MENU

Quais são as modalidades do Ciclismo de Estrada

Confira as principais variações do road cycling - o ciclismo de estrada

Nascido na Europa no século retrasado, o ciclismo de estrada (em ingles road cycling) é, com certeza, a categoria mais antiga e tradicional do esporte com bicicletas. No texto abaixo, você confere as principais modalidades esportivas que são praticadas com as road bikes e suas derivadas.

Índice - Entendendo o Ciclismo de Estrada

  1. O que é o Ciclismo de Estrada ou Road Cycling ?
  2. Quais são os tipos de bicicletas de estrada (road bikes) ?
  3. Quais são as modalidades do Ciclismo de Estrada ?

Divulgação
Divulgação

1 - O que é o Ciclismo de Estrada ou Road Cycling ?

Existe uma certa confusão no termo Ciclismo de Estrada, pois ele também representa a modalidade principal de competição no asfalto que definimos abaixo. Apesar disso, para facilitar o entendimento, preferimos dizer que ciclismo de estrada engloba as modalidades praticadas no asfalto, ou no caso de velódromos, em outros tipos de pisos lisos como madeira.

2 - Quais são os tipos de bicicletas de estrada (road bikes) ?

O ciclismo de estrada pode ser praticado com bicicletas bem distintas, dependendo da modalidade. Mas o que todas tem em comum são os pneus mais finos e guidões com uma curvatura que permite encontrar diferentes posições para as mãos. Por conta da geometria, do uso de pneus finos e do peso reduzido, elas são adequadas apenas para uso em terrenos pavimentados - a não ser que você esteja em uma bike para gravel, que explicamos mais abaixo.

Por conta das diferentes necessidades das competições, as bicicletas de estrada ganharam especificidades. Algumas focam numa construção mais aerodinâmica, que trazem vantagem em circuitos de terrenos planos, outras focam no baixo peso, trazendo vantagem quando existem muitas subidas e assim por diante.

Preparamos um guia completo dos tipos de bicicletas de estradas aqui.

3 - Quais são as modalidades do Ciclismo de Estrada ?

Ciclismo de Estrada

Essa é a modalidade mais popular e fácil de entender. Nela todos os ciclistas largam juntos e vence quem cruzar a linha de chegada primeiro. As competições profissionais mais famosas como Tour de France e Giro de Itália ou amadoras como L'étape e Gran Fondo New York são provas de Ciclismo de Estrada.

Pedalar no vácuo como estratégia
Por conta da velocidade elevada, aproveitar o vácuo é uma grande vantagem na modalidade, pois permite que o ciclista que vai atrás de outro faça menos força. Isso cria os pelotões e também todo um jogo de estratégias entre os atletas e as equipes. Muitos dizem que o ciclismo é um jogo de xadrez em duas rodas. Por esse motivo, normalmente quem se mantém no pelotão durante a corrida, fica em vantagem. Confira dicas para andar de bike no pelotão.

Uma bike de estrada
Uma bike de estrada

A quilometragem das provas de estrada pode variar bastante, indo de apenas algumas dezenas de quilômetros até algumas centenas. Além disso, o tipo do percurso pode variar entre terrenos planos, mistos e montanhosos. Apesar de na grande maioria das vezes estas provas serem realizadas em estradas pavimentadas, alguns trechos de terra batida e paralelepípedos podem existir.

Outro detalhe importante é que existem competições de estrada com um dia como as clássicas, ou de vários dias como as voltas, que tem entre 5 e 7 etapas e a grandes voltas, que podem chegar a três semanas de duração.

O Ciclismo de Estrada é também uma modalidade olímpica, com uma etapa de apenas um dia, como aconteceu nas Olimpíadas do Rio em 2016.

Vídeo - Ciclismo de Estrada


Nas etapas planas, os ciclistas mais fortes e pesados levam vantagem, já que eles conseguem gerar mais potência. Já nos percursos de montanha, os ciclistas mais leves ficam em vantagem. Por conta disso, as equipes de ciclismo apostam em um mix de atletas para atingir seus diferentes objetivos e podem mudar os tipos de bikes ou componentes de acordo com o percurso.

