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Sistema elétrico Shimano EP8 chega com mais torque, redução de peso e de tamanho

Novidade chega para substituir motores e baterias da 1a geração

Os sistemas elétricos Shimano da série Steps são, de certo, os mais comumente encontrados em bicicletas elétricas de diferentes modalidades, principalmente em urbanas em mountain bikes.

Shimano EP8
Shimano EP8

Agora, a gigante japonesa apresenta seu novo lançamento: o Shimano EP8, um novo sistema de pedal assistido que promete mais torque, menos peso e grandes avanços não só na parte mecânica, mas também em seus softwares de controle e customização.

O novo EP8 foi criado para funcionar em parceria com as novas transmissões de 12 velocidades da Shimano. Mesmo assim, ele continua sendo compatível com grupos de 9 / 10 / 11 / 12 velocidades, sistema eletrônico Di2 (de 11-velocidades) e sistema de cubo de marcha interna (11 / 8 / 7 / 5 velocidades).

Além de estar mais forte, o novo sistema chega com a promessa de mais eficiência no consumo de bateria, menos arraste de trabalho e até mesmo um funcionamento mais silencioso. Abaixo, dissecamos os principais componentes do sistema para você.

Vídeo Shimano EP8 #1


Para entender melhor sobre os grupos de transmissão, confira a hierarquia de grupos de MTB da Shimano.

E para quem ainda não conhece, explicamos tudo sobre como funcionam as Mountain Bikes elétricas aqui.

Visão geral

Foto 76136

- O motor EP8 roda em um Fator-Q de 177mm e vem com seus próprios pedivelas, disponíveis em uma nova medida de 160 mm (além de 165 / 170 / 175 mm).

- O novo sistema EP8 virá configurado com os novos sistemas de transmissão de 12 velocidades da Shimano, XTR/XT/SLX/Deore, que contam com a tecnologia Dynamic chain engagement+ (12 velocidades) em três opções de coroas (34D / 36D / 38D).

- O DU-EP800 utiliza o mesmo padrão de montagem em quadros que os DU-E8000 e DU-7000; isso significa que montadoras podem utilizar o mesmo projeto de quadros para os vários motores Shimano.

- O Shimano EP8 é compatível também com trocas de marcha mecânicas de sistemas de 9/10/11/12-velocidades, sistema eletrônico Di2 (de 11-velocidades) e sistema de cubo de marcha interna (11/8/7/5-velocidades). O EP8 é compatível em particular com o recente cubo NEXUS Inter-5, tornando bicicletas de alta potência equipadas com cubo interno Shimano para cidade e trekking, uma realidade.

- Um novo dispositivo de corrente (CD-EM800) também estará disponível. Com um design novo para escoar a lama mais facilmente, oferece maior controle sobre a corrente e é compatível com configurações Shimano Step de 11 e 12-velocidades com um chainline de 56.5mm ou 53mm, graças a um espaço ajustável entre a corrente e a guia.

Motor

O novo motor chamado DU-EP800 possui a capacidade de produzir 85Nm de torque, um valor 21% superior ao Steps E8000. Porém, graças a detalhes como a nova carcaça de magnésio, ele pesa 300g a menos do que seu antecessor.

Shimano EP8
Shimano EP8

Além de pesar menos, o magnésio conduz melhor o calor. Com isso espera-se um melhor controle térmico quando a unidade de potência é submetida a condições extremas como subidas prolongadas em auxílio máximo.

Outro detalhe que promete fazer diferença é a redução de 36% no arraste de funcionamento graças à um sistema de engrenagens otimizado. A novidade, em teoria, vai reduzir o consumo de bateria e aumentar a facilidade de pedalar, principalmente com o motor desligado ou acima de 25km/h, velocidade máxima de atuação da assistência - uma nova embreagem promete desacoplar o motor com mais suavidade no nesta condição.

Fechando o pacote, a Shimano promete um funcionamento mais silencioso no EP8, gerando o mesmo nível de ruído do E7000.

Controles de guidão e computador

O display do EP8 é visualmente parecido com o E8000. Porém, ele permite que os ciclistas alternarem entre diferentes perfis pedaladas customizadas. Com uma tela colorida de 1.6”, ele oferece leitura até debaixo de sol intenso.

Shimano EP8
Shimano EP8

Além disso, o computador de bordo se comunica por Bluetooth com o aplicativo Shimano E-Tube Project, permitindo aos ciclistas alterarem características do motor durante a pedalada. O SC-EM800 também pode se comunicar com ciclo computadores de outros fabricantes via ANT, para mostrar informações de marcha e da bateria.

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Para operarem a unidade de potência, existe um botão de assistência do motor. Dessa forma, é possível comutar entre Off, Eco, Trail e Boost, modos de apoio à pedalada. Este botão de controle tem um formato melhorado, com botões de formato côncavo com uma área maior de contato, para facilitar na hora de acionar e controlar.

Ele vem com o design padrão do I-spec da SHIMANO, tornando-o compatível com alavancas de canotes ajustáveis e travas de suspensão e pode também ser completamente retirado para manter o visual limpo.

Vídeo Shimano EP8 #2


Baterias

Opções de bateria incluem as novas baterias lançadas em maio 2020:
- Duas baterias de 630Wh; - Tubo inferior BT-E8016 e interna BT-E8036.
- Bateria interna menor, porém com capacidade de carga rápida de 504Wh, a BT-E8035-L.


Segundo a Shimano, todas as baterias possuem vida útil longa, aguentando até 1000 ciclos de carga, antes de caírem para 60% da sua capacidade, o que em muitos casos vai além do tempo que a bicicleta fica com o primeiro dono.

Software do EP8

O software do EP8 passou por melhorias para deixar a pedalada mais natural no MTB. Isso foi alcançado através dos ajustes à forma como os três níveis de suporte performam, junto a customização destes modos.

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BOOST: Oferece até 85Nm de torque, alcançado com baixo torque de pedalada.

TRAIL: Também encerra apoio em 85Nm. porém, também responde mais à força do ciclista, tanto ao economizar bateria com pedalada de baixo torque, quanto aumentando rapidamente a entrega de potência para oferecer o auxilio máximo, em aproximadamente 60Nm de torque.

ECO: A assistência para em 30Nm, alcançado de forma similar. Além de uma relação ampliada, o modo Eco pode ser utilizado para economizar bateria ou praticar uma atividade mais intensa.

Customização: Os modos podem ser customizados em 10 diferentes níveis, o torque pode ser ajustado para qualquer lugar entre 20-85Nm. Tudo pode ser ajustamo mesmo durante o pedal com o aplicativo E-Tube Project.

E-Tube Ride: atualizado pode ser usado por ciclistas de e-bike para monitorar todas as informações de pedalada no display do smartphone. Opções da tela do display apresentam métricas de pedalada em modos Eco, Trail e Boost, além de funções recém adicionadas que incluem histórico de pedalada, mapas em tempo real, e atualizações gráficas fáceis de utilizar.

Shimano EP8
Shimano EP8

Mais informações no Site da Shimano.


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Comentários

Tudo besteira para os ciclistas puristas. Mas este perfil de ciclistas geralmente são os que tem as nikes com componentes top linha de linha. Será porque?
Se o negócio é pedalar, então pq não compram uma Monark Tiozão?

Isso tudo besteira e caro...prático pedal pra condicionamento físico..se quiser diminuir peso.. só fechar a boca



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