Na última semana, o fabricante nacional de bicicletas Audax Bike apresentou em Teresina, Piauí, sua nova linha para a próxima temporada. Em um evento chamado Audax Bike Day, a marca levou lojistas, representantes de vendes e membros da mídia nacional da bike para um dia inteiro com apresentações, terminando com um jantar na fábrica da Huston, Lá, em uma pequena pista de testes, tivemos a oportunidade de pedalar algumas das bikes que estarão disponíveis em breve na rede autorizada da marca em todo o Brasil.
Linha FS 900 - Destaque FS 900 XTR
Com certeza, uma das novidades mais aguardadas da marca é a nova linha de bikes com suspensão integral. Utilizando um novo quadro full-carbon com desenho claramente para XC, a linha FS 900 chega com 3 variações de configuração, com o maior destaque encontrado pela equipe do Pedal.com.br ficando para a FS 900 XTR, que chega com o novíssimo grupo XTR M9100 de 12 velocidades. O fabricante ainda afirma que a versão mais antiga de full para XC continuará a venda como uma opção para quem busca uma rodagem um pouco mais voltada ao conforto.
A novidade chega para atender um pedido antigo de público e atletas, que queriam uma full mais focada no desempenho. Para isso, o fabricante apostou em um projeto que utiliza fibras de carbono unidirecional Toray T1000, com uma configuração que oferece 100mm de curso em ambas as extremidades. Outro detalhe que chama a atenção é a ausência de pivôs no triangulo traseiro - o modelo aposta na flexibilidade do carbono para suprir esta necessidade. A linha conta com três modelos que diferem na configuração de componentes, sendo uma bike equipada com XTR, outra com GX e uma terceira opção com X01. Elas são chamadas de FS 900 XTR, FS 900 GX e FS 900 X01.
Como era de se esperar, componentes como garfo e shock também mudam, mas todas as bikes são equipadas com pneus dianteiros mais parrudos, sendo que a aposta frontal fica para os Conti Cross King, com a traseira contanto com a rolagem dos consagrados Race King.
Durante a apresentação das bikes, tivemos a oportunidade de pedalar a nova FS 900 em um pequeno circuito montado na fábrica da Huston e, ao menos na primeira impressão, a bike realmente parece ser capaz de pedalar com uma boa eficiência, com a suspensão traseira apresentando pouco ou nenhum bob - vale destacar que, por conta da situação, nenhuma regulagem de suspensão foi realizada. Além disso, a pista não era uma trilha propriamente dita, o que impossibilita qualquer análise realmente detalhada do produto.
No quesito geometria, a Audax segue apostando em um pacote mais tradicional, afirmando que isso se enquadra melhor no gosto e anatomia do brasileiro. Por isso, apesar de contar com quase generosos 436mm de alcance, a caixa de direção fica angulada à 70.5 graus - ambas medidas no tamanho 17. O tubo do selim, porém, fica em um ângulo de 75 graus, em teoria melhorando a capacidade de escaladas da bike.
Ficha técnica FS 900 XTR
Tamanhos: 16.5’’ / 17.5’’ / 19’’ / 21’’
Quadro: Full Suspension Carbon UD, Toray T1000, boost com
cabeamento interno / eixo E-THRU tipo parafuso
Garfo: FOX FLOAT 32 Factory Step-Cast 15x110mm Kashima coat
100mm de curso com trava remota
Shock: Fox Float DPS F-S K 6.5 1.5 com trava remota
Câmbio: Shimano XTR M9100 12v Shadow
Corrente: Shimano XTR M9100 12v
Central: Shimano MT800-PA XT press-fit
Pedivela: Shimano M9100-1 Xtr 170/175 36 D
Cassete: Shimano M9100-12 Xtr 10-51 D
Pedais: VP VX 5000 Aluminio
Mesa: Carbono FSA OS-99 31.8X90MM ±6°
Guidão: Carbono FSA SL-K 318X700mm
Trocador: Shimano M9100-IR 12v
Manoplas: Silicone Audax - ADX
Freios: Shimano XTR BR-M9100 hidráulico
Discos: Shimano XTR MT900 diant 180mm / tras. 160mm center lock
Selim: Prologo Scratch 8x cpc Tirox 280x135
Canote: Marzocchi Transfer Retratil 30.9X406/456mm
Roda dianteira: Audax BTT-30 29” 28F, Cubos Shimano XTR 110mm / Raios Straight - pull aço Inox 302/303mm
Roda Traseira: Audax BTT-30 29” 28F, Cubos Shimano XTR 148mm Micro Spline / Raios Straight - pull aço Inox 302/303mm
Pneus: Continental Diant. Cross King 29x2.3 Race sport / Tras. Race
king 29x2.2 Race Sport
Peso divulgado sem pedal: 11,6KG
Linha Pampero Gravel - Destaque Pampero Gravel Carbon
A linha Pampero apresenta duas bikes Gravel, uma com quadro em alumínio e outra em carbono, ambas equipadas com o GRX RX812, grupo específico para a modalidade com 11 velocidades, câmbio com trava e trocadores STI com uma ergonomia diferente e uma alavanca de freio mais larga. A versão em alumínio utiliza um quadro com a geometria um pouco menor e mais baixa, com um mix de componentes mais avançado na versão de carbono.