Contra-Relógio

Em uma prova de contra-relógio individual, o ciclista larga sozinho e deve percorrer um percurso no menor tempo possível. Neste tipo de prova, andar no vácuo é proibido. Existem ainda as competições de contra-relógio por equipes, onde um time de atletas forma um pequeno pelotão para vencer um percurso determinado. Via de regra, por se tratar de uma competição de esforço individual ou concentrado em poucos atletas, um contra-relógio tem apenas algumas dezenas de quilômetros.

Uma bike de contra-relógio
Uma bike de contra-relógio

Vale destacar que, apesar de boa parte dos contra-relógios serem planos ou mistos, existem competições realizadas em montanhas. Nessas, muitas vezes a bike de estrada leva vantagem sobre a bike de contra-relógio, que é mais aerodinâmica e indicada para velocidade altas, mas acabam sendo mais pesadas, sendo desvantagem nas subidas.

Vídeo - Competição de Ciclismo Contra-Relógio


Competições de resistência como o audax, onde o atleta pedala centenas ou até milhares de quilômetros não deixam de ser uma prova de contra-relógio, assim como a parte de pedalada de uma competição de triathlon.

O contra-relógio é uma das modalidades olímpicas do ciclismo.

Ciclismo de Pista ou Velódromo

As competições de pista são realizadas em velódromos, que são aquelas grandes pistas circulares.
Existem diferentes tipos de velódromos, sendo alguns cobertos e outros não. O piso pode ser de madeira, concreto ou outro material. Porém, para participar de competições oficiais, um velódromo deve seguir a regulamentação da UCI.

Uma bike de pista
Uma bike de pista

As bicicletas para velódromo são especialmente adaptadas e restritas por regulamento, sem freios e nem marchas. Apesar de serem todas numa pista circular, existem diversas modalidades com regras distintas, muitas delas modalidades olímpicas! Veja algumas abaixo:
  • Sprint
  • Sprint por equipes
  • Keirin
  • Contra-Relógio
  • Perseguição individual
  • Perseguição por equipes
  • Scratch
  • Corrida por pontos
  • Madison
  • Omnium


Você pode entender um pouco mais sobre as diferentes modalidades do ciclismo de pista aqui.



Cyclo-Cross

O cyclo-cross nasceu como uma forma para os ciclistas de estrada manterem o ritmo de treinos e competições durante o rigoroso inverno da Europa. As provas desta modalidade acontecem dentro de um circuito curto, que tem entre 1 e 3 km, e mistura trechos de pedalada com obstáculos onde a bike deve ser carregada nos ombros. Como uma exceção ao uso tradicional de bikes de estrada no asfalto, a pista pode ter terra, lama, grama e até asfalto.

Uma bike de cyclo-cross
Uma bike de cyclo-cross

Por força do regulamento da UCI, uma bike de cyclo-cross deve, obrigatoriamente, ter algumas limitações mecânicas como o uso de pneus de, no máximo, 33mm. Até pouco tempo atrás, nem mesmo o uso de freios a disco era permitido - tudo para que o espote não fuja de suas raízes.



Gravel

Uma Gravel é uma bike versátil para pedalar na terra ou no asfalto. Resumidamente, ela reúne características de uma estradeira, mesclada com algo semelhante à uma bike de cyclo-cross (CX), porém com alguns detalhes que as tornam diferenciadas. Por não estarem restritas por regulamentos, elas podem usar pneus maiores e geometrias variadas.

Apesar do uso da gravel ser mais recreacional, com muitas delas sendo dedicadas ao cicloturismo e ao bikepacking, a cena competitiva desta modalidade começa a ganhar força ao redor do mundo. Vale destacar que, até o momento, a UCI ainda não regulamentou as competições de gravel, por isso o formato da prova varia bastante de organizador para organizados.


Aqui no Brasil, as provas de Gravel costumam acontecer junto com competições de XC maratona, com algumas alterações no percurso para que trechos muito técnicos não precisem ser transpostos.

Outras Modalidades de Ciclismo

Além de andar no asfalto, existe todo um universo de bicicletas para trilhas e uso off-road que falamos aqui. O mountain biking, como é chamado o ciclismo fora de estrada, possui muitas modalidades, das mais tranquilas até as mais radicais, incluindo também categorias olímpicas e campeonatos mundiais. Conheça as modalidades do mountain biking aqui.

Qual sua modalidade preferida ?

E você, já pratica alguma delas ? Precisa de ajuda para iniciar ? Conte pra gente nos comentários!


Comentários



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.