home

MTB 12 Horas 2013 - Tudo pronto para competição


8 AGO, 2013     Guiné    



Neste sábado, dia 10 de agosto, será realizada uma das mais importantes disputas do ciclismo nacional. A maior metrópole do país volta a receber o Mountain Bike 12 Horas, conhecido como MTB 12 Horas, uma competição de "ciclismo off road" diferente e desafiadora. O local do evento é o CEMUCAM, Centro Municipal de Campismo, localizado em Cotia, na Grande São Paulo, tradicional parque municipal e o único localizado fora da capital paulista.

O MTB 12 horas terá largada ao meio dia e final a meia noite. São doze horas de prova disputada em um circuito técnico de 7,5 quilômetros, com muitas trilhas e poucos lugares de ultrapassagem. Cada volta tem um tempo médio de 25 minutos. São 200 competidores divididos em categorias Solo, Duplas e Quartetos. As duplas e quartetos são categorias de revezamento, nas quais os competidores se revezam de forma livre, durante as 12 horas de prova. Vence aquele que completar o maior número de voltas. Na parte noturna a iluminação é feita por faróis instalados na bicicleta, pois o circuito não é iluminado.

O maior vencedor da prova é o norte-americano Tinker Juarez, que venceu três vezes na categoria Solo. No ano passado, a prova na Sola foi vencida por um mineiro de Belo Horizonte, o atleta Thiago Drews Elias, que nesta temporada tentará o bicampeonato no MTB 12 Horas.

A programação no sábado, dia 10, começará com a entrega de kits será feita das 8h às 10h. Das 8h15 às 10h15 será feita a entrega de chip, mediante cheque caução no valor de R$ 250,00, e identidade original do capitão da equipe. O alinhamento da bicicletas para a largada será das 10h30 às 11h30, ficando para as 11h35 a chamada para alinhamento da largada "Le Mans". A largada oficial será às 12h, com término à meia-noite. A premiação será no dia 11, domingo, às 00h30.

Parque

Criado em 1968 com a finalidade de divulgar o campismo e atender aos escoteiros, o Centro Municipal de Campismo (CEMUCAM) é uma atração por si só. Foram identificadas aproximadamente 120 espécies de fauna, incluindo oito de borboletas, cinco de répteis, 92 de aves e 11 de mamíferos. Avifauna bastante diversificada incluindo tanto espécies florestais quanto de áreas abertas. O remanescente de Mata Atlântica fornece habitats para diversas espécies endêmicas deste bioma, bem como as ameaçadas de extinção - gavião-pega-macaco, araponga e cuíca "catita" (pequeno marsupial).

Pica-paus, pombos silvestres, papagaios e periquitos, beija-flores, sabiás, papa-moscas (tiranídeos - pássaros da família do bem-te-vi), sanhaçus, saíras e saís consistem nos grupos de espécies melhor representados no parque. Reúne espécies com grande apelo ao observador de aves como cuiú-cuiú, tucano-de-bico-verde, joão-bobo, joão-barbudo, jacuaçu e, claro, as aves ameaçadas supracitadas. Ratos silvestres, caxinguelês, tapitis e cuícas são exemplos de mamíferos registrados. Dentre as borboletas, a borboleta imperador turquesa com listras de tons topázio azul e safira sobre um fundo preto se destaca pela beleza.

A vegetação é composta predominantemente por remanescentes de Mata Atlântica, eucaliptal, bosques heterogêneos, gramados e um viveiro de produção de espécies arbóreas e palmeiras para uso no município. Encontram-se espécies como açoita-cavalo-do-cerrado, angico, caá-açu, capixingui, cedro-rosa, embiruçu, fedegoso, guapuruvu, ingá-ferradura e jacarandá-paulista. Foram registradas 256 espécies, das quais a favinha-branca, a guabiroba-do-mato e o pau-brasil estão ameaçados. O parque ainda abriga o Viveiro Harry Blossfeld (antigo Viveiro Cotia), que fornece espécies para a arborização do município de São Paulo.

É neste paraíso silvestre que será inaugurado, durante o MTB 12 horas, o primeiro roteiro sinalizado de mountain bike em um parque público no país. A pista foi praticamente feita a mão pelo atual campeão pan-americano da modalidade, o ex-técnico da seleção brasileira Eduardo Ramires, de 49 anos, que também é um dos organizadores do evento. "É um circuito de nível internacional, com todo o tipo de dificuldade necessária para a prática da modalidade", destaca.

O MTB 12 Horas 2013 é uma realização do Clube Sampa Bikers, com apoio de Netshoes, Vzan, Tito, Maxxis, Cateye, Gu, Neptunia, Gorgeous, Curtlo, ASW, Haro, Circuit, Um Hu Bike Wear, Gráfica Flor de Acácia, Spec, Wurth e Houston Bike.


Comentários



Relacionados