Pesando apenes 9.3kg, a Pampero Gravel Carbon conta com um quadro feito em fibras de carbono unidirecional Toray T1000 com cabeamento interno e eixo passante de 12mm. O garfo aposta exatamente na mesma construção, também com eixo passante. De cara, os largos pneus Continental Contact Speed 700x42c chamam a atenção, mas a bike parece ser bem acertada em diversos outros detalhes. Ela vem equipada com uma relação formada pela pedivela GRX com coroa de 42 dentes e um cassete XT 11/42, sendo que a frenagem fica a cargo dos freios GRX, também específicos para gravel.
Tivemos a oportunidade de pedalar a bike em suas duas versões na pista de testes e, depois de uma rápida calibragem, concluímos que a Pampero de carbono possui uma rodagem mais suave, mas curiosamente nos encontramos melhor no percurso com a bike de alumínio, provavelmente por conta do entre-eixos um pouco mais curto. Vale destacar que a pista não vale como um real teste para uma bike desta modalidade, mas o desempenho da Pampero nas apertadas curvas do trajeto colocou um sorriso em nosso rosto em ambas as versões.
Ficha técnica Pampero Gavel Carbon
Quadro: Pampero disc Carbon UD, Toray T1000, cabeamento interno, eixo E-THRU 12mmxQR
Garfo: Pampero Carbono Ud, Toray T1000, eixo E-THRU 12mmxQR
Caixa de direção: FSA Integrada
Câmbio traseiro: Shimano Grx RX812 11V Shadow
Corrente: FSA Issue 11v
Central: Shimano RS500-PB Press-Fit
Pedivela: Shimano Grx RX810-1 170/172.5MM 11V 42D
Cassete: Shimano XT M8000 11/42 11v
Pedais: VP VX-1001 alum.
Mesa: FSA Energy 31.8 x100/110mm ±6°
Guidão: FSA Energy 420/440mm
Trocador: Sti Shimano Grx RX810 11v
Fita de guidão: Velo Preto/azul
Freios: Shimano BR-RX810 hidráulico
Discos: Shimano Ultegra RT800 diant. 160mm / tras. 140mm center lock
Selim: Prologo Nago Evo Tirox preto 278x141
Canote: FSA Gossamer alum. 27.2 x 350mm setback 20mm
Rodas: Shimano WH-RS170 Clincher,aro alum.28f,cubo alum. Esfera , Raios em aço inoxidável
Pneus: Continental Contact Speed 700X42C
Peso sem pedal: 9,3 KG
Linha Auge Carbono - Destaque Auge 50 XTR
Os modelos Auge 20, 30, 40 e 50 apostam no mesmo quadro em fibra de carbono unidirecional Toray T1000 com caixa tapered e espaçamento boost com eixo passante e em suspensões sempre da Fox para oferecer um pacote para quem busca uma bike de XC para treinos e provas. A versão mais simples é a 20, que vem equipada com componentes SRAM NX Eagle de 12 velocidades e com um garfo Fox Float Performance 32 com 100mm de curso e eixo passante de 110x15mm.
A cada modelo, a linha progride até chegar ao topo, representada pela Auge 50 com seu novíssimo grupo Shimano XTR M9100 de 12 velocidades, suspensão dianteira Fox Float 32 Factory Step-Cast Kashima. Além disso, este é o único modelo desta gama equipada com canote retrátil - um Marzocchi Transfer.
Um detalhe curioso é que, a partir da Auge 30, todos os modelos desta linha utilizam um pneu dianteiro um pouco mais parrudo, com a marca mais uma vez apostando no Race King para a traseira e no Cross King na dianteira. Andando, a bike mostrou-se como uma tradicional bicicleta de cross-country, com seus ângulos elevados como a caixa que chega até em 71.5 graus nos tamanhos maiores e em alcances menores como 408mm no tamanho 17.5. Segundo a marca, as bikes desta linha são grandes sucessos de venda, com ótima aceitação do público. Por isso, a geometria seguiu inalterada.
O modelo topo de gama merece destaque por contar com o canote telescópico, mudança que faz toda a diferença em boa parte dos pedais, até mesmo os de estradão como nos descobrimos correndo a Maratona Internacional Estrada Real . Apesar da adição do componente e de seu respectivo cabeamento, ela ainda é 100 gramas mais leve do que a Auge 40, que vem equipada com o componentes SRAM X01 Eagle.
