MENU

Manitou Mara - novo amortecedor traseiro da marca chega ao Brasil

Importados pela Isapa, modelo chega como opção de upgrade ou componente de substituição para as bicicletas full suspension mais populares do mercado.

Release de imprensa
Com o nome baseado em uma divindade budista, o Mara é um amortecedor traseiro para mountain bikes feito pela Manitou que aposta em um desenho inteligente para unir dois quesitos fundamentais: amplas opções de ajuste e simplicidade de manutenção. O modelo chega ao Brasil pela primeira vez com importação e distribuição exclusivas da Isapa.

Foto 81366


O shock traseiro é feito em alumínio 7050, com um peso de apenas 275g no tamanho 165mm e, para garantir um ótimo funcionamento em diferentes bikes, compartilha diversas soluções técnicas com o seu irmão maior, o Mara Pro, versão indicada para bikes de enduro, porém com um desenho mais compacto e ajustes mais voltados para bikes de cross-country e trail.

Importado nos tamanhos 165x38mm e 210x50mm, o Mara é compatível, por exemplo, com as bikes Oggi Cattura Sport (165mm para modelos até 2022 e 210mm para modelos 2023) e Oggi Cattura Pro T-20 desde o lançamento.

Por serem bastante comuns, além dos modelos da Oggi, estas dimensões também são compatíveis com diversas outras bicicletas do mercado.

Publicidade


Sistema IPA de compressão

Para funcionar em diferentes condições de trilha e estilos de pilotagem, o Mara aposta em um sistema de ajuste de compressão chamado IPA (Incremental Platform Adjust), que utiliza dois circuitos independentes para controlar com precisão os movimentos da suspensão traseira, oferecendo uma grande amplitude de ajustes.

Controlado por uma alavanca externa, o Mara conta com quatro posições, indo do party (festa em inglês), indicado para as descidas esburacadas e rock gardens, até o work (trabalho em inglês), que cria uma plataforma bem mais firme, ideal para sprints em subidas, com duas outras posições intermediárias, que devem satisfazer o mountain biker mais exigente.

Controle de retorno

Foto 81367

O Mara também possui controle externo de retorno. Mais uma vez, o segredo para o bom funcionamento está no duplo circuito de óleo, com uma metade ficando responsável pelo retorno de baixa velocidade e pelo ajuste fino, e a outra controlando o retorno de alta velocidade.

Progressividade ajustável

Assim como todo amortecedor a ar, o Mara pode ter sua pressão ajustada por meio de uma bomba, o que seria o ajuste mais básico e primordial, definindo o SAG da suspensão.

Mas, além desta regulagem básica, o modelo ainda pode ter o volume da câmara de ar reduzido com o uso de espaçadores.

Com isso, é possível ajustar a curva de progressão do amortecedor, para que ele se ajuste melhor ao sistema de suspensão da sua bike, e também com o seu estilo de pilotagem. Com mais espaçadores, a curva torna-se mais progressiva, reduzindo as chances de chegar ao fim do curso. Retirando-se espaçadores, o amortecedor vai trabalhar de maneira mais linear.

Este tipo de ajuste amplia ainda mais as possibilidades de encontrar um acerto ideal para seu estilo de pilotagem.

Publicidade



Simplicidade de manutenção e alta durabilidade

Facilitar a vida de quem vai desmontar garfos e suspensões para fazer manutenção é uma das marcas registradas da Manitou, com essa característica estendendo-se ao Mara. Além disso, o acabamento anodizado duro de padrão militar e o uso de vedações de teflon proporcionam alta durabilidade e um funcionamento suave, com ótima leitura de terreno.

O shock Manitou Mara já está disponível nas melhores bike shops do Brasil, com preço sugerido de R$ 3.749,00. Mais informações, acesse o site da Manitou.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.