MENU

Legado das Águas - MTB e ecoturismo em reserva ecológica privada da Votorantim

Na última quarta-feira, dia 16 de agosto, o Pedal foi conhecer o Legado das Águas, uma reserva ecológica pertencente ao grupo Votorantim localizada em Tapiraí-SP. Cortada pelo Rio Juquiá, o lugar imediatamente impressiona pelo tamanho e pela exuberância da natureza, composta por um grande trecho de Mata Atlântica bastante preservada a cerca de 3 horas de São Paulo com um bom trecho em estrada de terra.

imagem

Ao todo, a reserva possui 31 mil hectares, sendo a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil. A propriedade foi formanda na década de 1940, quando o empresário Antonio Ermírio de Moraes comprou uma parte bacia hidrográfica do Rio Juquiá para construir usinas hidrelétricas para tocar a produção da CBA - Companhia Brasileira de Alumínio.

O Legado das Águas nasceu em 2012 com o objetivo de dar um uso econômico sustentável para a Reserva, já que o território é constantemente ameaçado pela pressão da ocupação urbana. Para isso, os gestores apostam em várias estratégias que possam gerar lucro em uma floresta preservada, envolvendo nisso a comunidade local.

MTB e Ecoturismo no Legado das Águas

Com mais de 50% da área totalmente protegida, tendo acesso apenas para pesquisadores, o restante do Legado poderá ser explorado de maneira sustentável, e obviamente o ecoturismo está presente neste pacote.

imagem

Para nós ciclistas, o Legado das Águas possui inúmeras opções de trilhas, indo de pouco mais de 8km de extensão até quase 80km - tudo em entradas de terra bem conservadas utilizadas pelas equipes de manutenção.

Em nossa visita, pedalamos junto com outros membros da mídia especializada em um percurso de pouco mais de 13km elaborado pelo pessoal da Velo Vert. O trajeto contou com muitas subidas e descidas, mas sem maiores dificuldades técnicas e uma tranquilidade cada vez mais rara no Brasil. De quebra, ainda conhecemos uma das barragens hidrelétricas do Parque.

Seja no estradão ou no primeiro e único single de muitos outros prometidos, deu pra sentir o enorme potencial de diversão do Legado - não é difícil imaginar a realização de provas de MTB e passeios em grupo. Inclusive, uma prova de XCM seria perfeita no local.

Atualmente, a estrutura para o visitante ainda é pequena, mas conta com chuveiros, vestiários hospedagem, auditório, banheiros, refeitório e lugar para lavar a bike - o que já possibilita passar a noite por lá desde que haja programação prévia, por exemplo. Inclusive, para realizar o Birdwatch, outra atividade que pode ser realizada no Parque em parceria com a Sustentar, é preciso dormir lá e acordar às 04:00 para observar as aves naturais do local.

Link do pedal no Legado das Aguas no Strava.

Canoagem - Além da trilha, que foi realizada antes do almoço, ainda praticamos um pouco de canoagem no Legado das Águas, em uma estrutura que surgiu da parceria com a Canoar, uma das mais tradicionais do cenário brasileiro do rafting.

imagem

O percurso foi curto e o frio não ajudou muito, mas as estáveis canoas e o excelente trabalho da equipe da Canoar garantiu bons momentos de diversão em um cenário muito bonito.

Viveiro

Com o objetivo de produzir plantas comercialmente para reflorestamento e paisagismo, o viveiro tem uma proposta o bem interessante - levar a Mata Atlantica de volta para São Paulo na forma na forma de paisagismo.

Para isso, o Legado aposta na alta variedade genética e de tipos de plantas presentes no local e que normalmente não são encontradas e plantações comerciais ou áreas de reflorestamento. Ao todo, 48 mil plantas já foram produzidas e comercializados.

Além do viveiro, o local ainda conta com um impressionante orquidário com espécimes do local. Para completar, a construção ainda é coberto com uma teto verde impressionante, com muitas espécias de plantas e uma terra especial.

imagem

Conclusão

Embora ainda seja um espaço novo, o Legado das Águas pode se tornar uma excelente opção para quem curte o ecoturismo, seja pedalando, fazendo canoagem ou caminhadas na mata. O local ainda precisa de algum investimento, principalmente na criação de singletracks.

Atualmente, a reserva ainda não está aberta para visitação pública, sendo que é preciso entrar em contato antecipadamente para agendar sua visita. Para isso, utilize o email: contato@legadodasaguas.com.br

Para mais informações, acesse o site oficial do Legado das Águas.


Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.