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Mavic introduz padrão UST Tubeless em sua linha de rodas e pneus de estrada

Diferente do que aconteceu no mountain biking, as rodas e pneus tubeless nunca ganharam aceitação em massa no ciclismo de estrada. Isso porque, graças a elevada pressão e alta velocidade, o sistema nunca convenceu plenamente nos quesitos conveniência e segurança.

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Quando apresentados em MTBs, alguns fabricantes tentaram utilizar o padrão UST, que prende o pneu no aro utilizando um sistema de encaixe do talão muito semelhante ao encontrado em veículos como carros e motos.

Porém, mesmo dispensando a necessidade de líquidos selantes, esta tecnologia acabou mostrando-se mais pesada do que os “tubeless ready” encontrados comumente hoje na grande maioria das MTBs atuais. Há alguns anos, a Hutchinson e a Shimano tentaram introduzir rodas e pneus com o padrão UST no mercado, mas a ideia não decolou.

Agora, porém, a Mavic promete mudar este cenário com a introdução do padrão UST dobrável para quase toda sua linha de rodas e pneus de estrada. Segundo o fabricante, os pneus serão fáceis de instalar e encher, além de não escaparem do aro em caso de esvaziamento repentino - um grande diferencial quando se está a 70km/h na estrada e o pneu dianteiro esvazia.

Diferenciais e funcionamento

O sistema UST cria um encaixe bem definido entre talão e aro por meio de um desenho compatível entre as duas estruturas. Isso permite que o pneu encaixe e fique encaixado no aro mesmo quando vazio, facilitando o enchimento e dispensando o líquido selante.

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Com a tecnologia, mesmo em caso de esvaziamento repentino, as chances do pneu sair do aro é bem menor. Além disso, a Mavic afirma que, se comparado a um sistema com câmara, a resistência a rolagem é 15% menor com a mesma pressão e 5% menor mesmo com 15 libras a menos.

Embora o pneu UST seja 45g mais pesado do que o convencional, a Mavic informa que o conjunto roda / pneu é 40g mais leve do que os com câmera - embora não seja necessário, o fabricante recomenda a utilização de 30ml de selante para evitar furos, deixando o peso dos dois sistemas bem parecido.

Para completar, o padrão UST é verificado pela European Tyre and Rim Technical Organisation (ETRTO), o que permitirá que o desenho seja aberto para outros fabricantes, possibilitando a criação de um ecossistema de rodas e pneus UST de outras marcas.

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Modelos de rodas e pneus que receberão a tecnologia

-Comete Pro Carbon SL Disc
-Comete Pro Carbon SL
-Cosmic Pro Carbon SL Disc
-Cosmic Pro Carbon SL
-Cosmic Elite Disc
-Cosmic Elite
-Ksyrium Pro Carbon SL Disc
-Ksyrium Pro Carbon SL
-Ksyrium Pro Disc
-Ksyrium Pro
-Ksyrium Elite Disc
-Ksyrium Elite
-Allroad Pro Disc
-Allroad Elite Disc
-Allroad Elite RB
-Open Pro Disc
-Open Pro
-Yksion Pro UST


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