home

Morre o bi-campeão do Tour de France Laurent Fignon


4 SET, 2010     Péricles    



O ciclista duas vezes campeão do Tour de France, Laurent Fignon, morre aos cinquenta anos vítima de câncer. Sua morte foi comfirmada pelo hospital Pitié-Salpêtrière, em Paris nessa terça-feira.

imagem

O piloto francês venceu o Tour de France em 1983 e 1984, e foi vice-campeão em 1989, quando ele perdeu por apenas oito segundos para o norte-americano Greg LeMond, a menor margem na história da corrida.

Fignon obteve 76 vitórias em sua carreira, que posteriormente foi ofuscada por dois testes positivos para substâncias ilegais no final de 1980.

Em seu livro sobre sua carreira, "We Were Young and Unconcerned", Fignon admitiu tomar anfetaminas e cortisona durante sua carreira, mas isso não estabelece uma ligação direta com o câncer do sistema digestivo.

"Naqueles dias, todo mundo estava fazendo isso", explicou ele no livro. "Mas é impossível saber em que medida o doping o prejudicou.

"Se aqueles que viveram até 1998, quando um monte de coisas extremas aconteceu, vai ter câncer depois de 10 ou 20 anos, eu realmente não posso dizer."

Sua primeira vitória no Tour de France foi em 1983, foi ajudado pela queda do camisa amarela Pascal Simon, mas ele mostrou que a vitória não foi por acaso, vencendo as cinco etapas e a corrida no ano seguinte.

Ele mostrou sua habilidade em todas as categorias - os clássicos e as corridas de rua - ganhando o prestigiado Milan-Sanremo duas vezes antes de finalmente vencer a Volta à Itália em 1989.

Um consultor da France Television, comentou sobre o Tour de France em 2009 e 2010, apesar do tratamento que estava recebendo.

Laurent Fignon
Nascimento: 1960
Falecimento: 2010


Comentários



Relacionados