MENU

Kindernay, cubo de marcha com 14 velocidades e acionamento hidráulico

Novo cubo Kindernay XIV oferece 14 velocidades, excelente amplitude e flange removível

Cubos de marcha não são exatamente uma novidade. Entre modelos mais simples de três marchas e outros top de linha como o Rohloff Speedhub de catorze, este mercado acaba de ganhar mais uma concorrente: o Kindernay XIV, um cubo de marcha fabricando na Noruega que conta com acionamento hidráulico.

imagem
Foto: Kindernay

O XIV conta com 14 marchas com uma diferença de 13.9% entra elas, totalizando 526% de diferença entre a mais leve e a mais pesada - mais do que os 500% oferecidos por um Sram Eagle de 12 velocidades, por exemplo. Ao todo, o mecanismo de troca pesa 1500g, com mais 365g do trocador.

imagem
Foto: Kindernay

Diferente do Rohloff que usa um trocador de giro de punho, o XIV utiliza um de alavanca unica que realiza troca sequenciais e pode ser montado dos dois lados do guidão. Um detalhe muito interessante é que o cubo fica montado em uma flange removível. Assim, é possível utilizar o mesmo cubo em rodas diferentes - para completar, a junção entre o cubo e as mangueiras hidráulicas também pode ser removida.

imagem
Foto: Kindernay

Segundo o fabricante, o Kindernay XIV é um componente muito resistente, indicado para usos mais extremos como trilhas agressivas, Enduro, Freeride e Downhill. O componente chega ao mercado na metade de 2017 pela bagatela de $1,200 USD em seu país de origem.


Conteúdo Relacionado

Comentários

Top demais, usaria em xc.

Muito massa!!! Sou doido para ter um desses numa bike minha. Pena que pra comprar aqui no BR vai custar umas 5x mais que o cambio financeiro!