penúltima e na última edição da prova vimos Peter Sagan prevalecer em provas bastante distintas em Richmond e em Doha.

A edição 2017 da prova, que deve acontecer em 24 de Setembro, será realizada na Noruega e contará com uma altimetria bastante ondulada, mas sem grades escaladas - algo bem diferente do percurso para a edição 2018 da competição que recentemente vazou na internet.

imagem

A prova, que será realizada em Innsbruck na Áustria, poderá ter um total de até 4.100m de escalada, distribuídos ao longo de 259.6km. Um circuito com uma subida de 8 km com média de 6.7% marca a parte inicial, sendo que na final, uma escalada curta e dura, com 2.9km de extensão e 10.9% de inclinação média também fará parte dos desafios da competição.

Com um perfil assim, muito provavelmente a vitória cairá no colo de um atleta com boa capacidade de escalada e explosividade. Porém, devemos observar que a chagada acontece depois de uma descida e um pequeno trecho plano. Neste momento, um escalador solitário pode facilmente ser capturado por um grupo de atletas mais fortes vindos de trás, deixando as possibilidades bastante abertas.

imagem

Na prova de contra-relógio, mais uma vez as subidas são relevantes. Totalizando 32km, o circuito terá duas escaladas. Na primeira, os atletas deverão encarar 8km com 5.7% de inclinação para depois enfrentar 2.4km com a média de 11,4%. Antes de chegar a meta, os atletas devem ainda percorrer 9km entre descida e um trecho plano - mais um vez, um cenário mais adequado para escaladores bons de passo.


Comentários





Relacionados