Seção de Fotos Vazia MTB 12 Horas reúne 430 ciclistas em Itupeva - Pedal
home

MTB 12 Horas reúne 430 ciclistas em Itupeva

Prova começa à meia-noite deste sábado, no Shopping SerrAzul


1 DEZ, 2006     Pedro Cury    



São Paulo - Com a participação de 430 ciclistas, acontece neste final de semana a 11ª edição do MTB 12 Horas, a mais tradicional disputa de mountain bike de endurance do país. Serão 12 horas pedalando em um circuito de oito quilômetros montado ao lado do Shopping SerrAzul, no Km 72 da Rodovia dos Bandeirantes, em Itupeva (SP), com largada à meia-noite deste sábado e término ao meio-dia de domingo. O evento reunirá os melhores nomes do país na modalidade com destaque para atletas que buscam vaga no Pan 2007, no Rio de Janeiro, e os melhores brasileiros na prova do ano passado.

No masculino, os destaques que tentam ir ao Pan são Edvando Souza Cruz, que foi o primeiro do ranking em 2006 e ganhou a medalha de prata no Sul-Americano de Mar del Plata (Argentina); o experiente Márcio Ravelli, dez vezes campeão brasileiro e que volta a competir nos Cross Country após uma temporada no Down Hill justamente para tentar ir a mais um Pan-Americano; além de Arlei Domingos; Gilberto Góes e Odair Pereira. Além deles, há o paulista Josenilton Gomes, vice-campeão no ano passado, apontado como um dos favoritos deste ano. No feminino, as atrações são a cearense Alziane Diógenes, bicampeã da disputa e que busca o tricampeonato; e Jaqueline Mourão, melhor do Brasil na modalidade, atual campeã nacional e que já foi confirmada no Rio de Janeiro.

Outros destaques do ciclismo nacional de todos os tempos também estarão competindo no Shopping SerrAzul. Adriana Nascimento, maior campeã brasileira da história, com oito títulos, competirá na categoria Solo, assim como Júlio César Paterlini, campeão de todas as edições do Extra Distance; e Marcos Mazzaron, presidente da Federação Paulista de Ciclismo, que foi o primeiro campeão nacional de mountain bike em 1989 também participará. Mazzaron competirá na equipe TNG Sundown FPC.

Pelo 11º ano consecutivo, o MTB 12 Horas vai ser o destaque do final de ano esportivo. A competição já se consagrou como uma das mais importantes do país, tendo servido de modelo para outras disputas. Com sua mistura de festa de organização de primeira, o evento inspirou muita gente no ciclismo nacional tendo como filosofia o destaque ao atleta amador e o espírito de companheirismo, aventura e desafio, que são a alma do mountain bike. E é graças a isso que o MTB 12 Horas superou uma década de existência com muita força e atraindo ciclistas de diferentes níveis em uma grande festa do esporte.
“Nossa história mostra que as edições do MTB 12 Horas sempre são muito disputadas e isso não deverá ser diferente este ano. O circuito montado por Eduardo Ramires costuma exigir muito dos atletas e das equipes. Estamos seguros que teremos mais uma grande competição e uma confraternização de primeira no final do ano esportivo. Este ano a prova encerra a Supercopa de Mountain Bike, o que é mais um motivo para atrair atletas”, explica Paulo de Tarso Martins, o Paulinho, um dos diretores do Sampa Biker’s, organizador do evento. “Uma das novidades de 2006 é a Bike Expo Brasil, a primeira feira de negócios do segmento”, completa.

A programação oficial é a seguinte: 02/12, 15 às 21 horas, Entrega de kits aos atletas; 21h15, Reunião em frente ao palco da arquibancada; 22 às 23 horas, Alinhamento das bicicletas pelo atleta que fará a largada; 23h20, Chamada de todos os atletas para o alinhamento da largada ‘Le Mans’; 03/12, 0h00, Largada; 01h00, Garota MTB 12 Horas; 01 às 02 horas, Entrega de kits para aqueles que não conseguiram retirar antes; 12 horas, Final; 13h30, Premiação dentro do Shopping SerrAzul.

O MTB 12 Horas tem oito categorias. Na Solo masculino há quatro divisões por idades, nascidos até 56, entre 57 e 66, entre 67 e 71 e 77 e 90; enquanto a Solo feminino é única para atletas federadas ou não. Há ainda a Duplas, onde somente não podem ser formadas parcerias com dois atletas de elite; Mista (4), na qual pelo menos dois componentes devem ser do sexo feminino; e Idades, quatro categorias com equipes de quatro componentes que juntos devem somar até 110 anos, de 111 a 130, de 131 a 150, e 151 em diante.

O MTB 12 Horas é uma realização da Sampa Biker’s, com patrocínio do Banco Mercedes-Benz, co-patrocínio da Reebok e apoio do Shopping SerrAzul, Caloi, Fox, Bell, Maxxis, Vzan, Água Crystal, Madis Rodbell, Trilhas & Rumos, Calypso, Headwear, Loopcom e Spec.

Mais informações no site http://www.mtb12horas.com.br/


Comentários



Relacionados