home

Maratona Internacional Estrada Real 2018 #2 - Mariana - GiuGiu e Edson Junior vencem Short Track

Giuliana Morgen e Edson Junior vencem o Desafio inédito de short track que abre as atividades da Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real de MTB


16 JUN, 2018     Gustavo Figueiredo    



O centro histórico de Mariana (MG) recebeu o inédito Desafio Short Track Carlos Tadeu de Paula Monteiro, aquecendo as atividades da 2ª etapa da Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real de Mountain Bike, neste sábado (16). Os melhores atletas do país se enfrentaram num duelo histórico pelas pedregosas ruas da primeira capital do Estado mineiro, uma prova tática, técnica e de muita explosão ao redor da Praça Minas Gerais.

Foto 68282
   Thiago Lemos

“Além de uma homenagem ao Tadeu Monteiro, pessoa que ajudou a difundir o mountain bike nas Minas Gerais e todo o país, o evento de short track foi realizado num formato voltado para a TV aberta, um projeto pioneiro no mountain bike brasileiro que chegou para revolucionar.” - comentou Felipe Avelar, organizador da Avelar Sports, sobre a dinâmica de competição que selecionou os 20 ciclistas da elite masculina, que percorreram um circuito urbano de 600 metros, em que os últimos atletas do pelotão eram eliminados a cada volta, sobrando os top 5 para o sprint final.

As mulheres foram as primeiras no Desafio “Tadeu Monteiro”, transmitido ao vivo pela internet. A jovem talentosa e promissora Giuliana Morgen, mais conhecida como GiuGiu, atual campeã pan-americana juvenil, prestes a completar 15 anos de idade, atacou forte e assumiu a liderança. Sem olhar para trás, pedalou forte para assegurar o primeiro título do Desafio Short Track Carlos Tadeu de Paula Monteiro.

Foto 68284
   Thiago Lemos

“Minha tática foi acelerar no início, abri uma boa vantagem” - conta GiuGiu, que logo após a vitória subiu no estúdio de transmissão para dar seu depoimento. Logo depois do pódio, a jovem ciclista comemorou o aniversário de 15 anos com um bolo decorado com montanhas e trilhas. “Queria fazer uma festa no castelo em Itaipava, mas ela quis vir competir” confidencia o pai Albert Morgen, um dos grandes nomes do MTB brasileiro de todos os tempos.

No masculino, a disputa foi mais intensa. O atleta local Jeferson Batista levantou o público liderando a primeiro volta. Depois foi a vez de outro ciclista de Mariana, Thiago Freitas se destacar. Mas quem dominou realmente a competição foi o “trio”: Lukas Kaufmann, Edson Lage e Edson Junior, que andaram juntos praticamente toda a corrida. Na volta final, ambos atletas da equipe Caloi Avancini Team aceleram para conquistarem os lugares mais altos do pódio, após um sprint emocionante vencido por Edson Junior.

Foto 68280
   Thiago Lemos

“Foi uma prova que exige muito fisicamente, sobretudo, que a tática faz a diferença” - comentou o jovem campeão, Edson Junior, de 21 anos, que fechou a prova com 13:49.

Resultados Top 5 Masculino

1- Edson Junior - Caloi Avancini Team - 13:49
2- Pedro Lage - Caloi Avancini Team - 13:51
3 - Lukas Kaufmann - Cannondale Brasil Racing - 13:52
4 - Thiago Freitas - Seven Racing / Seven Bike House - 14:22
5 - Wolfgang Olsen - Caloi Avancini Team - 14:27

Top 5 Feminino

1 - Giuliana Morgen - Sense Factory Racing - 10:59
2- Danielle Moraes - Caloi Avancini Team - 11:29
3 - Maria Paula Mesquista Rodarte - Clinica Circulação - 11:32
4 - Marcela Lima - Groove Bikes - 11:40
5 - Priscila Benicio Braga - 11:50

XCM com transmissão ao vivo

A Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real de Mountain Bike segue com a prova de XCM neste domingo (17), com a transmissão ao vivo a partir das 9 horas da manhã, via Facebook da Avelar Sports, com toda cobertura de internet da empresa Conecta.

Você pode acompanhar ao vivo pelo Facebook do Pedal.com.br

Percursos

A Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real será disputada a partir da Praça Minas Gerais, com largada às 9 horas no domingo (17) para dois percursos de MTB: completo de 67km tem 2.390m de altimetria acumulada (subidas!) e o trajeto reduzido (48km) tem 1.590m de desnível de altimetria desafiador.

A Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real é válida pelo ranking internacional UCI, classe, além de distribuir pontos nos rankings: brasileiro e mineiro. Em apenas duas edições, a Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real de Mountain Bike já consolida-se no cenário esportivo do alto rendimento da América do Sul. Um diferencial do evento é a grande estrutura montada com opções de lojas de bicicletas, praça de alimentação, área para crianças e o famoso Suporte Neutro da Shimano, um serviço de assistência mecânica gratuito para todos os atletas.

A temporada 2018 da Maratona Internacional Estrada Real encerra-se com a terceira etapa em Itabirito (MG), no tradicional circuito do Cristo nos dias 01 e 02 de setembro.

Cronograma oficial

Domingo, 17 de junho

07:00 - Abertura da secretaria
08:00 - Abertura do Bolsão da Largada
08:00 - Abertura do Feirão Estrada Real
09:00 - Fechamento da secretaria
09:00 - Início da Transmissão AO VIVO
09:15 - Alinhamento dos atletas da categoria elite
09:25 - Decolagem dos Helicópteros
09:30 - Hino Nacional
09:35 - Largada de todas as categorias
11:20 - Previsão de chegada dos primeiros atletas do percurso reduzido
12:00 - Previsão de chegada dos primeiros atletas do percurso completo
13:00 - Encerramento da transmissão ao vivo
15:30 - Divulgação dos resultados no painel informativo
15:45 - Início da premiação
17:00 - Encerramento do evento


Comentários



Relacionados