Desde que a primeira full suspension foi lançada, a bike hardtail parecia fadada a lentamente ir perdendo espaço até praticamente sumir. Porém, com o passar dos anos, parece que nada poderia estar mais longe da realidade.
A bem de verdade, as bike "rabo duro" estão ganhando cada vez mais adeptos, principalmente com a nova geração de "Extreme Hardtails", que utilizam geometrias bem agressivas e deixam de lado o esteriótipo da boa e velha hardtail leve de cross-country.
Agora, a Merida entra de cabeça nesta onda com a Merida Big.Trail 2021, uma linha de bikes que apostam nos ângulos modernos e na construção em alumínio para quem deseja encarar descidas mais técnicas, sem a complicação adicional de uma suspensão traseira.
Geometria
No papel, a Big.Trail aposta em ângulos considerados modernos, mas não extremos. A caixa, por exemplo, fica angulada em 65.5 graus, com o tubo do selim ficando na casa dos 75.5 graus com um garfo de 140mm de curso - a bike foi projetada para utilizar garfos entre 120mm e 140mm.
O alcance no tamanho M é de 435 e o central tem um rebaixo de 73mm. O que significa que, apesar de não ser super longa, ela é relativamente baixa.
Construção e detalhes
Segundo a Merida, a bike é capaz de acomodar pneus de até 2.5'' e em todos os modelos da linha os aros são largos e os pneus agressivos. Tirando na bike mais básica da linha, o canote retrátil sempre terá 150mm de curso nos tamanhos maiores, mas o tamanho S fica com um de 125mm.
A bike chega em quatro configurações de componentes: 200, 400, 500 e 600. Todas elas apostam em componentes Shimano Deore com uma coroa. A mais simples fica com um câmbio de 10 velocidades, com a mais avançada apostando no grupo de 12 marchas.
O cabeamento do quadro é interno, com os eixos passantes apostando no padrão boost e caixa cônica. Os discos de freio terão 180mm de diâmetro.
Além disso, a bike tem dois suportes de garrafinha no tubo inferior e um invertido, por baixo do tubo superior, que pode ser utilizado para prender ferramentas e bombas. O modelo ainda possui furação para bagageiro e pezinho, para-lamas embutido e suporte de câmbio traseiro no novo padrão de montagem direta universal da SRAM, o UDH.
Vídeo de apresentação
Mais informações no site da Merida.
Relacionados