Seção de Fotos Vazia Ministério do Esporte apóia IPI Zero para bicicletas - Pedal
home

Ministério do Esporte apóia IPI Zero para bicicletas

Programa: Bicicleta para Todos


2 JUL, 2009     Guiné    
     


Acompanhado de atletas e entidades que representam o ciclismo brasileiro, o Senador Inácio Arruda esteve nesta terça-feira (30) reunido com o Ministro do Esporte, Orlando Silva, buscando apoio do Ministério para a campanha “Bicicletas para Todos”.

Inácio fez a entrega formal ao Ministro de seu projeto que tramita no Senado e que propõe, além de IPI Zero para bicicletas, a redução das alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) incidentes sobre a importação e a receita bruta decorrente da venda desses produtos.

Inácio sugeriu que o Ministro Orlando Silva engaje o ministério na campanha e reforce um projeto já estudado pelo Governo de entregar bicicletas para os beneficiários do Bolsa Família, estendendo-o para o programa Segundo Tempo: “A redução do IPI das bicicletas, além de ser um estímulo para aqueles que praticam esportes, também diminui o problema do excesso de carros, na medida em que a bicicleta se converte na dose diária de saúde para os trabalhadores que a utilizam como meio de transporte”, explicou Inácio.

imagem

Durante a audiência, o Senador expôs ao Ministro alguns dados sobre o setor, destacando que a produção nacional de bicicletas, de cerca de 5,5 milhões de unidades, ainda está distante de países como a China e a Índia, que produzem, respectivamente, 80 milhões e 11 milhões unidades/ano. Também destacou as recentes reduções de IPI para quase todos os setores de transporte e o pequeno impacto tributário que seria gerado pela desoneração, plenamente compensado pelo aquecimento das vendas de bicicletas.

Ao final do encontro, Inácio entregou a Orlando Silva a camiseta com o símbolo da campanha Bicicletas para Todos: “Vamos procurar o Ministério da Fazenda para articular essa sugestão do Senador e também levar a idéia para o Presidente Lula, pois sem dúvida é um projeto muito positivo para o esporte e para toda a sociedade”, avaliou o Ministro.

Participaram da audiência os atletas Julyana Machado, Rodrigo Mocegão, Leandro Salim, além do presidente da ONG Rodas da Paz, Ronaldo Martins Alves.

Assessoria de imprensa do gabinete


Comentários



Relacionados


Mais Notícias