home

MTB 12 Horas - Grande festa em mais uma edição


12 JUL, 2012     Guiné    



Aconteceu no último fim de semana (7 e 8 de Julho) na cidade de Piedade-SP, mais uma edição do MTB 12 Horas de São Paulo. Na décima sexta edição, a novidade ficou por conta da nova de data, já que a prova tradicionalmente acontecia em novembro e assim fechava o calendário do mountain bike nacional com uma competição em ritmo de festa. A mudança de data obrigou os atletas, o público e a organização a enfrentar um desafio extra: o frio do inverno.

imagem

Mesmo assim, a prova foi um sucesso e sua mistura única de competição, festa e confraternização mostrou mais uma vez que a fórmula tem potencial para crescer ainda mais. Estiveram presentes algumas equipes, duplas e solo veteranos do MTB 12 Horas, porém um grande número de participantes eram praticamente novatos do mountain bike em busca do desafio e superação.

A chuva, de novo...

A largada foi dada pontualmente à meia-noite do sábado, ao contrário do ano passado quanto a prova começou ao meio-dia. Após um longo período de estiagem típica do inverno paulistano, a chuva deu o ar da graça novamente, caindo antes da largada e durante parte da madrugada do sábado para o domingo.

Dos 200 inscritos (número limite imposto pela organização). Cerca de 100 atletas alinharam para a corrida da já tradicional largada estilo Le Mans enquanto acontecia um belo Show de largada da Rita Lee Cover, que muita gente pensou que era a verdadeira devido a incrível semelhança. Sob fogos de artifício e aplausos de incentivo dos colegas de equipe e do público presente, eles completaram a volta em torno do palco principal a pé, pegaram suas bikes e entraram no circuito. As luzes dos faróis serpenteando pelo circuito do Parque Ecológico de Piedade proporcionou o show para quem assistia, lembrando edições passadas em que a primeira parte da competição ocorreu durante a noite ao invés do dia.

Devido à chuva, a organização liberou as trocas ao final da primeira volta. Algumas equipes aproveitaram e alteraram suas estratégias em busca de melhores condições, já que apesar da chuva a trilha estava totalmente pedalável. E no meio da madrugada, já sem chuva,o Concurso Garota 12 horas agitou o público masculino.

imagem

Prova de resistência

As condições tornaram a competição numa “prova de resistência”, e quem conseguiu manter o ritmo sem danificar o equipamento obteve boa colocação. Foi o caso da equipe Lar Nossa Senhora Aparecida, veteraníssima do MTB 12 Horas e vencedora na categoria Sport1. Quem contou com apoio eficiente também aproveitou da vantagem e disputou uma prova um pouco mais tranquila. A ajuda de mecânicos e “cozinheiros” na barraca fez muita diferença para várias equipes e duplas.

Mas é nas categorias Solo que o apoio externo durante uma prova tão exigente faz diferença. Mesmo quem contou com ajuda mais “modesta” teve seu incentivo reconhecido. Patrícia Perez, esposa do atleta Igor Perez, de Capivari (SP) que correu na categoria Solo Masculino ganhou um Prêmio Especial da organização pelo apoio prestado ao atleta-marido. Segundo os participantes, este espírito de solidariedade é um dos grandes atrativos e diferenciais do MTB 12 Horas.

imagem

O final, afinal

Com o nascer do dia veio a esperança que de o sol melhorasse as condições do circuito e esquentasse a disputa. Porém, quando a chuva parou já na manhã do domingo, aí sim o barro um pouco mais seco começou a “grudar” nas bicicletas, dificultando a pedalada e exigindo trocas mais frequentes. Muitas bikes não resistiram, e não foram poucos os que voltavam do circuito e passavam pela cronometragem carregando suas magrelas com correntes e câmbios quebrados.

Próximo das 11 horas, com o fechamento do circuito para trocas o público voltou à arquibancada para acompanhar as últimas voltas dos atletas e conferir as colocações. Bandas e artistas se revezavam no palco, preparando o clima da chegada. A emoção de terminar uma prova tão exigente e desgastante tomou conta de todos, e cada ciclista que cruzava a linha de chegada após o encerramento era brindado com aplausos sob o Hino da Vitória e recebia sua medalha de finalista. Emocionados (e cansados), muitos não conseguiam articular o discurso e apenas gritavam de satisfação pelo desafio superado.

Enquanto aguardavam a apuração dos resultados e a premiação, os participantes foram se recompor para a premiação. O público foi à loucura com o show de habilidade do Campeão Paulista e Brasileiro de Trial, Diego Vaz da Equipe Houston, uma das patrocinadoras do MTB 12 Horas de São Paulo. Diego fez manobras alucinantes e arrancou aplausos de todos os presentes, inclusive moradores de Piedade que compareceram para conferir de perto aquele bando de loucos por bike e aventura que enfrentaram o frio, a chuva e o escuro pelo prazer de superar desafios. Em 2013 tem mais MTB 12 Horas!

imagem

Resultados oficiais

Geral
Categorias

A 16ª edição do MTB 12 horas teve o patrocínio da Centauro, co patrocínio da Houston Bikes, Apoio da Prefeitura de Piedade, Gu, Vzan, ASW, Circuit, Spec Squeezes, Água Crystal, Dadiva, Pz Racing, Curtlo, CATEYE, Maxxis, Neptumia Seguros e Capacetes Prowell promovido e organizado pelo Sampa Bikers.

Confira no site http://www.mtb12horas.com.br as fotos e o vídeo oficial da edição de 2012.

imagem


Fotos (35)

foto 0 -  foto 1 -  foto 2 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados