home

Médico afirma ter participado de esquema de dopagem de ciclistas ingleses


4 ABR, 2016     Gustavo Figueiredo    
     


Mais um escândalo de doping está rondando o mundo do ciclismo. ao menos de acordo com uma matéria do jornal inglês Sunday Times. Segundo a publicação, o médico Mark Bonar afirmou ter prescrito drogas que aumentam o desempenho para 150 atletas, inclusive alguns ciclistas que participaram do Tour de France. O depoimento do médico foi gravado secretamente por repórteres na clínica do médico de 38 anos anos, localizada em Londres.

"O fato de alguns pacientes serem atletas profissionais é irrelevante. Se eles apresentarem deficiências em seus exames de sangue e tiverem sintomas, vou tratá-los", disse o Bonar. "Eles estão cientes dos riscos de usar estes medicamentes no esporte profissional e obedecer as regras anti-dopagem é responsabilidade deles".

"Eu não dopo ou trato pacientes com o objetivo de melhorar seu desempenho, mesmo que o aumento de performance seja um efeito colateral do tratamento", teria dito o médico.

Além disso, o jornal ainda afirma que a agência anti-doping do Reino Unido (UKAD) teria sido informada das atividades do médico há dois anos, porém não tomou nenhuma atitude em relação a denúncia. Logo depois da publicação da matéria, a entidade emitiu o seguinte comunicado para a imprensa.

"Em relação a este caso, a UKAD realizou uma investigação sobre o Dr. Bonar depois de algumas entrevistas com um esportista em maio e abrir de 2014. Depois das entrevistas e investigação, a UKAD não encontrou nada que indicasse que o Dr. Bonar estivesse envolvido com esportes e a UKAD não possui novos dados de inteligência que corroborem as acusações do esportista.

Como resultado, a UKAD recomentou ao esportista que mais informações eram necessárias e que o Dr. Bonar estava fora da jurisdição da UKAD e que, se fosse apropriado, a informação deveria ser passada para o Conselho Geral de Medicina, que tem poderes para investigar um possível acusação de má prática da medicina".


Comentários



Relacionados