home

Lance Armstrong pode voltar a competir em 2016


6 NOV, 2015     Gustavo Figueiredo     1    
     


De acordo com os termos de seu banimento do esporte, o controverso Lance Armstrong pode voltar a correr em provas de triathlon a partir do dia 27 de Agosto de 2016.

Embora Lance tenha sido banido por toda a sua vida, a regra 10.10.1 do código da WADA (Agência Mundial Anti Doping) traz as seguintes palavras (tradução livre). "Um atleta ou pessoa submetida a um período de inelegibilidade por um período de mais de quatro anos pode, depois de completos quatro anos de inelegibilidade, participar de eventos desportivos locais, desde que não seja no esporte que causou a quebra de regra...".

Ou seja: o esporte primário de Lance, e que gerou sua punição, é o ciclismo. Todavia, de acordo com o regulamento, ele está liberado para participar, em outras categorias, de prova não internacionais. Por definição, ele está excluído de competições como campeonatos nacionais, mundiais ou copas do mundo.Provas como o Ironman também estão fora da lista de possíveis eventos que Lance poderia participar.

A USADA (Agência anti doping dos Estados Unidos), que foi responsável por todo o processo de exclusão de Lance de todos os esportes, já se posicionou contra a liberação e promete manter a articulação com os organizadores de provas de triathlon para evitar que o atleta volte a competir em qualquer. Até o momento, Armstrong ainda não se posicionou sobre o assunto.


Comentários

  • avatar

    Luiz Salama   

    Luiz Salama   

    Ou seja: A WADA e a USADA estão de picuínha com o cara e dane-se o regulamento que eles mesmos fizeram. Parace até o congresso nacional...
    3 ano(s) atrás - Denunciar




  • Relacionados