home

Instalação e manutenção de ciclocomputadores com fio


4 OUT, 2000     Pedro Cury     2    



Mesmo que hoje em dia todos os ciclocomputadores topo de linha sejam wireless, os ciclocomputadores com fio ainda são bastante comuns no mercado, principalmente quando falamos de equipamentos com um preço mais popular, normalmente voltados para iniciantes. Por isso, preparamos para você um passo-a-passo que explica a instalação, configuração e manutenção deste tipo de aparelho.

Instalação

1 - Fixe o suporte do ciclocomputador no guidão de sua bike.
2 - Enrole o cabo pelos conduítes e pelo garfo até que o sensor esteja no local desejado.
3 - Instale o Imã da roda, alinhando cuidadosamente com o sensor.

Dica - Tente manter o fio bem enrolado e sem folgas, mas tome cuidado para que ele não se estique a ponte de arrebentar quando o guidão estiver virado mesmo em ângulos extremos.

Regulagem


Normalmente, quando você liga seu aparelho pela primeira vez, aparecem no visor uma sequencia de regulagens que você deve fazer. Normalmente, primeiro devemos selecionar a unidade de medida (MPH ou Km/h) e depois o comprimento da roda em milímetros.

Para descobrir o comprimento da sua roda, coloque sua bike em pé com a parte do bico da roda dianteira tocando o chão e marque este local. Depois, empurre a bike em linha reta até o bico tocar o chão novamente e marque novamente um ponto neste local. Em seguida, meça a distância de um ponto a outro.

Agora é só procurar no manual do computador, qual é o código que equivale aquele comprimento de roda e colocar no computador. Os computadores mais modernos, já vem com o código do diâmetro da roda e grossura dos pneus para você não precisar fazer essa medida.

Se o seu aparelho tiver relógio, você deverá olhar no manual para poder acertar suas horas pois a maneira de acertá-lo variam de marca para marca.

Manutenção

Os ciclocomputadores não costumam apresentar problemas eletrônicos, os problemas mais frequentes são problemas simples de se resolver como por exemplo o desalinhamento dos sensores, oxidação dos contatos, etc. Aqui vai uma lista dos problemas mais frequentes e com dicas de como resolvê-los:

Desalinhamento dos sensores - Se seu computador parar de funcionar depois de um forte impacto como um buraco, salto ou transporte, observe se o sensor não ficou desalinhado com o imã. Mesmo que ele pareça alinhado, muitas vezes girar a roda no ar e fazer pequenos mudanças de posição nele costuma solucionar problema.

Oxidação dos contatos - Muitas vezes, deixar o aparelho na base depois de tomar uma chuva ou muito suor podem ocasionar a oxidação dos contatos. Neste caso, o aparelho vai apresentar funcionamento falhou ou intermitente. Para consertar, é só você tirar ele da base e lixar os contatos.

Bateria fraca - Os números que aparecem no visor ficarão claros e seu aparelho apresentará marcação imprecisa. Para trocar a bateria, abra a tampa traseira do aparelho com uma moeda, retire a bateria e observe seu código antes de comprar uma nova. De preferência, leve ela para comparar.

Fio danificado Quando ocorre: Este tipo de problema pode ocorrer quando você transporta sua bike, pois o fio pode enroscar em algum lugar e você, sem perceber, quando vai pegar sua bike, acaba arrebentando o fio. Neste caso, será preciso substituir toda a fiação do seu ciclocomputador. Normalmente, a fiação pode ser comprada separadamente no local onde você comprou o computador.


Comentários


  • avatar

    arari   

    arari   

    ola boa tarde então o meu é o cateye 8 , tirei a bateria dele só pra medir e aopor de novo s´´o aparece a sigla km o que fazer obrigado

    5 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    RINO - M.C. TAMOIOS   

    RINO - M.C. TAMOIOS   

    Se alguém souber que faz manutenção em ciclo computador. por favor me informe, pois o meu marca até a velocidade de 32 km , após isto ele zera. Está instalado a muito tempo no meu triciclo a + ou - 08 anos e só agora está com este problema.
    12 mes(es) atrás - Denunciar





  • Relacionados