home

Lubrificação de cubos


19 JAN, 2007     Guiné    



Demonstraremos o processo de lubrificação e limpeza interna do cubo dianteiro Shimano Deore LX 2002. Lembrando que esse processo serve para todos os cubos da linha, até 2006. Mudando apenas os modelos, designs e cores.

A maioria dos fabricantes de cubos de esferas usam o mesmo processo interno da Shimano: cones, esferas e bacias. Então este artigo também serve para outras marcas e modelos de cubos que seguem o mesmo padrão interno de rodagem. Mudando apenas algumas chaves e tapa poeira.

Esse artigo de lubrificação de cubo é simples e prático. Dando oportunidade de a qualquer ciclista executá-lo. Mas lembramos que são necessários as ferramentas corretas.

:: Material e ferramentas

- Pano / Estopas / Jornal
- Desengraxante (no caso WD-40 serve) / Graxa específica
- Chave de fenda fina / Uma chave 13mm de boca específica para cone / Duas chaves 17mm de boca normal

Normalmente, o cubo tem uma porca e contra-porca. Duas porcas que fazem o processo de trava. Escolha o lado de abertura do cubo para destravar a porca. Retire o tapa poeira com a chave de fenda fina.

Encaixe a chave 13mm de cone na porca interna (porca do cone) e a 17mm na porca externa (maior). A folga é normal, gire no sentido anti-horário.

Após folgar, retire tudo e deixe num local limpo, de preferência num pano ou jornal.

ATENÇÃO - Deixe sempre as peças em ordem de retirada, para quando for montar, seguir a ordem reversa. Como está na foto.

Não precisa destravar o outro lado do cubo (parte que estão o cone trava porca). Basta limpá-los bem.

Abafe o cubo com o pano ou a mão, e balance a roda para que as esferas saiam. Caso fique alguma dentro, retire-a com a chave de fenda fina.


:: Limpeza interna do cubo

Retire todo excesso de graxa e sujeira. Use a chave de fenda fina para empurrar o pano dentro do cubo para que tenha uma limpeza melhor. Mesmo limpo, burrife o WD-40 nas bacias para derreter a graxa suja que escondida ou acumulada. Seque com a estopa em seguida.

:: Limpeza dos eixos, esferas e cones

Em cima de um jornal, use o pano para retirar todo o grosso da sujeira. Depois use o desengraxante para limpar melhor. Seque com o a estopa ou pano limpo. Remova todas as peças limpas para outro lugar que esteja limpo. de preferência num outro jornal ou pano estendido.


:: Fechando o cubo

Após colocar a graxa nova no cubo, coloque as esferas. Para não ficar confuso, conte as esferas e deixe a metade de cada lado. O ideal é não misturar as esferas de um lado com as do outro. Na maior parte dos cubos elas são iguais, mas podem haver cubos em que elas são diferentes.

Acompanhe o processo de montagem da forma que você deixou as peças. Só que inverso: eixo, cone e porca. Faça o aperto da trava porca.

:: Parte mais difícil

O grande problema quando alguém abre o cubo é não saber fechá-lo. Enfim, travar corretamente sem estragar os cones.

Como saber se o cubo está finalizado?

1º Após travar o cubo, gire o eixo e analise se está apertado ou arranhando (fazendo barulho ou pegando em algo). Caso fique, você usará as duas chaves 17mm de boca. Colocando-as nas duas porcas, uma de cada lado do eixo, e folgue.

2º Fixe a roda no garfo e gire para ver se tem folga. Caso não, parabéns. Você execultou com sucesso a lubrificação.


Fotos (14)

foto 0 -  foto 1 -  foto 2 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados