home

Copa Internacional de MTB #3 - Isabella é destaque com bike 29

Atleta vence Sprint Eliminator e é vice campeã da etapa


27 JUN, 2012     Guiné    
     


Nesse último final de semana, 23 e 24 de junho, foi realizada na cidade de Divinópolis, MG, a 3ª etapa da Copa Internacional de MTB. A prova, disputada no Parque de Exposições de Divinópolis, reuniu um imenso público, estimado de 8 mil pessoas e contou com a presença de 822 atletas, de várias partes do mundo.

O DCA Sprint Eliminator, abriu o final de semana de competições em um circuito rápido e técnico de 600m, onde a TV Integração, filiada a Rede Globo, transmitiu ao vivo para aproximadamente 5 milhões de telespectadores. No domingo, 24/06, foi a vez da prova principal de Cross Country.

Vitória das bikes 29"

Na pista em que muitos falavam e afirmaram que era para bikes 26", as rodas gigantes venceram. O fato é que nenhuma roda faz milagre se o atleta não estiver bem preparado. Para fazer a migração da 26" para 29" não é fácil e de rápida adaptação. Não é um simples teste que vai tirar sua conclusão positiva ou negativa em ambas bikes. Enfim, tem que testar MUITO.

Mas o fato é que se o atleta estiver bem preparado, ele vai andar melhor com as 29" pelo ganho final proporcionado pelas rodas maiores - comprovado. E não tem pista específica: melhor ou pior; vide o último mundial na Suíça. Mas ninguém pode prever o futuro ou a condição física de dois atletas que estiverem com suas bikes: 26" x 29".

A atleta Isabella Lacerda foi a grande campeã no Sprint Eliminator, quebrando a tese que as rodas 29" não são boas para mulheres, atletas baixos e, principalmente, demoram mais para arrancar. Sim, é verdade para esta última. Mas no conjunto final, venceu as rodas gigantes numa pista travada e com muita retomada de curva. No masculino, o suíço Lukas Kaufmann também venceu de 29".

Comentários de Isabella sobre a bike 29"

"Eu comecei a usar a bike 29" neste ano. Não tive um treinamento de base e, com apenas uma semana, eu já participei do Intercity Onça do Pitangui e fui vice-campeã. Particularmente, eu gostei muito do formato. Minhas descidas melhoraram bastante, pois ganhei mais confiança. Meu rendimento em subidas também cresceu, além dos estradões. Não volto mais para as bikes 26", só por força do patrocínio."

imagem

Na principal prova do domingo, a pista de Divinópolis-MG apresentou uma boa variação com obstáculos satisfatórios por parte dos atletas, com vários trechos técnicos, como descida em escadas, 2 rock gardens e rampas com saltos. Tudo isso fez com que os atletas tivessem mais atenção na concentração e técnica para conseguir superar todos os obstáculos.

A vitória de Rubens Donizette de ponta a ponta e com uma certa folga, acabou ajudando na conclusão de alguns atletas que estavam na dúvida. No feminino, Érika Gramiscelli (com bike 26) duelou com Isabella durante boa parte da prova. Na última volta, Isabella foi superada em poucos segundos por Érika, que reverteu a situação e as dúvidas em relação ao uso das 26". Será?

Isabela comentou a sua performance:

“Esse final de semana vai ficar para sempre em minha memória. Estou tão feliz que não consigo expressar esse sentimento em palavras. Foram duas provas muito intensas, mas o fator primordial para meus resultados foi a torcida. Por eu estar ao lado de casa, minha família e muitos amigos compareceram para me motivar durante toda a prova. Meu treinador Cadu Polazzo foi essencial para que eu não desacreditasse que seria possível. Foi muito motivante, parecia que eles me empurravam a cada subida. Precisei fazer muita força, mas nada melhor que superar seus próprios limites.”

Isabella Lacerda é atleta da Equipe Tripp Aventura, que conta com os patrocínios de:
Specialized / CrankBrothers / FIZIK / Continental / Água Ingá / Microcity / SRAM Proparts / Casa Camargos / Sunbelt

Co-patrocínios:
Bike Center Itaúna / Academia O2 Fitness / # Number One
Nutrição - Mariza Araújo Souza (CRN-2003100845)
Preparação Física – Cadu Polazzo (BR Esportes)

imagem


Comentários



Relacionados