MENU

Ironman Brasil 70.3 Rio de Janeiro - Vitória dos brasileiros

O triatlo nacional foi o destaque no Ironman Rio de Janeiro 70.3, prova do circuito mundial Ironman que fez sua estreia na Cidade Maravilhosa neste domingo, no Recreio dos Bandeirantes. O goiano Santiago Ascenço e a catarinense Mariana Borges venceram a prova na categoria Elite, garantindo o país no topo do pódio da competição, que reuniu cerca de mil atletas de 16 países, nas categoria Elite e Faixa Etária. Santiago completou o percurso de 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida, com o tempo de 3h58min51seg, com vantagem de mais de dez minutos para o segundo colocado, Paulo Roberto Maciel da Silva, 4h09min12seg. Luiz Francisco Paiva Ferreira terminou em terceiro, 4h10min07seg.

imagem

Já no feminino, Mariana garantiu a vitória após um grande duelo com Carolina Furriela, marcando o tempo de 4h40min34seg. Carol fechou a prova em segundo com 4h45min09seg, enquanto a terceira colocação ficou com a triatleta argentina Erika Simon, 4h54min52seg. Os atletas da Elite dividiram um prêmio de 30 mil dólares e pontos no ranking mundial. Já a Faixa Etária classificou 35 competidores para o Mundial de 70.3 em 2016, na Austrália.

A estreia do Circuito Ironman no Rio de Janeiro não poderia ter sido melhor. Primeiro, porque aconteceu num dia nublado, numa temperatura amena, e com alguns trechos sob chuva, colocando à prova a habilidade dos triatletas. Segundo, pelo próprio percurso escolhido, que agradou à maioria. Com todo esse cenário, os competidores largaram para os 1.9 km de natação em um mar quase sem ondas. Santiago foi o quinto a sair, mas assumiu a ponta da prova já no ciclismo. Com boa vantagem, o triatleta apenas administrou a vantagem para conseguir mais uma vitória no Ironman 70.3 - venceu em Penha (SC), em 2009.

imagem

"Quero dar os parabéns à organização. Um percurso incrível e o tempo ainda ajudou bastante. Deu tudo certo, pois fiz uma natação consistente, um pedal dentro do planejado e depois corri controlando a vantagem. Estou muito feliz com essa vitória, na primeira edição de um 70.3 no Rio de Janeiro", destacou Santiago, que no ano passado foi vice-campeão do Ironman de Florianópolis, quarto colocado no 70.3 Brasília e quinto no Ironman Fortaleza.

Segundo o vencedor, sua preparação foi feita exatamente para chegar em seu melhor momento no Ironman Rio de Janeiro 70.3. "Minha programação para o segundo semestre era chegar bem aqui e poder fazer uma boa prova. E foi justamente o que aconteceu. Fiz uma prova em Maceió, na semana passada, e venci. Mas o foco sempre foi aqui", completou o campeão.

Feminino

No feminino, Mariana venceu na estratégia. Mesmo saindo da água depois de Furriela, a catarinense fez um excelente pedal, abrindo mais de 11 minutos. Isso possibilitou que ela administrasse na corrida, mesmo com a adversária tirando cinco minutos, para conseguir o título do Ironman Rio de Janeiro 70.3. "Estou muito contente, especialmente com o apoio da torcida. Coloquei um ritmo forte no ciclismo, pois sei que a Carol é forte na corrida. Deu certo e posso comemorar esse resultado tão importante", afirmou a triatleta, que na semana passada venceu o Powerman, um duathlon em Florianópolis e, no ano passado, ficou em sexto no Ironman Fortaleza.

O Ironman Rio de Janeiro 70.3 Rio de Janeiro foi o quarto de um total de cinco eventos do Circuito Ironman no país. O calendário completo tem o Ironman 70.3 Brasília, Ironman Florianópolis, o Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay, única prova binacional de todo o circuito; o Ironman Rio de Janeiro 70.3; e o Ironman Fortaleza, que fechará a série em novembro.

Resultados Elite

Masculino

1 Santiago Ascenço (Brasil), 3h58min51seg
2 Paulo Roberto Maciel da Silva (BRA), 4h09min12seg
3 Luiz Francisco Paaiva Ferreira (BRA), 4h10min07seg
4 Fernando Toldi (BRA), 4h10min16seg
5 Felipe Manente (BRA), 4h12min59seg
6 Mario de Elias (ARG), 4h14min58seg

Feminino

1 Mariana Borges de Andrade (BRA), 4h40min34seg
2 Carol Furriela (BRA), 4h45min09seg
3 Erika Simon (ARG), 4h54min52seg
4 Bruna Mahn (BRA), 4h56min42seg
5 Leila Ximenes (BRA), 5h10min58seg
6 Karine Ximenes (BRA), 5h21min19seg

O Ironman Rio de Janeiro 70.3 é apresentado pela Oi e LG, com patrocínio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e co-patrocínio da Mizuno. O apoio é da Prefeitura do Rio de Janeiro, FETERJ, Trisport, Rio Triathlon, Gatorade, AquaSphere, Azul, Integralmédica e Barilla. A organização é da Latin Sports e a realização da Associação Brasileira Esportiva Social e Cultural Endurance (ABEE).

Mais informações no site oficial: Ironman Brasil.

Fotos (6)

foto 0 -  Mais Fotos


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.