Ficha Técnica - Auge 50 XTR
Tamanhos: 15,5’’ / 17,5’’ / 19’’ / 21’’
Quadro: Auge Carbon UD, Toray T1000 29” Tapered/Tecnologia Boost/cabeamento Interno/eixo E-THRU tipo parafuso
Garfo: Fox Float 32 Factory Step-Cast 15x110mm Kashima 100mm de Curso com trava remota
Caixa de direção: FSA Integrado Tapered
Câmbio: Shimano XTR M9100 12v Shadow
Corrente: Shimano XTR M9100 12v
Central: Shimano MT800-PA XT press-fit
Pedivela: Shimano M9100-1 Xtr 170/175 34D
Cassete: Shimano M9100-12 Xtr 10-51D
Pedais: VP VX 5000 Alumínio.
Mesa: Alumínio FSA Sl-k 31.8 X 80mm - 20°
Guidão: Carbono FSA SL-K 318X700mm
Trocador: Shimano Xtr M9100-IR 12v
Manoplas: Silicone Audax - ADX
Freios: Shimano XTR BR-M9100 hidráulico
Discos: Shimano XTR MT900 diant. 180mm / tras. 160m Center lock
Selim: Prologo Scratch 8x cpc Tirox 280x135
Canote: Marzocchi Transfer Retratil 30.9X406/456mm
Roda dianteira: Audax BTT-30 29” 28F, Cubos Shimano XTR 110mm / Raios Straight - pull aço Inox 302/303mm
Roda traseira: Audax BTT-30 29” 28F, Cubos Shimano XTR 148mm Micro Spline / Raios Straight - pull aço Inox 302/303mm
Pneus: Continental Diant. Cross King 29x2.3 Race sport / Tras. Race king 29x2.2 Race Sport
Peso sem pedal: 10,2KG
Linha Auge Alumínio - Destaque Auge 700
Formada pelas bikes Auge 555, Auge 600 e Auge 700 para a próxima temporada, a linha de alumínio da Audax ganhou algumas melhorias. Todos os modelos desta gama apostam em um quadro de alumínio 6061 T6 de tripla espessura com caixa tapered e espaçamento boost para eixos passantes e cabeamento interno. A 555, modelo mais básico, já vem equipada com um grupo de 12 velocidades, o SRAM SX Eagle.
Depois dela, a Audax oferece a 600 com NX Eagle e a 700 com GX, mas com uma suspensão dianteira Fox Float Performance, contra a Rock Shox Recon RL na 600 e Judy Silver na 555. Mais uma vez nesta linha a Audax apostou em pneus mais parrudos na dianteira e com rolagem mais rápida na traseira, com a combinação entre Race King e Cross King sendo utilizada na Auge 700.
Curiosamente, esta gama aposta em uma geometria um pouco mais progressiva do que as hardtail de carbono e, embora as caixas de direção tenham cerca de 70 graus de inclinação, o alcance no tamanho 17 bate 412mm, com a bike no tamanho 19 chegando em 435.4mm. Segundo a Audax, as bikes desta gama são voltadas para pessoas que querem um bom desempenho em treinos e provas de XC mas não querem (ou não podem), pagar o custo adicional de uma bike em carbono. O destaque fica para a 700 que, dentre outros detalhes, já conta com os excelente freios Deore XT e com o confortável selim Prologo X-Zero.
Ficha Técnica Auge 700
Tamanhos: 15’’ / 17’’ / 19’’ / 21’’
Quadro: Auge Alum. 6061 T6 Superlight 3B/ Tapered/Tecnologia Boost/Cabeamento Interno/eixo E-THRU tipo parafuso
Garfo: Fox Float Performance 32 Air 100mm de curso, QR 15X110mm com trava remota
Caixa de direção: FSA Semi-Integrada Tapered
Câmbio: Sram GX Eagle 12v
Corrente: Sram Eagle 12V
Central: Sram GXP Pressfit
Pedivela: Sram GX Eagle 170/175mm 32 D CASSETE Sram X-Glide 1275 Eagle 10-50 D
Pedais: Vp VX-1001 alum.
Mesa: Alumínio ADX 31.8x80mm -7°
Guidão: Alumínio ADX 31.8x680mm ALAV. DE CÂMBIO Sram GX Eagle 12v
Manoplas: Silicone Audax - ADX
Freios: Shimano Deore Xt BR-M8000 Hidráulico
Discos: Shimano Deore Xt RT86 160mm
Selim: Prologo X-ZERO STN 280x128
Canote: ADX Alumínio 27,2 x 400mm Setback 12
Roda dianteira: Audax BTT-20 29” 28F, Cubos 110mm / Raios J-bend aço Inox 282/288mm
Roda traseira: Audax BTT-20 Xd 29” 28F, Cubos 148mm , Raios J-bend aço Inox 282/284mm
Pneus: Continental Diant. Cross King 29x2.3 Race sport / Race king 29x2.2 Race sport S/ARAME
Peso sem pedal: 11.5kg
Mais informações no site da Audax.
Relacionados