MENU

Marzocchi Bomber Z1 Coil - Suspensão recria clássico com molas de metal

Nova suspensão dianteira da Marzocchi aposta no conceito de molas metálicas em configurações para trial e enduro

Nos anos 1990, o mercado de suspensões dianteiras para bicicleta deu uma grande guinada quando em 1997 a Marzocchi apresentou a Bomber Z1, um garfo com controle hidráulico "open bath" e molas de metal que ofereciam um desempenho simplesmente incomparável para a época. Depois de praticamente sumir do mercado, recentemente, a Marzocchi foi comprada pela Fox, com a Bomber Z1 sendo reapresentada em 2018, porém em uma configuração com molas em câmara de ar.

Foto 74166
    Divulgação

Com sua nova "descendência" Fox, o novo modelo ganhou um sistema de controle hidráulico GRIP, que tem um comportamento excepcionalmente bom. Porém, muita gente ainda sentia falta do excelente comportamento de uma boa suspensão de gama avançada equipada com molas metálicas.

Por isso, a Marzocchi criou um novo sistema de sustentação para a Bomber Z1 Coil, com a câmara de ar na haste da esquerda sendo substituída por uma mola helicoidal de aço com regulagem de pré-carga - além disso, a marca ainda apresentou um kit que permite trocar a câmara de ar de uma Bomber Z1 convencional pela mola de aço.

Por que molas?

Apesar de serem mais pesadas e menos ajustáveis do que as molas de ar, as molas metálicas oferecem muitas vantagens quando falamos em comportamento. Um dos maiores motivos para isso é que, em uma câmara de ar, é preciso ter um sistema de selamentos super apertados para evitas vazamentos, e isso inevitavelmente vai gerar atritos na suspensão. Pelo máximo que o projeto aposte em materiais super deslizantes e sistemas de lubrificação, esse atrito vai acabar roubando um pouco da capacidade do garfo "ler" o terreno - entra aí a mola helicoidal.


Ao todo, a marca oferece quatro tipos de molas em aço cromo-silício, para acomodar ciclistas com diferentes pesos e estilos de pilotagem. O curso da nova Z1 Coil pode variar entre 150 e 170mm no modelo para rodas 29'' e entre 160 e 180mm no modelo para rodas 17.5'' - as molas tem um sistema que reduz o barulho causado por vibrações e ainda existe um sistema de batente a ar para criar mais progressividade no fim do curso, evitando assim as pancadas mais secas, sem prejudicar a leitura de terreno na parte inicial do movimento da suspensão.

Foto 74167
    Divulgação

A construção do garfo aposta em hastes de 36mm e em diversas opções para o consumidor, com o off-set podendo ter 51mm ou 44mm no modelo 29'' e 37mm no modelo 27.5''. Além disso, o damper Fox Grid ainda possui regulagem de retorno e controle de compressão de baixa velocidade.

Vídeo de apresentação




Mais informações no site da Marzocchi.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.