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MicroSHIFT Advent 2019 - Grupo para enduro chega com 9 velocidades e câmbio com trava

Modelo aposta na simplicidade para manter o baixo custo para provas de Enduro

Dez, onze, doze, treze velocidades. A cada dia que passa, os fabricantes de componentes de bicicleta esticam os limites dos números de marchas de seus grupos, esticando de quebra também os preços. Neste cenário, a MicroSHIFT tomou um caminho diferente, criando um grupo de 9 velocidades para enduro que possui alguns diferenciais bastante interessantes, além de um preço bastante atrativo.

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    Divulgação

Vale destacar que, diferente do que acontece em provas de maratona ou XCO, competidores de Enduro e Downhill raramente precisam de muitas marchas e trocas consecutivas nas descidas são comuns, por isso o "buraco" entre um pinhão e outro é menos importante. Além disso, boa parte das subidas é feita empurrando a bike, então as marchas leves são menos fundamentais.

Um dos detalhes mais interessantes da novidade é que, apesar de ter apenas 9 marchas, o câmbio traseiro possui trava, fundamental para manter a corrente estável em montagens com apenas uma coroa. Diferente de outras marcas, a Microshift criou um sistema de embreagem com linguetas que só gera atrito em um sentido, permitindo que ele retorne facilmente para sua posição original. Além disso, o fabricante promete mais durabilidade e facilidade de regulagem e manutenção do mecanismo.

Além disso, a marca criou um roteamento bem direto, com o cabo e o conduíte entrando no câmbio por cima, seguindo uma linha mais reta e livre de voltas e curvas que aumentam o atrito no sistema e a dureza dos botões de acionamento.

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    Divulgação

O cassetes de 11-42 é feito em aço carbono e possui chanfros e rampas que facilitam as trocas de marcha. A engrenagem 42T é feita em alumínio usinado para economizar um pouco de peso. Com pinhões 11-13-15-18-21-24-28-34-42, o espaçamento entre as marchas não é muito grande (ao menos não para o Enduro, e peso divulgado é de 450g.

O design do passador utiliza uma única alavanca de polegar para mover a corrente para cima do cassete (para engrenagens maiores), com um gatilho dianteiro separado para soltar o cabo e trazer a corrente de volta ao cassete (para engrenagens menores). Pesando 114g, ele utiliza rolamentos no interior para uma ação suave e estável da alavanca.

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Um dos pontos fortes do Advent 2019 é justamente seu custo reduzido. Ainda sem preço oficial divulgado no Brasil, o câmbio traseiro custa apenas U$59.99,00 no mercado Norte Americano, com o trocador ficando na casa dos U$24.99,00 e o cassete em U$39.99,00. Como comparação, um câmbio traseiro Deore M6000 custa cerca de 70 dólares.


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