Seção de Fotos Vazia Ministério do Esporte apóia IPI Zero para bicicletas - Pedal
home

Ministério do Esporte apóia IPI Zero para bicicletas

Programa: Bicicleta para Todos


2 JUL, 2009     Guiné    



Acompanhado de atletas e entidades que representam o ciclismo brasileiro, o Senador Inácio Arruda esteve nesta terça-feira (30) reunido com o Ministro do Esporte, Orlando Silva, buscando apoio do Ministério para a campanha “Bicicletas para Todos”.

Inácio fez a entrega formal ao Ministro de seu projeto que tramita no Senado e que propõe, além de IPI Zero para bicicletas, a redução das alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) incidentes sobre a importação e a receita bruta decorrente da venda desses produtos.

Inácio sugeriu que o Ministro Orlando Silva engaje o ministério na campanha e reforce um projeto já estudado pelo Governo de entregar bicicletas para os beneficiários do Bolsa Família, estendendo-o para o programa Segundo Tempo: “A redução do IPI das bicicletas, além de ser um estímulo para aqueles que praticam esportes, também diminui o problema do excesso de carros, na medida em que a bicicleta se converte na dose diária de saúde para os trabalhadores que a utilizam como meio de transporte”, explicou Inácio.

imagem

Durante a audiência, o Senador expôs ao Ministro alguns dados sobre o setor, destacando que a produção nacional de bicicletas, de cerca de 5,5 milhões de unidades, ainda está distante de países como a China e a Índia, que produzem, respectivamente, 80 milhões e 11 milhões unidades/ano. Também destacou as recentes reduções de IPI para quase todos os setores de transporte e o pequeno impacto tributário que seria gerado pela desoneração, plenamente compensado pelo aquecimento das vendas de bicicletas.

Ao final do encontro, Inácio entregou a Orlando Silva a camiseta com o símbolo da campanha Bicicletas para Todos: “Vamos procurar o Ministério da Fazenda para articular essa sugestão do Senador e também levar a idéia para o Presidente Lula, pois sem dúvida é um projeto muito positivo para o esporte e para toda a sociedade”, avaliou o Ministro.

Participaram da audiência os atletas Julyana Machado, Rodrigo Mocegão, Leandro Salim, além do presidente da ONG Rodas da Paz, Ronaldo Martins Alves.

Assessoria de imprensa do gabinete


Comentários



Relacionados