home

Maratona Internacional Estrada Real 2019 #3 - Itabirito - Jaque Mourão e Avancini vencem o XCO

Última etapa encerra a temporada e define os campeões na classificação geral


23 SET, 2019     Gustavo Figueiredo    
     


No último final de semana, nos dias 21 e 22 de setembro, a cidade mineira de Itabirito serviu de palco para o fechamento da edição 2019 da Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real. Assim como aconteceu com as outras etapas, as inscrições para a prova encerraram-se rapidamente, com todas as vagas disponíveis sendo preenchidas em poucos dias.

Foto 73439
   Cesar Delong

“O evento trouxe para Itabirito cerca de 1.300 atletas e seus acompanhantes. Isso fez com que nossa cidade tivesse uma movimentação muito grande. Nossos bares, hotéis e restaurantes todos lotados, o que ajuda demais a fomentar a economia”, comentou Orlando Caldeira, prefeito de Itabirito.

O fim de semana contou com uma prova de maratona, que terminou com a vitória de Lúcio Soares e Paula Gallan no sábado e, no domingo, uma competição de XCO valendo pontuação Classe 1 para o Ranking UCI. Este detalhe atraiu grandes nomes do esporte como Henrique Avancini, Luiz Cocuzzi, Jaqueline Mourão e Letícia Cândido, que disputaram guidão à guidão, em uma pista de 4km montada no Morro do Cristo, os pontos classificatórios para os jogos olímpicos de Tóquio 2020.

Foto 73441
   Cesar Delong

A disputa entre os maiores nomes do esporte foi intensa e, com a presença de um grande público, Henrique Avancini, o maior atleta brasileiro de MTB XCO de todos os tempos, dominou praticamente de ponta a ponta, levando a torcida ao delírio a cada volta. O segundo posto ficou com Guilherme Muller, com Luiz Cocuzzi fechando o pódio.

“O contato com o público é sensacional. Estou há muito tempo no esporte e nunca imaginei isso acontecendo comigo ou com outro atleta. Fico muito feliz em despertar esse orgulho e essa identificação do brasileiro com o mountain biking. Esse assédio saudável e esse carinho todo me deixam muito satisfeito”, comentou Avancini, atleta que usou a prova como preparação para o evento-teste dos Jogos Olímpicos no XCO, que acontece em algumas semanas, no Japão.

Foto 73440
   Cesar Delong

Entre as mulheres, a vitória ficou com Jaqueline Mourão, que atacou na segunda volta para abrir uma boa vantagem sobre Letícia Cândido, a segunda colocada. Em ambas as categorias, a transmissão ao vivo foi um show, com milhares de pessoas acompanhando a prova pela internet.

“É incrível toda essa evolução. Participo de provas desde 1990 e, com essa volta minha 10 anos mais tarde, foi muito legal ver toda a evolução do esporte, principalmente na categoria feminina. Eu lembro que antigamente eu ia almoçar com roupa de bike e você se sentia um extraterrestre! Hoje vemos todo mundo curtindo o que o esporte proporciona”, comentou Jaque.

Foto 73438
   Cesar Delong

“A Maratona Internacional tornou-se um grande evento internacional, um dos maiores do mundo, e a Audax não poderia ficar de fora”, comentou Paulo Rubens, gerente de marketing da Audax Bike, empresa que aproveitou-se da feira para apresentar suas novas bicicletas para 2020.

“As cidades são bem escolhidas, o público vem em peso e o evento se torna referência. Além da exposição das marcas participantes, do público que visita e dos ciclistas, ainda temos a transmissão ao vivo pelas redes sociais, inclusive pelo Face da Audax”, complementou.

“A Maratona Estrada Real reúne milhares de atletas e simpatizantes do MTB. Um evento tão bem estruturado e organizado como o Felipe faz, torna nossa presença com uma grande estrutura muito importante”, afirmou Marlen Ferreira, gerente de marketing da Sense Bike.

“Estamos presentes com todos os nossos principais lançamentos e destaques da linha 2020, além do nosso time completo, inclusive com a Jaqueline Mourão que está no Brasil. O XCO do domingo foi uma prova UCI Classe 1 que contou com a presença dos principais atletas do país. Isso mostra a força da Maratona Internacional”, complementou Marlen.

Com o encerramento da terceira etapa, a somatória dos pontos definiu os vencedores da classificação geral da Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real. Entre os homens, Edson Rezende encabeçou a lista, com Luciano Donizete em segundo e Kennedi Sampaio em terceiro. Letícia Cândido levou no feminino, com Paula Gallan em segundo e Danilas Ferreira em terceiro.

Resultado Top 3 - Elite Masculino

1 – Henrique Avancini
2 – Guilherme Muller
3 – Henrique Cocuzzi

Resultados Top 3 – Elite Feminino

1- Jaqueline Mourão
2 – Letícia Cândido
3 – Raiza Goulão


Comentários



Relacionados