Madrid pretende proibir carros no centro da cidade até o fim de 2019


11 JAN, 2017     Gustavo Figuereido     1    



Madrid, na Espanha, pretende banir até o fim de 2019 o uso de carros particulares no centro da cidade. Ao menos, este é o plano de Manuela Carmena, atual prefeita da cidade. O alvo, segundo ela, seria a Gran Via, a rua comercial mais importante da cidade e que já ficou interditada para carros por nove dias antes do Natal.

imagem
Gran Via, em Madrid, será fechada para carros. Imagem: Wikicommons

Durante este período, apenas ônibus, táxis e bicicletas puderam circular pelas seis faixas da avenida. Com a mudança, a prefeita contrariou seus oponentes políticos que temiam uma queda nas vendas, já que no fim, os números acabaram sendo 15% maiores em relação ao ano passado.

A ideia inicial da proibição visa reduzir a poluição, atitude já tomada com bastante sucesso por Paris, cidade que ainda deve incrementar sua malha cicloviária com mais vias segregadas até o fim de 2017.



Comentários


  • avatar

    LUIS B.   

    LUIS B.   

    É uma boa notícia, um bom começo. Em Portugal, na zona central de Lisboa, desde 2011 já não eram permitidos automóveis com idade superior a 20 anos e desde Janeiro 2015 a proibição estendeu-se aos carros fabricados antes de 2000. Presentemente, cerca de 3/4 de Lisboa está interditada a carros com mais de 20 anos.
    6 dias atrás - Denunciar





  • Relacionados