Ir de bike para o trabalho reduz risco de doenças cardíacas e câncer, diz estudo


20 ABR, 2017     Gustavo Figuereido    



Um estudo realizado com mais 250 mil pessoas do Reino Unido pela Universidade de Glasgow concluiu que pedalar para o trabalho reduz em 45% o risco de contrair câncer e em 46% o risco de desenvolver problemas cardíacos.

O estudo comparou também encontrou benefícios para a saúde de pessoas que caminham para o trabalho ou que utilizam a combinação caminhada ou pedal com transporte público para se locomover. Nos outros grupos, porém, as vantagens foram menos evidentes.

Os participantes da pesquisa pedalaram uma média de 48km por semana, mas descobriu-se que quanto maior a distância, maiores são os impactos positivos.

"Existe uma evidência clara que pessoas que se transportam de forma ativa tem benefícios na saúde, principalmente se for pedalando", explicou o Dr. Jason Gill, responsável pela pesquisa.

Ele ainda explicou que ir para o trabalho pedalando é mais eficiente do que treinar em uma academia, já que ir para o trabalho diariamente é uma necessidade, o que reduz as chances de você desistir de praticar a atividade física.

Embora a metodologia aplicada não possibilite a criação de uma relação precisa entre causa e consequência, os pesquisadores afirmam que os benefícios ainda apareceram quando os dados foram ajustados para fatores como tabagismo, peso corporal e dieta.

Os pesquisadores ainda concluem que é preciso que os prefeitos e políticos invistam seriamente no transporte ativo de pessoas, já que isso traria uma grande melhora no bem-estar geral da população e redução nos gastos com saúde.

Link para o estudo.





Comentários





Relacionados